Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jardene Morais de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2586979610818727por
dc.contributor.advisor1Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5617208988599984por
dc.contributor.referee1Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5617208988599984por
dc.contributor.referee2Cunha, Mariana Richelle Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000308383977498por
dc.contributor.referee3Macedo Filho, Antonio de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432651695056904por
dc.date.accessioned2025-12-17T15:01:39Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Jardene Morais de Sá. Proposta de ensino de momento linear com o uso de Arduino, simulação e Kahoot!. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2964-
dc.description.resumoNeste trabalho, é apresentado uma proposta de ensino sobre momento linear por meio de uma Sequência Didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas metodologias ativas. A proposta busca superar as dificuldades observadas no ensino tradicional, que tende a apresentar os conceitos de forma abstrata e descontextualizada, dificultando a compreensão por parte dos estudantes. Para isso, foram elaborados recursos didáticos diversificados, como experimentos com Arduino, simulações computacionais em Python e o uso de estratégias de gamificação, como o Kahoot!, planejados para aplicação em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Propomos uma Sequência Didática onde as decisões pedagógicas iniciais são guiadas por uma avaliação diagnóstica inicial, voltada à identificação das dificuldades dos estudantes em relação aos conceitos de massa, velocidade e conservação do momento linear. Os resultados esperados dessas etapas orientam a intervenção didática, feita através de aula expositiva, experimento, simulação e gamificação, favorecendo a reconstrução conceitual a partir da integração entre teoria e prática. Por fim, a avaliação somativa permite analisar a evolução da aprendizagem e o alcance dos objetivos propostos. Embora ainda não tenha sido implementada, a proposta demonstra potencial para contribuir com práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de Física, oferecendo um caminho promissor para aulas dinâmicas, participativas e alinhadas à aprendizagem significativa, crítica e contextualizada.por
dc.description.abstractIn this work, it is presented a teaching proposal on linear momentum through a Didactic Sequence based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and on active methodologies. The proposal seeks to overcome the difficulties observed in traditional teaching, which tends to present concepts in an abstract and decontextualized way, making it difficult for students to understand. To this end, diversified teaching resources were developed, such as Arduino experiments, computational simulations in Python, and the use of gamification strategies, such as Kahoot!, planned for application in 1st-year high school classes. We propose a Didactic Sequence in which the initial pedagogical decisions are guided by an initial diagnostic assessment aimed at identifying students' difficulties regarding the concepts of mass, velocity, and conservation of linear momentum. The expected results of these stages guide the didactic intervention, carried out through the expository lesson, experiment, simulation, and gamification, favoring conceptual reconstruction through the integration between theory and practice. Finally, the summative assessment allows analyzing the evolution of learning and the achievement of the proposed objectives. Although it has not yet been implemented, the proposal demonstrates potential to contribute to innovative pedagogical practices in Physics teaching, offering a promising path for more dynamic, participatory classes aligned with meaningful, critical, and contextualized learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jardene Silva (jmoraisdesasilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-11T15:55:54Z No. of bitstreams: 2 TCC___Jardene_Morais.pdf: 4650579 bytes, checksum: a7147a8e432376eb2916ba2b741080d7 (MD5) TERMO-DE-AUTORIZACAO-PARA-PUBLICACAO..pdf: 179204 bytes, checksum: a13764167bcabe52facb79a940762d20 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TERMO de AUTORIZAÇÃO ATUALIZADO, E DEVE SER NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1.PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2.APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-12-11T17:05:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jardene Silva (jmoraisdesasilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-13T01:07:05Z No. of bitstreams: 2 TCC___Jardene_Morais.pdf: 4650579 bytes, checksum: a7147a8e432376eb2916ba2b741080d7 (MD5) Termo_de_Autorizacao_assinado.pdf: 208821 bytes, checksum: 091159db1d0d45c2e9a36f84d59db878 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU ASSINATURA DO ORIENTADOR NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-12-15T11:40:58Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jardene Silva (jmoraisdesasilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-17T12:36:23Z No. of bitstreams: 2 TCC___Jardene_Morais.pdf: 4650579 bytes, checksum: a7147a8e432376eb2916ba2b741080d7 (MD5) Termo_de_autorizacao_TCC_assinado_assinado.pdf: 239816 bytes, checksum: 900ce49196ea0445a0189559b31b7b95 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-17T15:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC___Jardene_Morais.pdf: 4650579 bytes, checksum: a7147a8e432376eb2916ba2b741080d7 (MD5) Termo_de_autorizacao_TCC_assinado_assinado.pdf: 239816 bytes, checksum: 900ce49196ea0445a0189559b31b7b95 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-17T15:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC___Jardene_Morais.pdf: 4650579 bytes, checksum: a7147a8e432376eb2916ba2b741080d7 (MD5) Termo_de_autorizacao_TCC_assinado_assinado.pdf: 239816 bytes, checksum: 900ce49196ea0445a0189559b31b7b95 (MD5) Previous issue date: 2025-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMomento Linearpor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleProposta de ensino de momento linear com o uso de Arduino, simulação e Kahoot!por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf4,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.