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dc.creatorRocha, Wagner dos Santos-
dc.contributor.advisor1Torres, José Wanderson Lima-
dc.date.accessioned2021-08-31T23:19:52Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.citationROCHA, Wagner dos Santos. Sob um céu à beira da queda: considerações sobre o processo de distopia no romance Sombras de Reis Barbudos, de J. J. Veiga. 2021. 136 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/264-
dc.description.resumoNo presente trabalho analisamos as características da distopia presentes na narrativa de Sombras de reis barbudos, do autor José J. Veiga. O romance veiguiano apresenta uma cidade interiorana que sofre com o domínio de uma companhia que chega ao lugar com promessas de inovação e melhoria, no entanto, o que percebemos é o silenciamento da população e o crescimento de uma realidade totalitária, onde um narrador autodiegético, o garoto Lucas, compõe uma narrativa vestigial de resistência contra este regime. Inicialmente, a pesquisa apresentou caráter bibliográfico, objetivos exploratórios e abordagem qualitativa; pautando-se em dois momentos: a discussão da obra de José J. Veiga através de uma revisão de literatura auxiliada pelas leituras de nomes como Souza (1987), Yamaguchi (1988), Dacalstagnè (1996), Dantas (2002) e Barbosa (2018) que contribuíram com olhares críticos distintos para a obra do autor; e considerações dos Estudos Críticos da Utopia, área que estuda as narrativas distópicas sob um viés interdisciplinar, além de outras áreas afim, notadamente a teoria social e política, aqui nos detivemos à apreciação das ideias de Popper (1974), Arendt (1989), Berlin (1991), Baccolini (2000; 2003), Moylan (2000; 2016) e Claeys (2010; 2017). A partir desses elementos, observamos como o romance analisado guarda relações profícuas com os aspectos característicos da distopia, que vão desde a construção topofóbica do mau-lugar, passando pela indecidibilidade da narrativa entre os tropos da utopia e da antiutopia, até a importância do personagem principal enquanto contraponto ao regime opressor construído no texto. Os resultados demonstraram que o romance veiguiano pode ser lido sobre a rubrica da distopia e mesmo que sua construção textual se diferencie de muitos dos moldes usuais dessas narrativas, ainda é possível perceber diversos pontos que corroboram sua presença, o que atesta a maleabilidade que esta forma textual pode assumir em diferentes obras.por
dc.description.abstractThis work presents an analysis of dystopia features in the narrative of the book Sombras de reis barbudos, by José J. Veiga. Veiga’s novel presents a countryside town that suffers from the domination of a company that arrives with promises of innovation and improvement; however, what we realized is the silencing of the population and the growth of a totalitarian reality, where an autodiegetic narrator, the boy Lucas, composes a vestigial narrative of resistance against this regime. This research has a bibliographic disposition, exploratory objectives and a qualitative approach; guided by two periods: the discussion of José J. Veiga’s work through a literature review aided by the readings of names such as Souza (1987), Yamaguchi (1988), Dacalstagnè (1996), Dantas (2002) and Barbosa ( 2018) that contribute with different critical views to the author's work; and considerations of the Utopian Studies, an area that studies dystopian narratives under an interdisciplinary bias, in addition to other related areas, notably social and political theory, with an emphasis on the ideas of Popper (1974), Arendt (1989), Berlin (1991), Baccolini (2000; 2003), Moylan (2000; 2016) and Claeys (2010; 2017). From these elements, it is possible to observe how the analyzed novel shows fruitful relations with the aspects of dystopia, ranging from the topophobic construction of the bad place, passing through the undecidability of the narrative between nuances of utopia and anti-utopia, up to the importance of the main character as a counterpoint to the regime constructed in the text. The results demonstrate that this Veiga’s work can be read under the light of dystopia and even though its textual construction differs from many of the usual patterns of dystopian narratives, it is still possible to recognize several points that corroborate its presence, only confirming the malleability that this textual form can take on different works.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-08-31T23:19:52Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1407205 bytes, checksum: b871ff6aa84dbc4073fb2460b41fe2ef (MD5) Termo de Publicação.pdf: 715735 bytes, checksum: e76324789ee07a1089bec7431524d2d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-31T23:19:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1407205 bytes, checksum: b871ff6aa84dbc4073fb2460b41fe2ef (MD5) Termo de Publicação.pdf: 715735 bytes, checksum: e76324789ee07a1089bec7431524d2d7 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistopiapor
dc.subjectUtopismopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSob um céu à beira da queda: considerações sobre o processo de distopia no romance Sombras de Reis Barbudos, de J. J. Veigapor
dc.typeDissertaçãopor
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