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dc.creatorSilva, Micael Breme de Souza Chagas-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.date.accessioned2022-04-11T13:42:39Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationSILVA, Micael Breme de Souza Chagas. A redimensão textual da obra Pé de Pilão, de Mário Quintana: inter-relação entre edição, palavra e ilustrações. 2021. 82 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/302-
dc.description.resumoA literatura infantil e juvenil brasileira, desde 1970, passa por mudanças bastante significativas, principalmente, quando consideramos os aspectos verbais e visuais que compõem a textualidade nos livros ilustrados. Considerando esse contexto, esta dissertação se propõe a analisar a redimensão textual em torno da trajetória do poema narrativo Pé de pilão, de Mario Quintana, a partir de quatro projetos editoriais: o primeiro, lançado pela Garatuja (1975) com ilustrações de Edgar Koetz; o segundo, publicado pela L&PM (1980), apresenta o mesmo projeto gráfico da editora anterior; o terceiro, publicado pela Ática (1997) com ilustrações de Gonzalo Cárcamo; o quarto, publicado pela Companhia das letras (2018) com ilustrações de Rosinha Campos; e o quinto, se refere à adaptação da obra para os quadrinhos, que foi feita por Levitan (1986). A relação entre palavra, imagem e edição em cada um desses livros apresentam-se como leituras e releituras, que compõem suas totalidades de modo a dimensionar o texto literário, pois há múltiplos recursos operando nos modos como esses objetos são apresentados ao público. Então, se cada edição é apresenta com variedade de formatos, tipografias, cores, tamanhos, ilustrações, só para citar alguns elementos que compõem a “objectualidade” do livro, a redimensão textual da narrativa em análise ficará mais evidente a partir da comparação entre as cinco edições para o mesmo texto literário, ainda mais porque a soma desse conjunto de livros é compreendida como a obra Pé de pilão. Como o primeiro projeto editorial a ser analisado foi datado de 1975, a pesquisa ocorre desse período à atualidade, o que é bem significativo para os estudos de literatura infantil e juvenil, quando se considera uma obra clássica voltada a esse público e que fez parte da educação de muitos. Dando a devida importância à trajetória percorrida pelo poema narrativo, a análise das edições consistiu em: a) Descrever os processos globais de redimensão da obra; b) Analisar os elementos que contribuem para a redimensão textual segundo a relação entre o texto escrito, as ilustrações e o projeto gráfico das propostas editoriais; c) Indicar os elementos narrativos que contribuem para a redimensão da obra. O percurso metodológico da pesquisa desenvolveu-se por meio da reunião de material bibliográfico situado no campo dos estudos sobre livro ilustrado para crianças e jovens, edição e análise de artes visuais, mais especificamente, as pesquisas de Ana M. Ramos (2007,2010), Linden (2011), Powers (2008), Nikolajeva e Scott (2011), Dondis (2015), Araújo (2008) e Munari (2018) e outros. Todos esses estudos foram necessários para interpretação dos elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais dos objetos de análise e para a compreensão dos redimensionamentos pelos quais o poema narrativo passou.por
dc.description.abstractBrazilian children's and youth literature, since 1970, has undergone quite significant changes, especially when we consider the verbal and visual aspects that make up the textuality in illustrated books. Considering this context, this dissertation proposes to analyze the textual redimension around the trajectory of the narrative poem Pé de pilão, by Mario Quintana, from four editorial projects: the first, launched by Garatuja (1975) with illustrations by Edgar Koetz; the second, published by L&PM (1980), features the same graphic design as the previous publisher; the third, published by Ática (1997) with illustrations by Gonzalo Cárcamo; the fourth, published by Companhia das Letras (2018) with illustrations by Rosinha Campos; and the fifth, refers to the adaptation of the work to the comics, which was made by Levitan (1986). The relationship between word, image and edition in each of these books is presented as readings and re-readings, which compose their totality in order to dimension the literary text, as there are multiple resources operating in the ways in which these objects are presented to the public. So, if each edition is presented with a variety of formats, typography, colors, sizes, illustrations, just to name a few elements that make up the “objectuality” of the book, the textual redimension of the narrative under analysis will become more evident from the comparison between the five editions for the same literary text, even more so because the sum of this set of books is understood as the work Pé de pilão. As the first editorial project to be analyzed was dated from 1975, the research takes place from that period to the present, which is very significant for the studies of children's and youth literature, when considering a classic work aimed at this audience and which was part of the education of many. Giving due importance to the trajectory covered by the narrative poem, the analysis of the editions consisted of: a) Describing the global processes of the work's redimension; b) Analyze the elements that contribute to the textual redimension according to the relationship between the written text, the illustrations and the graphic design of the editorial proposals; c) Indicate the narrative elements that contribute to the redimension of the work. The methodological course of the research was developed through the gathering of bibliographic material located in the field of studies on illustrated books for children and young people, editing and analysis of visual arts, more specifically, the research of Ana M. Ramos (2007, 2010) , Linden (2011), Powers (2008), Nikolajeva and Scott (2011), Dondis (2015), Araújo (2008) and Munari (2018) and others. All these studies were necessary for the interpretation of the pre-textual, textual and post-textual elements of the objects of analysis and for the understanding of the resizing through which the narrative poem passed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-04-11T13:42:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2780067 bytes, checksum: 626fc8eebd4ad84b072fa7dd0b91cecf (MD5) Termo de Publicação.pdf: 77662 bytes, checksum: 10aa7fa118089811880a00c8d7b5dde2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T13:42:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2780067 bytes, checksum: 626fc8eebd4ad84b072fa7dd0b91cecf (MD5) Termo de Publicação.pdf: 77662 bytes, checksum: 10aa7fa118089811880a00c8d7b5dde2 (MD5) Previous issue date: 2021-10-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMário Quintanapor
dc.subjectLivro ilustradopor
dc.subjectRedimensão textualpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA redimensão textual da obra Pé de Pilão, de Mário Quintana: inter-relação entre edição, palavra e ilustraçõespor
dc.typeDissertaçãopor
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