Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/268
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens arquetípicas na obra de Ernesto Sabato: um estudo comparado entre sua pintura e o romance O Túnel
Autor: Mascarenhas, Vilma Rodrigues
Primeiro orientador: Torres, José Wanderson Lima
Resumo: O Túnel (1948), romance do escritor argentino Ernesto Sabato (1911-2011), apresenta a confissão de um crime passional narrado pelo próprio assassino, o pintor Juan Pablo Castel, cujo perfil psicológico permite perceber a construção das imagens arquetípicas no texto literário, manifestadas no desequilíbrio emocional do personagem, na idealização da mulher amada e nos ciúmes exacerbados, característicos da síndrome de Otelo. A percepção dessas imagens do romance para as pinturas do autor possibilitou-nos analisar a intersemiose das interartes. Nessa abordagem de pesquisa, investigamos a relação intersemiótica entre os diferentes sistemas semióticos, oportunizando dessa forma, uma análise do romance ainda não explorada em nível de Mestrado. Este estudo fundamenta-se na perspectiva da Psicologia Analítica aplicada à metodologia da Literatura Comparada como instrumento da Crítica Literária, no sentido visionário de interpretação da obra, com base na imagem arquetípica da sombra como fio condutor da narrativa sabatiana. Nesse sentido, o apoio teórico provém dos estudos de Campbell (1991, 2005), Jung (2002, 2008, 2015), Hillman (2018), Meletínski (1987, 2002), Von Franz (1990, 1996, 2002) e Zweig (2007). Nas análises, focaliza-se o diálogo entre o romance e as seguintes pinturas de Sabato: Algo ocorrido em meu Ateliê (1994), Uma anciã visita meu ateliê (1985), Alguém observa o ateliê de um pintor ausente (1981) e Reunião ou conversa de cegos (1991). Os resultados mostraram a ressignificação das sombras arquetípicas do texto literário para o texto pictórico, expressas no uso excessivo de tonalidades escuras, no caráter expressionista e perturbador dos personagens e no simbolismo da morte nas pinturas do autor. Desse modo, o processo intersemiótico do texto literário de O Túnel (1948) para o universo pictórico configura-se como extensão da narrativa do autor, revelando a simbologia arquetípica das imagens como instrumento crítico na interpretação das linguagens literária e visual.
Abstract: The Tunnel (1948), a novel by Argentine writer Ernesto Sabato (1911-2011), presents the confession of a passionate crime narrated by the murderer himself, the art painter Juan Pablo Castel, whose psychological profile allows us to perceive the construction of archetypal images in the literary text, manifested in the emotional imbalance of the character, in the idealization of the beloved woman and in exacerbated jealousy, characteristic of Othello's syndrome. The perception of these images from the novel to the author's paintings, allowed us to analyze the intersemiosis of the interartes. In this research approach, we investigated the intersemiotic relationship between the different semiotic systems, thus providing an opportunity for an analysis of the novel not yet explored at the Master's degree. This study is based on the perspective of Analytical Psychology applied to the methodology of Comparative Literature as an instrument of Literary Criticism, in the visionary sense of interpretation of the work, based on the archetypal image of the shadow as the guiding thread of the Sabato’s narrative. In this sense, the theoretical support comes from the studies of Campbell (1991, 2005), Jung (2002, 2008, 2015), Hillman (2018), Meletínski (1987, 2002), Von Franz (1990, 1996, 2002) and Zweig (2007). The analysis focuses on the dialogue between the novel and the following paintings by Sabato: Something that happened in my studio (1994), An elderly woman visits my studio (1985), Someone observes an absent painter's studio (1981) and Blind people meeting or talking (1991). The results showed the resignification of the archetypal shadows in the transposition of the literary text to the pictorial text, expressed in the excessive use of dark tones, in the expressionist and disturbing character of the characters and in the symbolism of death in the author's paintings. Thus, the intersemiotic process from the literary text of The Tunnel (1948) to the pictorial universe is configured as an extension of the author's narrative, revealing the archetypal symbology of images as a critical instrument in the interpretation of literary and visual languages.
Palavras-chave: Ernesto Sabato
Literatura comparada
Imagens arquetípicas
Psicologia analítica
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: MASCARENHAS, Vilma Rodrigues. Imagens arquetípicas na obra de Ernesto Sabato: um estudo comparado entre sua pintura e o romance O Túnel. 2020. 179 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/268
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo3,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf828,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.