| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2964| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Proposta de ensino de momento linear com o uso de Arduino, simulação e Kahoot! |
| Autor: | Silva, Jardene Morais de Sá ![]() |
| Primeiro orientador: | Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos |
| Primeiro membro da banca: | Santos, Hillysson Bruno Sampaio dos |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Mariana Richelle Pereira da |
| Terceiro membro da banca: | Macedo Filho, Antonio de |
| Resumo: | Neste trabalho, é apresentado uma proposta de ensino sobre momento linear por meio de uma Sequência Didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e nas metodologias ativas. A proposta busca superar as dificuldades observadas no ensino tradicional, que tende a apresentar os conceitos de forma abstrata e descontextualizada, dificultando a compreensão por parte dos estudantes. Para isso, foram elaborados recursos didáticos diversificados, como experimentos com Arduino, simulações computacionais em Python e o uso de estratégias de gamificação, como o Kahoot!, planejados para aplicação em turmas do 1º ano do Ensino Médio. Propomos uma Sequência Didática onde as decisões pedagógicas iniciais são guiadas por uma avaliação diagnóstica inicial, voltada à identificação das dificuldades dos estudantes em relação aos conceitos de massa, velocidade e conservação do momento linear. Os resultados esperados dessas etapas orientam a intervenção didática, feita através de aula expositiva, experimento, simulação e gamificação, favorecendo a reconstrução conceitual a partir da integração entre teoria e prática. Por fim, a avaliação somativa permite analisar a evolução da aprendizagem e o alcance dos objetivos propostos. Embora ainda não tenha sido implementada, a proposta demonstra potencial para contribuir com práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de Física, oferecendo um caminho promissor para aulas dinâmicas, participativas e alinhadas à aprendizagem significativa, crítica e contextualizada. |
| Abstract: | In this work, it is presented a teaching proposal on linear momentum through a Didactic Sequence based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and on active methodologies. The proposal seeks to overcome the difficulties observed in traditional teaching, which tends to present concepts in an abstract and decontextualized way, making it difficult for students to understand. To this end, diversified teaching resources were developed, such as Arduino experiments, computational simulations in Python, and the use of gamification strategies, such as Kahoot!, planned for application in 1st-year high school classes. We propose a Didactic Sequence in which the initial pedagogical decisions are guided by an initial diagnostic assessment aimed at identifying students' difficulties regarding the concepts of mass, velocity, and conservation of linear momentum. The expected results of these stages guide the didactic intervention, carried out through the expository lesson, experiment, simulation, and gamification, favoring conceptual reconstruction through the integration between theory and practice. Finally, the summative assessment allows analyzing the evolution of learning and the achievement of the proposed objectives. Although it has not yet been implemented, the proposal demonstrates potential to contribute to innovative pedagogical practices in Physics teaching, offering a promising path for more dynamic, participatory classes aligned with meaningful, critical, and contextualized learning. |
| Palavras-chave: | Momento Linear Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Ensino de Física Sequência Didática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Física |
| Citação: | SILVA, Jardene Morais de Sá. Proposta de ensino de momento linear com o uso de Arduino, simulação e Kahoot!. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2964 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Física (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,54 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

