Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2911
Tipo do documento: Artigo
Título: Leis de Newton: uma proposta experimental de baixo custo para o ensino de Física
Autor: Gomes, Carlos Renan Campelo
Primeiro orientador: Brito, Janete Batista de
Primeiro membro da banca: Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos
Segundo membro da banca: Macedo Filho, Antonio de
Terceiro membro da banca: Brito, Janete Batista de
Resumo: Este trabalho tem como propósito central desenvolver uma proposta metodológica para o ensino das Leis de Newton, utilizando experimentos de baixo custo facilmente aplicáveis em salas de aula de escolas públicas. A pesquisa busca superar limitações do ensino tradicional de Física, promovendo, assim, uma aprendizagem significativa, tendo como alicerce o interesse e o protagonismo do aluno. Trata-se de uma investigação aplicada, de natureza qualitativa, voltada à elaboração e análise do experimento “Balão-Foguete”, um recurso simples que ilustra de maneira eficaz esses princípios físicos. Para examinar o movimento, empregou-se o software Tracker, ferramenta gratuita de análise e modelagem de vídeos, que possibilitou a coleta de dados de tempo (t) e posição (x). Concluiu-se, portanto, que integrar práticas experimentais acessíveis e metodologias ativas ao uso de tecnologias como o software Tracker é uma estratégia viável e eficaz. Essa abordagem favorece uma compreensão conceitual sólida e estimula o pensamento investigativo, tornando a aprendizagem em Física mais dinâmica, crítica e contextualizada
Abstract: This work aims to develop a methodological proposal for teaching Newton’s Laws, using low cost experiments easily applicable in public school classrooms. The research seeks to overcome limitations of traditional physics teaching, thus promoting meaningful learning, based on student interest and protagonism. It is an applied, qualitative investigation focused on the elaboration and analysis of the ”Balloon-Rocket” experiment, a simple resource that effectively illustrates these physical principles. To examine the movement, the Tracker software, a free video analysis and modeling tool, was used, allowing the collection of time (t) and position (x) data. It was concluded, therefore, that integrating accessible experimental practices and active methodologies with the use of technologies such as the Tracker software is a viable and effective strategy. This approach fosters a solid conceptual understanding and stimulates investigative thinking, making physics learning more dynamic, critical, and contextualized.
Palavras-chave: Leis de Newton
Ensino de Física
Experimentos de Baixo Custo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Licenciatura em Física
Citação: GOMES, Carlos Renan Campelo. Leis de Newton: uma proposta experimental de baixo custo para o ensino de física. 14 f. Artigo (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2911
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf704,83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.