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Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação da loucura em Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado
Autor: Monteiro, Abílio Neiva
Primeiro orientador: Mendes, Algemira de Macêdo
Primeiro membro da banca: Araújo, Orlando Luiz de
Segundo membro da banca: Santos, Silvana Maria Pantoja dos
Resumo: O presente trabalho analisa a representação da loucura em Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado. O estudo enfatiza as relações entre a personagem narradora e o contexto em que ela está inserida na obra, enfocando os fatores destacados presentes no discurso enunciativo da narrativa como por exemplo o aspecto da loucura. A pesquisa é de caráter bibliográfico, tendo como base os textos de Michel Foucault, principalmente o livro História da Loucura, onde o autor discute sobre os primeiros contatos entre a sociedade e a loucura, até a contemporaneidade. O estudo também utiliza as produções de João Freyze Pereira, Bergson, Chevalier&Gheerbrant, Carlos Godo, Joan Scott, Ecléa Bosi entre outros, para o desenvolvimento da pesquisa. As ações que fogem às regras são taxadas na maioria dos casos como loucura, e é nesse viés que se observa o comportamento da personagem Maura. Com isso, o grito de liberdade em um meio ao qual se vê submissa, os seus anseios, frustrações, sua ligação não superada com a infância, a transgressão, a fuga e a não aceitação da realidade, são elementos que contribuíram para que a loucura fosse injetada na personagem da obra em questão. A loucura e o louco são colocados à margem da sociedade, por se tratar de um saber que foge ao domínio do poder, pois mergulhado em um mundo particular, o louco expõe verdades que muitas vezes o indivíduo com toda a sua normalidade quer esconder, e é nesse viés que a loucura é considerada perigosa pela sociedade, que a seja reprime e silencia.
Abstract: This work analyzes the representation of madness in ―Hospício é Deus‖, by Maura Lopes Cançado. The study emphasizes the relationships between a main character and context which it is inserted into the work, focusing on the highlighted factors presents into the enunciative discourse, such as the madness. The research is bibliographical, based on the texts of Michel Foucault, mainly the book History of Madness, where the author discusses the first contacts between society and madness, until the contemporaneity. The study joins the productions of João Freyze Pereira, Bergson, Chevalier & Gheerbrant, Carlos Godo, Joan Scott, Ecléa Bosi as others for the development of the research. The actions which are against the rulers are, in most, represented as madness, and it is what have seen observed into the behavior of Maura. Then, the yell of freedom by which she is submissive, her yearnings, her frustrations, her unresolved connection with a childhood, her transgression, her argument and her does not acceptance of reality, are elements which contribute to the madness have to be injected into the character of this work. Madness and the madwoman are placed on the society border, because it is a knowledge that escapes the control of power because it is immersed in a particular world, the madwoman shows some truths which are, often, the individual with all his normality wants to hide, therefore, the madness is considered dangerous by society, causing it to be repressed and silenced.
Palavras-chave: Maura Lopes Cançado
Hospício é Deus
Loucura
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: MONTEIRO, Abílio Neiva. A representação da loucura em Hospício é Deus, de Maura Lopes Cançado. 2017. 145 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/280
Data de defesa: 24-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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