Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2969
Tipo do documento: Artigo
Título: A constituição da subjetividade na mediação do desenvolvimento e aprendizagem de pessoas autistas
Autor: Soares, Eula Raila Lopes
Primeiro orientador: Evêncio, Kátia Maria de Moura
Primeiro membro da banca: Dantas, Ianka da Silva
Segundo membro da banca: Silva, Fabrícia Gomes da
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a subjetividade da família, de professores pedagogos e de psicopedagogos reverbera no trabalho orientado para o desenvolvimento e aprendizagem do autista. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e na Epistemologia Qualitativa e Subjetividade de González Rey (2017), a investigação adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de produção de dados as Dinâmicas Conversacionais, Cartas pedagógicas e o Álbum Diário Diálogo Singular, os quais possibilitaram o surgimento de narrativas carregadas de sentidos subjetivos. A análise baseou-se na Construção da informação e sua interpretação, permitindo compreender os vínculos e emoções que atravessam o processo de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa autista. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento do autista ocorre em meio a uma rede de relações afetivas e sociais que envolvem a família, a escola e o espaço clínico, sendo o diálogo entre esses contextos essencial para que o processo se torne significativo. Verificou-se que o trabalho conjunto entre pedagogo e psicopedagogo potencializa o desenvolvimento e a aprendizagem, especialmente quando pautados na escuta sensível, na adaptação de estratégias e na valorização da singularidade do sujeito. As emoções vivenciadas pelos participantes revelaram tanto desafios e frustrações quanto sentimentos de amor, empatia e esperança. Conclui-se que compreender a subjetividade envolvida nesse processo é essencial para a construção de práticas educativas verdadeiramente inclusivas, afetivas e transformadoras. Essa pesquisa se volta especialmente para profissionais da educação, psicopedagogos, família e estudantes que buscam entender o autismo para além do diagnóstico. É esperado que as reflexões aqui apresentadas possam inspirar outras pesquisas, como também práticas mais empáticas, inclusivas e transformadoras nas quais o afeto e o diálogo sejam o ponto de partida.
Abstract: This research aimed to understand how the subjectivity of family members, pedagogical teachers, and psychopedagogues reverberates in work oriented towards the development and learning of autistic individuals. Grounded in Historical-Cultural Psychology and the Qualitative Epistemology and Subjectivity of González Rey (2017), the investigation adopted a qualitative approach, using Conversational Dynamics, Pedagogical Letters, and the Singular Dialogue Daily Album as data collection instruments, which allowed for the emergence of narratives laden with subjective meanings. The analysis was based on the construction of information and its interpretation, allowing us to understand the bonds and emotions that permeate the development and learning process of autistic individuals. The results showed that autistic individuals develop within a network of affective and social relationships that involve family, school, and clinical settings, with dialogue between these contexts being essential for the process to become meaningful. It was found that collaborative work between educators and psychopedagogues enhances development and learning, especially when guided by sensitive listening, adapting strategies, and valuing the individual's uniqueness. The emotions experienced by the participants revealed both challenges and frustrations as well as feelings of love, empathy, and hope. It is concluded that understanding the subjectivity involved in this process is essential for building truly inclusive, affective, and transformative educational practices. This research is especially aimed at education professionals, psychopedagogues, families, and students who seek to understand autism beyond the diagnosis. It is hoped that the reflections presented here may inspire other research, as well as more empathetic, inclusive, and transformative practices in which affection and dialogue are the starting point.
Palavras-chave: Subjetividade
Autismo
Desenvolvimento Humano
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOARES, Eula Raila Lopes. A constituição da subjetividade na mediação do desenvolvimento e aprendizagem de pessoas autistas. 2025. 53 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2969
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Commmpleto.pdf1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.