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dc.creatorSilva, Leiliane de Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.date.accessioned2021-09-07T19:10:37Z-
dc.date.issued2019-04-26-
dc.identifier.citationSILVA, Leiliane de Vasconcelos. Multimodalidade e letramento visual: análises de composições multimodais instrucionais no material didático para EAD. 2019. 101 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/273-
dc.description.resumoOs Materiais Didáticos (MD) cada vez mais apresentam uma variedade de modos para representar os textos, tanto verbais como não verbais. A influência da incorporação do computador na produção e leitura dos textos possibilitou integrar uma variedade de modos que antes não eram claramente observados quando a leitura ocorria exclusivamente no papel. Com a mudança nessa perspectiva, a preocupação dessa pesquisa se relaciona com o modo como estamos lendo e analisando textos multimodais em materiais didáticos de EaD. Assim, partindo do princípio de que todos os textos são multimodais (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2019; CALLOW, 2012), traçamos as seguintes perguntas de pesquisa: 1) como a multimodalidade está sendo explorada no material didático de um curso de graduação em letras à distância e qual é a relação texto verbal e imagem materializada nesses materiais? 2) a equipe de elaboração dos materiais analisados possui conhecimentos teóricos sobre multimodalidade e sua importância na produção de textos instrucionais? e 3) a equipe multidisciplinar de produção de material didático do curso de Letras Espanhol do NEAD/UESPI relaciona teoria e prática ao integrar imagem e texto verbal nesses materiais? Como referencial teórico, utilizamos Kress e van Leeuwen (2006); Kress (2010); Lemke (2010); Gomes (2019); Callow (2012), Almeida (2013), Pinheiro (2016); Barbosa (2017); Barthes (1977, [1982]1986); Tomlinson e Masuhara (2005), Lucas (2016), Leffa (2017) e Bento (2017), dentre outros. A metodologia dessa pesquisa está baseada na abordagem qualitativa e no método de estudo de caso. Para isso, identificamos setenta e oito Composições Multimodais Instrucionais (CMIs) presentes no material didático da disciplina de Didática da Língua Espanhola do curso de Letras Espanhol do NEAD/UESPI e a classificamos de acordo com as relações texto e imagem de Barthes (1977, [1982] 1986). Em seguida analisamos as respostas dos cinco voluntários que compuseram a equipe multidisciplinar de elaboração do referido material para verificar que pressupostos teóricos e práticos influenciaram suas produções. As análises comprovaram que a multimodalidade está sendo explorada de forma secundária, porque o verbal é o centro das leituras. Das setenta e oito CMIs analisadas, setenta e cinco focam na leitura do verbal. O que acarreta uma pequena preocupação da equipe de produção de MD com o caráter instrucional de textos multimodais, especialmente se considerarmos o contexto da EaD, no qual o uso de tecnologias digitais teoricamente favorecem a divulgação de uso de textos multimodais.por
dc.description.abstractDidactic Materials (DM) increasingly present a variety of ways to represent texts, verbal and nonverbal. The influence of the incorporation of the computer in the production and reading of the texts made it possible to integrate a variety of ways that were not clearly observed when reading exclusively on paper. With the change in this perspective the concern of this research is related to the way we are reading and analyzing multimodal texts in teaching materials of EAD. Thus, based on the principle that all texts are multimodals (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2019; CALLOW, 2012), we ask the following research question: 1) how the multimodality is being explored in the production of didactic material of Letras graduation‘s of the distance course and what is the relationship between verbal text and materialized image in these materials ?; 2) did the team of elaboration of the analyzed materials possess theoretical knowledge about multimodality and its importance in the production of instructional texts? and 3) the multidisciplinary team of elaboration materials from the NEAD/UESPI Spanish Literature course conscientiously explores the potential of multimodality when relating image and verbal text. As theoretical references we use Kress and van Leeuwen (2006); Kress (2010); Lemke (2010); Gomes (2019); Callow (2012), Almeida (2013), Pinheiro (2016); Barbosa (2017); Barthes (1977, [1982]1986); Tomlinson e Masuhara (2005), Lucas (2016), Leffa (2017), Bento (2017) and others. The methodology of this research is based on the qualitative approach and the method of case study. For this, we identified seventy eight IMCs (Instructional Multimodal Compositions) present in the didactic material of the discipline of Didactics of the Spanish Language of the course of Spanish Literature of NEAD/UESPI and we classified it according with the text and image relations of Barthes (1977, [1982] 1986). Then, we analyzed the responses of the five volunteers who composed the multidisciplinary team to elaborate the material to verify that theoretical and practical assumptions influenced their productions. This analyzes have shown that multimodality is being explored in a secondary way, because the verbal is the center of the readings. Of the seventy-eight CMIs analyzed, seventy-five focus on verbal reading. This leads to a small concern of the production team of DM with the institutional character of multimodal texts, especially considering the context of EAD, in which the use of digital technologies theoretically favors the dissemination of the use of multimodal texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-09-07T19:10:37Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4087935 bytes, checksum: 8bab46bb581d31168bedb09be3b6c373 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 858575 bytes, checksum: 8bd92f70769e1dc0f64a501d497448fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-07T19:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 4087935 bytes, checksum: 8bab46bb581d31168bedb09be3b6c373 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 858575 bytes, checksum: 8bd92f70769e1dc0f64a501d497448fe (MD5) Previous issue date: 2019-04-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectComposições multimodais instrucionaispor
dc.subjectEnsino à Distânciapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleMultimodalidade e letramento visual: análises de composições multimodais instrucionais no material didático para EADpor
dc.typeDissertaçãopor
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