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Tipo do documento: Dissertação
Título: As affordances e as tecnologias digitais: percepções de alunos de espanhol para uma aprendizagem autônoma
Autor: Soares, Aline Cristiane Morais de Souza
Primeiro orientador: Gomes, Francisco Wellington Borges
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), hoje, estão disponíveis e ao alcance de todas as pessoas. Os adolescentes, imersos nessa sociedade tecnológica, as percebem como possíveis affordances para realizar com autonomia várias atividades cotidianas. Assumimos que affordances são as possibilidades de ações percebidas diante de determinadas situações ou objetos. Para este trabalho, associamos essa concepção ao uso de artefatos tecnológicos pelo grupo de adolescentes que foi investigado. Além disso, pesquisamos sobre o letramento digital, a aprendizagem da língua espanhola, a percepção e a autonomia, a fim de investigar questões relacionadas à forma como a percepção das TDICs influencia o aprendizado autônomo da língua espanhola por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Buscamos também identificar o nível de letramento digital dos alunos do Ensino Médio em relação à aprendizagem de uma língua estrangeira, tanto em atividades do dia-a-dia como no manuseio de artefatos tecnológicos com e sem acesso à internet. Para alcançar os objetivos definidos, realizamos uma investigação qualitativa por meio de uma pesquisa-ação, tendo como sujeitos pesquisados, os estudantes da primeira série do Ensino Médio do IFPI de Piripiri-PI. Como procedimentos adotados, temos o momento de instrução por meio de um Ciclo de Palestras sobre as TDICs percebidas para estudar com autonomia a língua espanhola, e a aplicação de três questionários para mensurar o conhecimento dos alunos e identificação de possíveis mudanças de comportamento diante das instruções. Para a análise foi adotado a triangulação dos dados obtidos pelos questionários, as percepções oriundas do diário da pesquisa e do grupo no Whatsapp. Apoiamo-nos nas reflexões de Selber (2004), Bedran (2016), Dudeney, Hocly e Pegrum (2016), Moran (2000), Veiga (2001), GOMES (2015, 2019), Sedycias (2005), Alberti e Carlos (2017), Gibson (1986), Gaver (1991), Martinez (2009) e Moura Filho (2009). Como resultados concluímos que os participantes demonstraram níveis de letramentos digitais compatíveis com o grau de complexidade de suas necessidades, além de perceberem que podiam aprender a partir dos recursos tecnológicos que eles têm disponíveis. Verificamos, também, que, mesmo com o uso de artefatos tecnológicos, o aumento de interesse pelo espanhol foi pouco em relação a outros idiomas. Os resultados nos levam a constatar que o estudante deve refletir sobre as questões relacionadas às percepções diante das tecnologias digitais e aprendizado autônomo da língua espanhola. Além disso, evidencia-se a necessidade de inserir práticas voltadas para o letramento digital, o estímulo e orientações para o uso dos artefatos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem autônoma, não só da língua espanhola como também de outras línguas estrangeiras.
Abstract: Las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs), hoy, están disponibles y al alcance de todas las personas. Los jóvenes, inmersos en esa sociedad tecnológica, las perciben como posibles affordances para realizar con autonomía varias actividades cotidianas. Asumimos que affordances son las posibilidades de acciones percibidas delante de determinadas situaciones u objetos, para este trabajo, asociamos esa concepción al uso de artefactos tecnológicos por el grupo de adolescentes que fue investigado. Además de eso, pesquisamos también sobre la literacidad digital, el aprendizaje de la lengua española, la percepción y la autonomía, a fin de investigar cuestiones relacionadas a la forma como la percepción de las TDICs influencia el aprendizaje autónomo de la lengua española por alumnos del primer año de la Enseñanza Media. Buscamos también identificar el nivel de literacidad digital de los alumnos de la Enseñanza Media en relación al aprendizaje de una lengua extranjera, tanto en actividades del día a día como en el manoseo de artefactos tecnológicos con e sin acceso a la internet. Para alcanzar los objetivos definidos realizamos una investigación cualitativa por medio de una pesquisa-acción teniendo como sujetos pesquisados los estudiantes de la primera serie de la Enseñanza Media de IFPI de Piripiri-PI. Como procedimientos adoptados tenemos el momento de instrucción por medio de un Ciclo de Palestras sobre las TDICS percibidas para estudiar con autonomía la lengua española y la aplicación de tres cuestionarios para mensurar el conocimiento de los alumnos e identificación de posibles cambios de comportamiento delante de las instrucciones. Para análisis fue adoptado la triangulación de los dados obtenidos por los cuestionarios, las percepciones oriundas del diario de la pesquisa y del grupo en el WhatsApp. Nos apoyamos en las reflexiones de Selber (2004), Bedran (2016), Dudeney, Hocly e Pegrum (2016), Moran (2000), Veiga (2001), Gomes (2015, 2019), Sedycias (2005), Alberti e Carlos (2017), Gibson (1986), Gaver (1991), Martinez (2009) e Moura Filho (2009). Como resultados, concluimos que los participantes demostraron niveles de literacidad digitales compatibles con el grado de complejidad de sus necesidades, además de percibir que podrían aprender a partir de los recursos tecnológicos que ellos tienen disponibles. Verificamos también que, mismo con el uso de artefactos tecnológicos, el aumento de interese por el español fue poco em relación a otros idiomas. Los resultados nos llevan a constatar que el estudiante debe reflejar sobre las cuestiones relacionadas a las percepciones delante de las tecnologías digitales y aprendizaje autónomo de la lengua española. Además de eso, se evidencia la necesidad de inserir prácticas vueltas para la literacidad digital, el estímulo y orientaciones para el uso de los artefactos tecnológicos como herramienta de aprendizaje autónoma no solo de la lengua española como también de otras lenguas extranjeras.
Palavras-chave: Letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Língua Espanhola
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOARES, Aline Cristiane Morais de Souza. As affordances e as tecnologias digitais: percepções de alunos de espanhol para uma aprendizagem autônoma. 2020. 110 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/318
Data de defesa: 15-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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