Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2695
Tipo do documento: Dissertação
Título: Funções trigonométricas e movimento harmônico simples: uma proposta de sequência didática
Título(s) alternativo(s): Trigonomic functions and simple harmonic motion: a proposal for a didactic sequence
Autor: Alencar, Joafson Sousa
Primeiro orientador: Lima, Alexandre Bezerra do Nascimento
Primeiro coorientador: Rocha, Natã
Primeiro membro da banca: Silva, Antonio
Segundo membro da banca: Sousa, Jefferson
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de propor uma abordagem interdisciplinar para o estudo de funções trigonométricas, associando-as com o estudo de Movimento Harmônico Simples (MHS), por meio da elaboração de uma sequência didática para o Ensino Médio. O objetivo de tal proposta é relacionar os conhecimentos matemáticos com os fenômenos físicos, mais precisamente os movimentos periódicos, promovendo, assim, um aprendizado mais amplo e significativo aos alunos. Nesse sentido, desenvolveu-se uma sequência didática que parte do aspecto investigativo e, a partir dele, se constrói um novo conhecimento, visando consolidar o aprendizado ao longo de todo o processo. A metodologia sugerida na execução da sequência didática é constituída de observações, questionário investigativo, atividade e avaliação final.
Abstract: This work aims to propose an interdisciplinary approach to the study of trigonometric functions, associating them with the study of simple harmonic motion (SHM) through the development of a didactic sequence for high school education. The purpose of this proposal is to relate mathematical knowledge to physical phenomena, more specifically periodic motions, thus promoting broader and more meaningful learning for students. In this regard, a didactic sequence was developed starting from an investigative perspective, from which new knowledge is built, aiming to consolidate learning throughout the entire process. The methodology suggested for implementing the didactic sequence consists of observations, an investigative questionnaire, activities, and a final assessment.
Palavras-chave: Funções Trigonométricas
Movimento Harmônico Simples
Sequência Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Alencar, Joafson Sousa. Funções trigonométricas e movimento harmônico simples: uma proposta de sequência didática. 2025. 46 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2695
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.