Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2972
Tipo do documento: Monografia
Título: Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e a formação continuada: percepções de docentes em Oeiras-PI
Autor: Sousa, Jamynny Vitória Rodrigues de Carvalho 
Primeiro orientador: Lima, Maria Carmem Bezerra
Primeiro membro da banca: Lima, Maria Carmem Bezerra
Segundo membro da banca: Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva
Terceiro membro da banca: Oliveira, Jefferson Antônio de
Resumo: Esta pesquisa aborda o tema de formação continuada e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca-se o processo de elaboração da BNCC, seu contexto histórico e político, o debate sobre a implementação da BNCC e debates sobre as formações oferecidas, desafios, estratégias e influências causadas no ambiente e dos agentes educacionais. Teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores da Educação Infantil da rede municipal de Oeiras, no Piauí, acerca desse processo formativo com foco no documento. A argumentação foi construída a partir da análise crítica dos questionários, fundamentados por autores como Nogueira e Borges (2023), Gasperi, Martins e Emmel (2022), Aguiar (2018), Barbosa (2019), Bachtchen e Lira (2024) e Santos (2022) e em documentos da legislação educacional vigente referente à Educação Infantil. Busca analisar o olhar desses profissionais sobre as ações de formação continuada relacionadas à BNCC, no município de Oeiras-PI. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com um questionário com 6 questões abertas como instrumento de coleta de dados. Diante de tais respostas, constatou-se que a operacionalização da BNCC ainda é um processo complexo, marcado por tensões, desafios e a dificuldade de articular os campos de experiências às realidades locais. O distanciamento entre as orientações normativas e as condições reais de trabalho gera frustração e limita o alcance das propostas do documento. Além disso, revelou o esforço da Secretaria em promover momentos de estudo e reflexão sobre a BNCC, evidenciando comprometimento com a atuação docente. Contudo, tais ações ainda ocorrem de forma pontual, com ênfase na transmissão de informações e pouca continuidade, o que fragiliza o impacto na prática pedagógica. Por fim, verificou-se que a formação continuada tem potencial para aprimorar o trabalho docente quando é contínua, participativa e alinhada às necessidades reais das escolas. Conclui-se que a efetiva implementação da BNCC depende de políticas que assegurem tempo, recursos e acompanhamento pedagógico, além de valorizar o professor como protagonista na construção coletiva de saberes e na promoção de práticas críticas e significativas. Ou seja, entende-se que há iniciativas, no entanto, não são consistentes e encontram-se distantes da realidade escolar, destacando as lacunas na implementação prática das orientações da BNCC. Assim, ressalta-se que fortalecer esse tipo de formação é essencial para consolidar a BNCC na Educação Infantil, exigindo políticas públicas que garantam tempo, continuidade, insumos e valorização docente. Palavras-chaves: BNCC; Educação Infantil; formação continuada; percepções docentes.
Abstract: This research addresses the topic of continuing education and the Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC). It highlights the process of developing the BNCC, its historical and political context, the debate on its implementation, and discussions about the training offered, challenges, strategies, and influences on the educational environment and agents. Its general objective was to analyze the perceptions of early childhood education teachers in the municipal network of Oeiras, Piauí, regarding this training process, focusing on the document. The argument was constructed from a critical analysis of the questionnaires, based on authors such as Nogueira and Borges (2023), Gasperi, Martins and Emmel (2022), Aguiar (2018), Barbosa(2019), Bachtchen and Lira (2024), and Santos (2022), and on current educational legislation related to early childhood education. It seeks to analyze these professionals' perspectives on continuing education actions related to the BNCC in the municipality of Oeiras-PI. A qualitative approach was used, employing a questionnaire with six open-ended questions as a data collection instrument. Based on the responses, it was found that the operationalization of the BNCC (National Common Core Curriculum) is still a complex process, marked by tensions, challenges, and the difficulty of articulating the fields of experience with local realities. The gap between normative guidelines and real working conditions generates frustration and limits the reach of the document's proposals. Furthermore, the study revealed the Secretariat's effort to promote study and reflection on the BNCC, demonstrating a commitment to teaching practice. However, these actions still occur sporadically, with an emphasis on information transmission and little continuity, which weakens the impact on pedagogical practice. Finally, it was found that continuing education has the potential to improve teaching work when it is continuous, participatory, and aligned with the real needs of schools. It is concluded that the effective implementation of the BNCC depends on policies that ensure time, resources, and pedagogical support, as well as valuing the teacher as a protagonist in the collective construction of knowledge and in the promotion of critical and meaningful practices. In other words, it is understood that there are initiatives, however, they are not consistent and are far removed from the reality of schools, highlighting the gaps in the practical implementation of the BNCC guidelines. Thus, it is emphasized that strengthening this type of training is essential to consolidate the BNCC in Early Childhood Education, requiring public policies that guarantee time, continuity, resources, and teacher appreciation. Keywords: BNCC; Early Childhood Education; continuing education; teacher perceptions.
Palavras-chave: BNCC
Educação Infantil
Formação Continuada
Percepções Docentes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Jamynny Vitória Rodrigues de Carvalho. Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e a formação continuada: percepções de docentes em Oeiras-PI. 2025. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2972
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf688,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.