| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2837| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Resolução de problemas combinatórios: uma abordagem estratégica baseada no método de Polya para o ensino médio |
| Autor: | Silva, Daniel Araujo Alves da |
| Primeiro orientador: | Brandão, Lilane de Araujo Mendes |
| Resumo: | A Análise Combinatória é frequentemente apontada por professores do Ensino Médio como a parte da Matemática mais difícil de se ensinar. Estudos revelam que os estudantes quando se deparam com problemas combinatórios apresentam dificuldades na compreensão do problema e na escolha adequada das técnicas de contagem. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição do Método de George Polya como estratégia para a resolução de problemas de análise combinatória no Ensino Médio. A metodologia usada na pesquisa foi qualitativa, de caráter teórico-analítico, baseada em uma revisão bibliográfica e análise de problemas selecionados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os problemas selecionados foram solucionados seguindo as etapas do método e em seguida foi feita uma análise geral dessa aplicação. Os resultados apontam que as indagações adaptadas em cada etapa do método contribuíram não só para uma melhor compreensão do problema, mas também contribuíram para evitar a escolha de conceitos e estratégias não aplicáveis aos problemas. Com isso, conclui-se que o Método de George Polya é promissor para a melhoria da compreensão e resolução de problemas combinatórios. |
| Abstract: | Combinatorial Analysis is often pointed out by High School teachers as the most difficult part of Mathematics to teach, and studies reveal that students, when faced with combinatorial problems, have difficulties in understanding the problem and in the appropriate choice of counting techniques. Given this scenario, this work aimed to investigate the contribution of George Polya's Method as a strategy for solving combinatorial problems in High School. A qualitative, theoretical-analytical research was carried out, based on a literature review and the analysis of selected problems from the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM - National High School Exam). The selected problems were solved following the steps of the method, and then a general analysis of this application was performed. The results indicate that the adapted inquiries in each step of the method contributed not only to a better understanding of the problem, but also helped to avoid the choice of concepts and strategies not applicable to the problems. Thus, it is concluded that George Polya's Method is promising for the improvement of the understanding and resolution of combinatorial problems. |
| Palavras-chave: | Método de George Polya Problemas Combinatórios Dificuldade de Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SILVA, Daniel Araujo Alves da. Resolução de problemas combinatórios: uma abordagem estratégica baseada no método de Polya para o ensino médio. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2837 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa | 649,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
