| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2709| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | O brincar na educação infantil: as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral |
| Autor: | Brandão, Maria Thaynara Nunes ![]() |
| Primeiro orientador: | Fernades, Ana Gabriela Nunes |
| Primeiro membro da banca: | Fernandes, Ana Gabriela Nunes |
| Segundo membro da banca: | Costa, Marina Marcos |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Ilana Soares dos |
| Resumo: | Esta pesquisa teve como foco principal abordar como o brincar e a ludicidade interferem no processo de desenvolvimento das crianças durante a Educação Infantil. Dessa forma, apresentamos como objetivo geral da pesquisa: analisar a prática docente da Educação Infantil mediada pelo brincar e pela ludicidade e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem das crianças. E para atender esse objetivo, estipulamos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções dos professores da Educação Infantil sobre a relevância do brincar no desenvolvimento integral das crianças; compreender como o brincar repercute no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil, a partir das falas dos professores e descrever as práticas docentes que utilizam o brincar como eixo central desenvolvidas pelos professores da Educação Infantil. A revisão de literatura, se fundamentou no estudo de autores como, kishimoto (1996), Vygotsky (1991), Souza (2022), Rau (2013), entre outros. Assim sendo, abordamos a relevância do brincar na Educação Infantil para o desenvolvimento e para o processo de ensino e aprendizagem, por meio das falas dos professores atuantes em uma instituição de ensino pública de Campo Maior, Piauí. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, para os procedimentos de análise de dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir da análise, elaboramos as seguintes categorias de análise: “O brincar é tudo: Concepções dos professores da Educação Infantil sobre o brincar, “Brincar é coisa séria”: Diálogos entre o brincar e o processo ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e “O brincar que eu faço”: práticas docentes com foco no brincar, nas quais observamos as compreensões dos professores sobre o brincar e sua importância no contexto escolar, observamos também, quais práticas as professoras utilizam em sua prática, bem como os empecilhos encontrados na utilização de atividades que envolvam o brincar como recurso principal. |
| Abstract: | This research focused mainly on how play and playfulness interfere in the development process of children during Early Childhood Education. Thus, we present as a general objective of the research: to analyze the teaching practice of Early Childhood Education mediated by play and playfulness and its implications in the teaching and learning process of children. And to meet this objective, we stipulated the following specific objectives: to know the conceptions of Early Childhood Education teachers about the relevance of play in the integral development of children; to understand how play impacts the teaching and learning process of Early Childhood Education children, based on the teachers' statements; and to describe the teaching practices that use play as a central axis developed by Early Childhood Education teachers. The literature review was based on the study of authors such as Kishimoto (1996), Vygotsky (1991), Souza (2022), Rau (2013), among others. Therefore, we address the relevance of play in Early Childhood Education for development and for the teaching and learning process, through the speeches of teachers working in a public educational institution in Campo Maior, Piauí. Data production occurred through semi-structured interviews, for the data analysis procedures we used the content analysis technique of Bardin (2011). From the analysis, we developed the following categories of analysis: “Play is everything: Conceptions of Early Childhood Education teachers about play”, “Play is a serious thing”: Dialogues between play and the teaching-learning process of Early Childhood Education students and “The play that I do”: teaching practices focused on play, in which we observe the teachers' understandings about play and its importance in the school context, we also observe which practices the teachers use in their practice, as well as the obstacles encountered in the use of activities that involve play as the main resource. |
| Palavras-chave: | Brincar Desenvolvimento Infantil Integral Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | BRANDÃO, Maria Thaynara Nunes. O brincar na educação infantil: as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2709 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 791,37 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

