Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Luzimar Silva de-
dc.contributor.advisor1Alves, Shirlei Marly-
dc.contributor.referee1Alves, Shirlei Marly-
dc.contributor.referee2Oliveira, Karine da Rocha-
dc.contributor.referee3Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-03T15:24:36Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationLIMA, Luzimar Silva de. Leitura de best-sellers: desafios à escola na formação do leitor. 2019. 193 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/272-
dc.description.resumoOs best-sellers da cultura de massa estão presentes nas atividades de leitura de muitos adolescentes e jovens, realidade que precisa ser considerada pela escola, visto que esses leitores a realizam independente de cobranças, ou seja, leem por iniciativa própria e, assim, vão moldando sua própria formação. Nesse contexto, esta pesquisa tem com o objetivo geral compreender a relação leitor/texto na atividade de ler best-sellers da cultura de massa realizada por alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais de Buriti dos Lopes – PI. Como objetivos específicos, buscou-se identificar os títulos de obras best-sellers de leitura frequente entre alunos da Educação Básica; levantar as condições de acesso às obras; analisar motivações para a leitura ; descrever práticas de leitura: tempo dedicado, locais de leitura e outras aspectos ligados à interação com as obra lidas e verificar a concepção de obra literária por parte do leitor de best-sellers. Realizou-se pesquisa qualitativa e quantitativa, uma vez que os dados foram coletados através de um questionário e uma entrevista, buscando-se compreender as vivências e significados associados à leitura de best-sellers, considerando-se a quantidade de livros lidos correspondentes a essa categoria. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se o suporte teórico de autores como Ciqueira e Zimmer (2006), Jauss (1994), Iser (1999), Leffa (1996), Compagnon (1996), Candido (2006), Bakhtin (2003), Todorov (2009), Cosson (2015), Jurado e Rojo (2006), Rocco (1992), Lajolo (1994), Corsuil (2005), Calvino (1994). Os resultados revelaram que os alunos leem intensamente os best-sellers de cultura de massa e que tomam essas leituras como algo prazeroso e significativo. O contato que mantêm com essas obras se dá para além das escolas, visto que as acessam pela internet, por empréstimo ou compram em catálogos, com exceção de uma escola, a qual apresenta rico acervo dessas obras e mostra-se um terreno favorecedor das leituras. Ao cotejar os resultados, averiguou-se que há possibilidades de a escola considerar essas leituras como favoráveis à formação do leitor crítico e valorizar as experiências de leitura dos alunos, trabalhando os best-seller da cultura de massa como importante ferramenta para a formação do leitor do cânone literário, partindo-se do conhecido para o desconhecido pelos alunos. Nesse sentido, esta investigação contribuiu para a compreensão das relações que se estabelecem entre os leitores e os best-sellers da cultura de massa, ao tempo em que propiciou o desenvolvimento de uma proposta de trabalho a partir das leituras que os alunos já fazem a fim de apresentar-lhes o cânone literário de maneira prazerosa e significativa.por
dc.description.abstractThe best-sellers of mass culture are present in the activities of reading of many teenagers and youngster, reality that needs to be considered by the school, since these readers did it independent of requirement and, this way, they construct their own formation, in other words, they read by own initiative. In this context, this work shows results of a research about reading of best-sellers of mass culture done by the students from 9th grade in the basic education in public schools in Buriti dos Lopes-PI, with general objective to understand the relation between reader/text in the activities of reading the best sellers. In order to reach this objective, it was established as specific objectives: to identify the works titles the best-sellers of frequent reading among the students from the Basic Education; to lift the conditions to access the works; to analyze the motivations to the reading; describe reading practices: time used, places of reading and other aspects about the interaction to the works read and to verify the conception of literary work by the reader of the best-sellers. The present work was done through a qualitative and quantitative research, once the data were collected through a questioner and an interview, searching for understanding the experiences and meanings about reading of the best-sellers, as well as the number of books read according to the category. To substantiate the research it was used as basis theoretical of authors as: Ciqueira and Zimmer (2006), Jauss (1994), Iser (1999), Leffa (1996), Compagnon (1996), Candido (2006), Bakhtin (2003), Todorov (2009), Cosson (2015), Jurado and Rojo (2006), Rocco (1992), Lajolo (1994), Corsuil (2005), Calvino (1994). The results shown the students read intensity the best-sellers of mass culture and take these readings as something pleasurable and significant. The contact that they keep up with these works is done beyond the schools, since they access them in the internet, borrowing or buy in magazines, except a school, which has a great collection of these works and it is supportive place to readings. To compare the results, it was verified there were possibilities to school considers the readings as favorable to the critic reader formation and to value the experiences of students reading, working the best-sellers of mass culture as an important tool to the reader formation of literary canon, starting from the known to unknown by the students. In this sense, this investigation helped to understand the relations there are between the readers and the best-sellers of mass culture, as well as the development of a work propose from of readings that the students does to present the literary canon in a pleasurable and significant way.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-09-03T15:24:36Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2785897 bytes, checksum: ae0f26a0a73dafde711b78d6b491beff (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1451110 bytes, checksum: e2fd2486d48e2c2b09c49d675fc37e05 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-03T15:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2785897 bytes, checksum: ae0f26a0a73dafde711b78d6b491beff (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1451110 bytes, checksum: e2fd2486d48e2c2b09c49d675fc37e05 (MD5) Previous issue date: 2019-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBest-sellerspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeitura de best-sellers: desafios à escola na formação do leitorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.