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Tipo do documento: Dissertação
Título: Multimodalidade e o impacto das imagens nas advertências antitabagistas à luz da metafunção interativa da gramática do design visual
Autor: Santos, Jaqueline Silva
Primeiro orientador: Gomes, Francisco Wellington Borges
Resumo: Com a presença atuante de uma cultura ancorada ao visual, surge a necessidade de explorar as novas conotações expressas por textos que mesclam conteúdos verbais e imagéticos, sendo necessário encontrar formas mais eficazes para a leitura de tex-tos multimodais. Desse modo, a pesquisa visou discutir sobre como a multimodalidade contribui para a construção dos significados e consequentemente para a argumenta-tividade presente nas imagens de advertências das campanhas antitabagistas. À luz deste objetivo principal, surge o presente trabalho de dissertação, que buscou respon-der às seguintes questões norteadoras: i) Como a multimodalidade se manifesta nas imagens de advertências das campanhas antitabagistas? ii) De que forma as relações multimodais interferem na argumentatividade e na construção de sentidos? iii) Como as imagens vêm sendo trabalhadas pela Anvisa para convencer as pessoas a deixa-rem o fumo ao longo de cada grupo das campanhas? Para tanto, o quadro teórico que sustentou este estudo baseou-se nos pressupostos da Semiótica Social, trazendo os autores Hodge e Kress (1998), e na Multimodalidade sob o ponto de vista de Kress e van Leeuwen (2006), Kress (2010). No que diz respeito às imagens de advertências, que têm como foco o desengajamento do consumidor quanto à prática do fumo, rea-lizou-se um levantamento bibliográfico por meio de sites e documentos disponibiliza-dos pelas entidades de saúde, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo o corpus constituído por 12 ima-gens de advertências. Para as análises, o estudo usou os autores Kress e van Leeu-wen (2006), que propuseram a Gramática do Design Visual. Dentre as metafunções presentes nessa gramática, optamos por trazer para as análises a Metafunção Intera-tiva, uma vez que esta parte da interação estabelecida entres os participantes repre-sentados nas imagens e o leitor, servindo como importante ferramenta para descobrir de que forma as imagens de advertências se colocam diante do público. Assim, a conclusão a que chegou esta investigação científica informa que a multimodalidade se manifesta nas imagens de advertências pela ótica do verbal, que representa os alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, e pelo visual, através de imagens diversas que trazem as consequências geradas a partir do uso do cigarro. Constatou-se tam-bém que as relações multimodais interferem na construção de sentidos pela integra-ção entre o verbal e o imagético, que buscam convencer o consumidor/leitor através da comoção, do apelo ao medo e da piedade por meio de contrapropagandas impac-tantes que buscam persuadir a população a não consumir o produto. Ao longo das campanhas, diferentes estratégias foram sendo implementadas para conscientizar o público sobre os efeitos nocivos do cigarro com campanhas que saíram de uma linha mais branda e passaram a adotar imagens mais dramáticas e impactantes, impacto este que se tornou cada vez mais ampliado com imagens que apelam para um caráter mais agressivo e aversivo no intuito de provocar sentimentos e emoções negativas.
Abstract: Considering the active presence of a culture attached to the visual, there is a need to explore the new connotations expressed by texts that mix verbal and image content. Thus, it is necessary to find more effective ways to read multimodal texts. Therefore, this research aimed to discuss how multimodality contributes to the construction of meanings and, consequently, to the argumentativeness present in warning images of anti-smoking campaigns. Taking into consideration the main objective, the present dis-sertation work aimed to answer the following guiding questions: i) How does multimo-dality manifest itself in warning images of anti-smoking campaigns? ii) How do multi-modal relations interfere in argumentativeness and the construction of meanings? iii) How have the images been used by ANVISA to convince people to quit smoking throughout each group of campaigns? For this purpose, the theoretical framework that supported this study was based on the assumptions of Social Semiotics, considering the authors Hodge and Kress (1998) and on Multimodality, from the point of view of Kress and van Leeuwen (2006) and Kress (2010). With regard to the images of warn-ings, which focus on the consumer's disengagement regarding the practice of smoking, a bibliographic survey was carried out through websites and documents made availa-ble by health entities, such as the National Cancer Institute (INCA) and the National Health Surveillance Agency (Anvisa), and the corpus consisted of 12 images of warn-ings. For the analyses, the study used the authors Kress and van Leeuwen (2006), who proposed the Grammar of Visual Design. Among the metafunctions present in this grammar, we chose to bring to the analyses the Interactive Metafunction, since this part of the interaction established between the participants represented in the images and the reader, serving as an important tool to find out how the images of warnings are placed before the public. Thus, the conclusion reached by this scientific investiga-tion informs that multimodality is manifested in the images of warnings from the per-spective of the verbal, which represents the alerts issued by the Ministry of Health, and by the visual, through various images that bring the consequences generated from the use of cigarettes. It was also found that multimodal relationships interfere in the con-struction of meanings by the integration between the verbal and the imagery, which seek to convince the consumer/reader through complaceretion, the appeal to fear and piety through impactful counteradvertisements that seek to persuade the population not to consume the product. Throughout the campaigns, different strategies were being implemented to raise public awareness about the harmful effects of cigarettes with campaigns that came out of a more lenient line and began to adopt more dramatic and impactful images, an impact that has become increasingly magnified with images that appeal to a more aggressive and aversive character in order to provoke negative feel-ings and emoticons.
Palavras-chave: Multimodalidade
Imagens de advertências
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SANTOS, Jaqueline Silva. Multimodalidade e o impacto das imagens nas advertências antitabagistas à luz da metafunção interativa da gramática do design visual. 2021. 147 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/266
Data de defesa: 28-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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