| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Trilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicas |
| Título(s) alternativo(s): | Chemistry Trails: A fun way to identify organic functions |
| Autor: | Moura, Gustavo Ponciano ![]() |
| Primeiro orientador: | Sá, José Luiz Silva |
| Segundo orientador: | França, Aline Aparecida Carvalho |
| Resumo: | Este trabalho propõe apresentar os desdobramentos decorrentes do planejamento e implementação de um jogo didático focado na identificação de funções orgânicas. O experimento foi conduzido em turmas de Química do segundo ano do ensino médio, no período matutino de uma escola pública, localizada em Teresina-PI. Participaram do estudo um total de 26 estudantes distribuídos nas três turmas de química. Para a coleta de dados, empregamos dois questionários contendo perguntas tanto objetivas quanto subjetivas. O desenvolvimento do trabalho compreendeu cinco aulas, sendo a primeira destinada a um diagnóstico, por meio de uma revisão do conteúdo de funções orgânicas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. As duas aulas seguintes foram dedicadas à aplicação do jogo em todas as turmas, enquanto as duas subsequentes foram reservadas para a aplicação e discussão dos questionários. Os resultados primordiais destacam que os estudantes se sentiram mais capacitados para abordar questões envolvendo funções orgânicas após a participação no jogo. Este não apenas potencializou a interação entre os alunos, mas também incentivou a revisão dos conteúdos, despertando um renovado interesse pela disciplina de Química. |
| Abstract: | This study presents the results of the planning and implementation of a didactic game named "Chemistry Trails", designed to reinforce the identification of organic functions. The research was conducted with [XX] high school sophomores (2nd year) from a public state school located in Teresina, Piauí, Brazil. The methodology followed a quali-quantitative approach, involving a diagnostic questionnaire, a review class, the game application, and a final evaluation. The results indicate that the game had a positive impact on student learning, significantly increasing their confidence and motivation regarding Organic Chemistry. In addition, the activity fostered interaction among students and created a more dynamic and engaging learning environment, demonstrating the effectiveness of gamification in the educational process. |
| Palavras-chave: | Ensino de Química Funções Orgânicas Metodologias Ativas Jogo Didático Gamificação Ensino Médio |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | MOURA, Gustavo Ponciano. Trilhas da química: uma forma lúdica para identificação de funções orgânicas. 2025. 13 f. Artigo (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2959 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Química (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 497,16 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

