Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2837
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resolução de problemas combinatórios: uma abordagem estratégica baseada no método de Polya para o ensino médio
Autor: Silva, Daniel Araujo Alves da
Primeiro orientador: Brandão, Lilane de Araujo Mendes
Resumo: A Análise Combinatória é frequentemente apontada por professores do Ensino Médio como a parte da Matemática mais difícil de se ensinar. Estudos revelam que os estudantes quando se deparam com problemas combinatórios apresentam dificuldades na compreensão do problema e na escolha adequada das técnicas de contagem. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição do Método de George Polya como estratégia para a resolução de problemas de análise combinatória no Ensino Médio. A metodologia usada na pesquisa foi qualitativa, de caráter teórico-analítico, baseada em uma revisão bibliográfica e análise de problemas selecionados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os problemas selecionados foram solucionados seguindo as etapas do método e em seguida foi feita uma análise geral dessa aplicação. Os resultados apontam que as indagações adaptadas em cada etapa do método contribuíram não só para uma melhor compreensão do problema, mas também contribuíram para evitar a escolha de conceitos e estratégias não aplicáveis aos problemas. Com isso, conclui-se que o Método de George Polya é promissor para a melhoria da compreensão e resolução de problemas combinatórios.
Abstract: Combinatorial Analysis is often pointed out by High School teachers as the most difficult part of Mathematics to teach, and studies reveal that students, when faced with combinatorial problems, have difficulties in understanding the problem and in the appropriate choice of counting techniques. Given this scenario, this work aimed to investigate the contribution of George Polya's Method as a strategy for solving combinatorial problems in High School. A qualitative, theoretical-analytical research was carried out, based on a literature review and the analysis of selected problems from the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM - National High School Exam). The selected problems were solved following the steps of the method, and then a general analysis of this application was performed. The results indicate that the adapted inquiries in each step of the method contributed not only to a better understanding of the problem, but also helped to avoid the choice of concepts and strategies not applicable to the problems. Thus, it is concluded that George Polya's Method is promising for the improvement of the understanding and resolution of combinatorial problems.
Palavras-chave: Método de George Polya
Problemas Combinatórios
Dificuldade de Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Matemática
Citação: SILVA, Daniel Araujo Alves da. Resolução de problemas combinatórios: uma abordagem estratégica baseada no método de Polya para o ensino médio. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2837
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa649,39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.