| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2703| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Grupo escolar Valdivino Tito: história, memória e cultura escolar (Campo Maior-PI, 1930-2020) |
| Título(s) alternativo(s): | Group Valdivino Tito School Group: History, Memory and School Culture (Campo Maior-PI, 1930-2020) |
| Autor: | Sousa, Natália dos Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | Costa, Mara Ligia Fernandes |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Vilmara da |
| Segundo membro da banca: | Brandão Júnior, Ernani José |
| Resumo: | Esta pesquisa analisa as contribuições educacionais e sociais da escola Valdivino Tito no município de Campo Maior - PI. A trajetória dessa instituição é um fator importante para se ter um maior conhecimento acerca do desenvolvimento desta cidade. Diante disso, para uma melhor compreensão, a metodologia desta monografia explorará documentos históricos da escola e do município, aportes teóricos de diferentes autores que já escreveram sobre este assunto e entrevista/registros que possibilitarão uma melhor elaboração e enriquecimento deste trabalho. A pesquisa também investiga os desafios e mudanças enfrentadas pela instituição desde sua criação, destacando seu papel na formação educacional de muitos campomaiorenses. No final desde trabalho apresenta-se um estudo sobre o desenvolvimento da educação em Campo Maior destacando o quanto esta unidade escolar somou positivamente para a cidade. |
| Abstract: | This research analyzes the educational and social contributions of the Valdivino Tito school in the city of Campo Maior-PI. The trajectory of this institution is an important factor in gaining greater knowledge about the development of this city. Therefore, for a better understanding, the methodology of this monograph will explore historical documents of the school and the city, theoretical contributions from different authors who have already written on this subject and interviews/records that allowed a better elaboration and enrichment of this work. The research also investigates the challenges and changes faced by the institution since its creation, highlighting its role in the educational formation of many Campo Maior residents. At the end of this work, we present a study on the development of education in Campo Maior, highlighting how much this school unit contributed positively to the city. |
| Palavras-chave: | História da Educação Memória Escolar História de Campo Maior (PI) |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | SOUSA, Natália dos Santos. Grupo escolar Valdivino Tito: história, memória e cultura escolar (Campo Maior-PI, 1930-2020). 2025. 55 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2703 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

