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dc.creatorAraújo, Francineide Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-01T00:14:55Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Francineide Fernandes de. O processo inferencial em atividades de compreensão leitora: um estudo de caso com alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2021. 144 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/269-
dc.description.resumoEste estudo parte do pressuposto de que a leitura consiste em um processo complexo que implica o acionamento da sociocognição, isto é, a mobilização da cognição e do contexto sociocultural, uma vez que compreender implica sobretudo a ativação dos conhecimentos prévios do leitor e a produção inferencial. Nesse sentido, acredita-se que a geração inferencial consiste em um dos processos mais relevantes no ato de ler de tal modo que pode determinar o resultado da compreensão. Levando em con-sideração esse princípio e, com vistas a contemplar o objetivo geral: investigar o pro-cesso inferencial em atividades de compreensão leitora, propõe-se os seguintes ob-jetivos específicos: (i) Identificar os tipos de inferências produzidos, no ato de ler; (ii) descrever os tipos inferenciais produzidos pelo leitor; (iii) verificar a relevância do pro-cesso inferencial, para a construção do sentido e, por conseguinte, para a compreen-são leitora; (iv) examinar a relação entre as inferências produzidas pelo leitor e a rea-lização de uma compreensão leitora eficaz. Dessa forma, este estudo pauta-se sobre-modo à luz dos trabalhos desenvolvidos por autores basilares no campo da leitura, tais como Van Dijk & Kinstsch (1983); Goodman (1991,1998); Solé (1998); Dell’Isola (2001); Rojo (2002); Marcuschi (1999, 2008); Pelandré (2002); Kleiman (2013, 2016); Koch (1993, 2002, 2005, 2009, 2018), Van Bergen et al. (2020), dentre outros. Tendo em conta o cumprimento dos objetivos propostos, esta investigação foi realizada por meio de uma pesquisa de campo, materializada em um estudo de caso de natureza qualitativa e abordagem descritiva, interpretativista, em uma escola da Rede Pública Municipal, em São João da Serra- PI, com 10 alunos do 9° ano do Ensino Fundamen-tal. A coleta dos dados foi realizada com base em três procedimentos, a saber: a Ex-planação oral da compreensão referente a duas crônicas, o Registro por escrito da Compreensão Leitora e o Método dos Protocolos Verbais Retrospectivos. A análise foi realizada conforme a tipologia inferencial proposta por Marcuschi (2008), especifi-camente mediante duas categorias e cinco subcategorias. A análise permitiu constatar que os leitores produzem diferentes tipos inferenciais e que estes estão diretamente correlacionados ao resultado da compreensão leitora. Observou-se também que a maioria dos participantes/leitores realizaram uma compreensão eficaz dos textos.por
dc.description.abstractThis study presumes that reading consists of a complex process that implies the acti-vation of the sociocognition, that is, the mobilization of cognition and the socio-cultural context. This is due to the fact that understanding implies, above all, the activation of the reader's previous knowledge and inferential production. In this context, it is believed that inferential production consists of one of the most relevant processes in the act of reading, in such a way that it can determine the result of understanding. Taking into consideration this principle and in order to contemplate the general objective which is to investigate the inferential process in reading, the following specific objectives were proposed: (i) to identify the types of inferences produced in the reading action; (ii) to describe the types of inferences produced by the reader; (iii) to verify the relevance of the inferential process for the construction of the meaning and, consequently, for read-ing comprehension; and (iv) to examine the relationship between the inferences pro-duced by the reader and the achievement of an effective reading comprehension. In this context, this study is guided mainly in the light of the works developed by basic authors in the field of reading, such as Van Dijk & Kinstsch (1983); Goodman (1991,1998); Solé (1998); Dell’Isola (2001); Rojo (2002); Marcuschi (1999, 2008); Pelandré (2002); Kleiman (2013, 2016); Koch (1993, 2002, 2005, 2009, 2018), Van Bergen et al. (2020), among others. Taking into consideration the accomplishment of the proposed objectives, this investigation was carried out through a field research. This is a case study of qualitative nature with descriptive and interpretive approaches and it was conducted at a Municipal Public School in São João da Serra- PI, with 10 students from the 9th grade of elementary school. Data collection was carried out based on three procedures, namely: the oral explanation of the understanding referring to two chronicles, the Written Record of The Reading Comprehension and the Method of the Retrospective Verbal Protocols. The analysis was performed in accordance with the inferential typology proposed by Marcuschi (2008), specifically through two cate-gories and five subcategories. The analysis allowed us to verify that readers produce different inferential types, which are directly correlated to the result of reading compre-hension. It was also observed that the majority of participants / readers had an effective understanding of the texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-09-01T00:14:55Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2515544 bytes, checksum: 3d6e4f925a9533ee741d7106dc667c96 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 880408 bytes, checksum: 529edc81dee46d280c77a097d9dc536f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-01T00:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2515544 bytes, checksum: 3d6e4f925a9533ee741d7106dc667c96 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 880408 bytes, checksum: 529edc81dee46d280c77a097d9dc536f (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInferênciapor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleO processo inferencial em atividades de compreensão leitora: um estudo de caso com alunos do 9° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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