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Tipo do documento: Dissertação
Título: Intertextualidade e produção de sentidos nas tiras “um sábado qualquer”, de Carlos Ruas Bon
Autor: Sousa, Mariana Machado de
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: A intertextualidade é um fenômeno de grande relevância para a produção de sentidos, concretizada por diferentes recursos autorizados e resgatados em uma parceria entre produtor e leitor. Direciona o leitor nessa construção a partir das marcas explícitas ou implícitas deixadas pelo autor e recuperadas, ou não, através de conhecimentos compartilhados. Diante dessa relevância, surge a presente pesquisa de dissertação que busca responder às seguintes questões: Como a intertextualidade se manifesta nas tiras “Um sábado qualquer”, de Carlos Ruas Bon”? Como as relações intertextuais colaboram para a construção dos sentidos das tiras e do alcance dos propósitos comunicativos pretendidos? Objetivou-se investigar as relações intertextuais presentes na construção de exemplares de tiras “Um Sábado Qualquer”. O estudo fundamenta-se nas contribuições de autores basilares sobre fenômenos intertextuais, tais como: Genette ([1982]2010), Piègay-Gros ([1996]2010), Sant’Anna ([1985] 2003), Koch ([2004] 2009), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Nobre (2014), Cavalcante (2012), Faria (2014), dentre outros; bem como em autores que fundamentam os eixos sobre gênero e, especificamente, tira, propósitos comunicativos e humor, dentre eles: Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Bezerra (2017), Ramos (2018, 2017, 2016, 2014 e 2009), Vergueiro (2012), Capistrano Júnior (2017), Castro (2016), Hemais e Biasi-Rodrigues (2005) e Biasi-Rodrigues e Bezerra (2012), que destacam as contribuições de Swales, e Possenti (2018), dentre outros. O corpus é constituído por 07 exemplares de tiras, retirados do blog de “Um sábado qualquer”, tomando como categorias de análises adaptações do quadro de parâmetros propostos por Nobre (2014) e das contribuições de Travaglia (2015; 1989) acerca dos estudos sobre o humor no Brasil. As análises permitiram ratificar que o fenômeno da intertextualidade é fundamental para a produção dos sentidos das tiras, considerando-se que essa significação se dá a partir, além do que está disposto no cotexto e contextos do texto, do atravessamento das relações intertextuais, do alcance dos propósitos comunicativos pretendidos no uso do gênero tira, socialmente definido como para a produção do humor, destacando-se a própria constituição do viés humorísticos como elemento que guarda as posturas diante da funcionalidade das relações intertextuais e da significação dos exemplares do gênero tira.
Abstract: Intertextuality is a phenomenon of great relevance for the production of meanings, materialized by different authorized resources and rescued in a partnership between producer and reader. It directs the reader in this construction based on the explicit or implicit marks left by the author and recovered, or not, through shared knowledge. According with this relevance, arises the present dissertation research that seeks to answer the following questions: How does intertextuality manifest itself in the strips “Um Sábado qualquer”, by Carlos Ruas Bon? How do intertextual relationships collaborate to the construction of the meanings of the strips and from the reach of the intended communicative purposes? The objective was to investigate the intertextual relations present in the construction of strips’ samples “Um Sábado Qualquer”. The study is based on the contributions of basic authors about intertextual phenomena, such as: Genette ([1982] 2010), Piègay-Gros ([1996] 2010), Sant'Anna ([1985] 2003), Koch ([2004] 2009), Koch, Bentes and Cavalcante (2012), Nobre (2014), Cavalcante (2012), Faria (2014), among others; as well as authors who establish the axes on gender and, specifically, strip, communicative purposes and humor, among them: Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Bezerra (2017), Ramos (2018, 2017, 2016 , 2014 and 2009), Vergueiro (2012), Capistrano Júnior (2017), Castro (2016), Hemais and Biasi-Rodrigues (2005) and Biasi-Rodrigues and Bezerra (2012), who highlight the contributions of Swales, and Possenti ( 2018), among others. The corpus is consisted of 07 strip samples, taken from the blog of “Um sábado qualquer”, taking as categories of analysis adaptations of the parameters proposed by Nobre (2014) and the contributions of Travaglia (2015; 1989) about the humor studies in Brazil. The analyzes allowed to ratify that the phenomenon of intertextuality is fundamental to the meanings’ production on strips, considering that this signification takes place from, beyond to what is provided in the co-text and contexts of the text, the crossing of intertextual relations, the reach of the intended communicative purposes in the strip genre use, socially defined as to the production of humor, highlighting the constitution of the humoristic bias as the element that keeps the postures in front of the functionality of intertextual relations and from the signification of samples of strip genre.
Palavras-chave: Relações intertextuais
Produção de sentidos
Tiras
Propósitos comunicativos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOUSA, Mariana Machado de. Intertextualidade e produção de sentidos nas tiras “um sábado qualquer”, de Carlos Ruas Bon. 2021. 126 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/261
Data de defesa: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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