Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/27
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Walken Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Maria do Socorro Baptista-
dc.date.accessioned2016-08-30T16:07:21Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Walken Vasconcelos. A fantasia e a literatura no cinema: estudo de The Hobbit de J. R. R. Tolkien. 2015. 84 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras - PROLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/27-
dc.description.resumoO romance The Hobbit de J.R.R. Tolkien é uma narrativa de fantasia épica escrita em 1937 que narra as aventuras de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro que viaja pela Terra Média em busca do tesouro guardado por um dragão que vive na Montanha Solitária. Essa criação baseada em elementos mitológicos que compõem a fantasia de Tolkien foi adaptada por Peter Jackson em uma trilogia fílmica no formato cinematográfico de Hollywood. Esta dissertação objetiva analisar as estratégias e procedimentos usados pelo cinema para construir a adaptação do livro de Tolkien para a linguagem cinematográfica. A trilogia fílmica é composta pelos filmes The Hobbit – An Unexpected Journey (2012), The Hobbit – The Desolation of Smaug (2013) e The Hobbit – The Battle of the Five Armies (2014). Os referenciais teóricos desta pesquisa incluem Anna Maria Balogh (2005), Linda Hutcheon (2006), Thaïs Flores Nogueira Diniz (1999) e David Bordwell (1985) no tocante à tradução intersemiótica, construção dos signos e narrativas literárias e fílmicas; Tzvetan Todorov (2010) no que se refere ao gênero fantástico na literatura; e os textos de Marcel Martin (2005), Jacques Aumont (1995), Robert Stam (2006) e Ismail Xavier (1983, 2005) para analisar os procedimentos utilizados pelo cinema no processo de adaptação. Conclui-se nesta pesquisa, através da análise de determinados recursos utilizados na construção dos significados entre literatura e cinema, como a adaptação fílmica foi capaz de traduzir os elementos do livro.por
dc.description.abstractJ.R.R. Tolkien’s novel The Hobbit is an epic fantasy tale written in 1937 that chronicles the adventures of a hobbit named Bilbo Baggins traveling through Middle-earth in search of treasure guarded by a dragon which lives into the Lonely Mountain. This creation based on mythological elements that make Tolkien's fantasy was adapted by Peter Jackson in a filmic trilogy in Hollywood movie format. This dissertation aims to analyze the strategies and procedures used by the cinema to make the adaptation of Tolkien’s book to film language. The filmic trilogy consists of the films The Hobbit - An Unexpected Journey (2012), The Hobbit - The Desolation of Smaug (2013) and The Hobbit - The Battle of The Five Armies (2014). The theoretical framework of this research include Anna Maria Balogh (2005), Linda Hutcheon (2006), Thaïs Flores Nogueira Diniz (1999) and David Bordwell (1985) with regard to intersemiotic translation, construction of signs and literary and filmic narrative; Tzvetan Todorov (2010) with regard to the fantastic genre in the literature; and texts from Marcel Martin (2005), Jacques Aumont (1995), Robert Stam (2006) and Ismail Xavier (1983, 2005) to review the procedures used by the cinema in the adaptation process. It is concluded in this research, through the analysis of determined resources used in the construction of meanings between literature and cinema, how the film adaptation was able to translate the elements of the book.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-08-30T16:07:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO WALKEN final pdf.pdf: 2463184 bytes, checksum: 06fb5c1d90a19a054f35975d8111bbe9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-30T16:07:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO WALKEN final pdf.pdf: 2463184 bytes, checksum: 06fb5c1d90a19a054f35975d8111bbe9 (MD5) Previous issue date: 2015-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectThe Hobbitpor
dc.subjectTolkienpor
dc.subjectLiteratura e Cinemapor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA fantasia e a literatura no cinema: estudo de The Hobbit de J. R. R. Tolkienpor
dc.title.alternativeFantasy and literature in film: study of The Hobbit de J. R. R. Tolkieneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa2,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons