| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2634| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamental |
| Autor: | Magalhães, Vitória Rayane Ferreira Castro, Jaqueline Ferreira Sousa de |
| Primeiro orientador: | Uchôa, José de Jesus |
| Resumo: | A matemática é de suma importância na formação de cidadãos críticos e está presente na vida de todos, no nosso dia a dia. Diante dessa realidade o estudo foi elaborado a partir da seguinte problemática: Como utilizar a resolução de problemas no ensino de Matemática de forma a dinamizar as aulas e engajar os alunos contribuindo para a aprendizagem de forma significativa? Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral apresentar a vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamental através da resolução de problemas. Tendo como objetivos específicos: Analisar o contexto histórico da Resolução de problemas no ensino da Matemática; Analisar a resolução de problemas como estratégia didática; correlacionar a resolução de problemas e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta pesquisa, a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica. Para isso, foram consultados livros, artigos científicos e outros materiais relevantes na área da educação, tendo como critérios o uso de termos como ensino da matemática, resolução de problemas, educação matemática e aprendizagem significativa nos seguintes bancos de dados: Google Acadêmico, Portal dos periódicos de Capes no período de 2014 a 2024, exceto pela obra de Polya que teve sua primeira publicação em 1945, onde foi necessária citá-la pois sua obra tem total relevância na temática. Através do estudo constatou-se que os conceitos e habilidades matemáticas são aprendidas no contexto da resolução dos problemas promove o desenvolvimento do pensamento matemático no contexto social e escolar. |
| Abstract: | Mathematics is of paramount importance in the formation of critical citizens and is present in everyone's lives, in our daily lives. In view of this reality, the study was elaborated based on the following problem: How to use problem solving in the teaching of Mathematics in order to streamline classes and engage students contributing to learning in a meaningful way? In this sense, this work aims to present the experience of mathematics in the school and social context of elementary school students through problem solving. Its specific objectives are: To analyze the historical context of problem solving in the teaching of Mathematics; Analyze problem solving as a didactic strategy; correlate problem solving and the National Common Curriculum Base (BNCC). In this research, the qualitative approach through bibliographic research. For this, books, scientific articles and other relevant materials in the area of education were consulted, having as criteria the use of terms such as mathematics teaching, problem solving, mathematics education and meaningful learning in the following databases: Google Scholar, Portal of Capes journals in the period from 2014 to 2024, except for Polya's work that had its first publication in 1945, where it was necessary to cite her because her work has total relevance in the theme. Through the study it was found that mathematical concepts and skills are learned in the context of problem solving and promotes the development of mathematical thinking in the social and school context. |
| Palavras-chave: | Matemática Problema Aprendizagem. |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | CASTRO, Jaqueline Ferreira Sousa de; MAGALHÂES, Vitória Rayane Ferreira, A vivência da matemática no contexto escolar e social de alunos do ensino fundamental. 2024. 24 f.TCC ( Graduação em Licenciatura Plena em Matemática ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2634 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 474,37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
