Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2925
Tipo do documento: Dissertação
Título: A INTERDISCURSIVIDADE DAS ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO:UMA ANÁLISE DO GÊNERO TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO "PORTUGUÊS LINGUAGENS DO 8 ANO
Autor: DA MATA, ANTÔNIO
Primeiro orientador: VIEIRA, RITA
Resumo: O livro didático é uma ferramenta fundamental para o ensino de língua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, é necessário que ele seja elaborado de uma forma que desenvolva nos alunos não só a competência gramatical, mas também a capacidade de interpretar e compreender os diversos gêneros, numa perspectiva interacionista e discursiva, como estabelecem os parâmetros curriculares nacionais (PCNs). Dentro dessa conjuntura, a presente pesquisa, de natureza quali-quantitativa, tem como objetivo geral analisar se o livro didático Português Linguagens, do 8º ano, dos escritores William Cereja e Carolina Dias Vianna, apresenta questões de interpretação e compreensão do gênero tirinha numa perspectiva interacionista/discursiva ou numa perspectiva formal, estruturalista ou, até mesmo, prioritariamente, normativa. Nesse sentido, detivemo-nos em seguir alguns objetivos específicos, a saber: i) mapear as concepções de linguagem e ensino que subjazem o cenário histórico e social da educação em língua materna, descrevendo quais dessas concepções são adotadas pelo referido livro didático “Português Linguagens”; ii) apontar, conceitual e historicamente, noções como discurso, interdiscursivo, formações discursivas e efeitos de sentido que podem estar subjacentes aos discursos presentes nas questões de interpretação e compreensão do gênero tirinha iii) discutir como se configuram as citadas questões do gênero em foco propostas pelo livro, apontando como elas refletem (ou não) o discurso como lugar de práticas socias, históricas e interativas. Para o embasamento teórico deste trabalho, foi necessário abordar alguns conceitos fundamentais sobre: concepções de linguagem e ensino, noções de (inter)discurso, formações ideológicas e discursivas, gêneros textuais, gênero tirinha, configuração do livro didático.
Abstract: The textbook is a fundamental tool for teaching the Portuguese language in Brazil. In this sense, it is necessary for it to be prepared in a way that develops in students not only grammatical competence, but also the ability to interpret and understand the different genres, from an interactionist and discursive perspective, as established by the national curricular parameters (PCNs). Within this situation, the present research, of a qualitative and quantitative nature, has as its guiding proposal to investigate whether the Portuguese textbook languages, from the 8th year, by writers William Cereja and Carolina Dias Vianna, presents questions of interpretation and understanding of the comic strip genre from a perspective interactionist/discursive or from a structuralist perspective, focused on normative grammar. In this sense, we focused on following some specific objectives, namely: describing the conceptions of language and teaching that underlie the historical and social scenario of mother tongue education, observing which conception of teaching is adopted by the Portuguese textbook languages; ii) understand, conceptually and historically, notions such as discourse, interdiscursive, discursive formations and effects of meaning that may underlie the discourses present in the issues of interpretation of the comic strip genre iii) discuss how the issues of interpretation of the comic strip genre proposed by the book are configured Portuguese languages, pointing out how they reflect (or not) the studies of discourse as a place for social, historical and interactive practices.
Palavras-chave: textbook. language conceptions. interdiscourse
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado e ou Curso Superior
Citação: DA MATA, ANTÔNIO. A INTERDISCURSIVIDADE DAS ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO:UMA ANÁLISE DO GÊNERO TIRINHA NO LIVRO DIDÁTICO "PORTUGUÊS LINGUAGENS DO 8 ANO. 2025.100 F. Dissertação( Programa de Mestrado e ou Curso Superior) - Universidade Estadual do Piauí, TERESINA,2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2925
Data de defesa: 14-Nov-2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO .pdfDOCUMENTO PRINCIPAL2,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.