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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inadequações de concordância verbal na 3ª pessoa do plural em textos escritos de alunos do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de análise linguística
Autor: Santos, Arly Gonçalves Diogo dos
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: Neste trabalho, realizamos um diagnóstico sobre as inadequações de conc ordância verbal em 3ª pessoa do plural em textos escritos de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma esco la da rede estadual do Maranhão. D escrevemos os casos mais recorrentes e elaboramos uma Proposta de Intervenção Pedagógica. Por este viés , é que ele se enquadra na Linha de Pesquisa Teorias da linguagem e ensino que tem como objetivo analisar e descrever as inadequações de concordância verbal em terceira pessoa do plural identificadas na s produções escritas dos alunos. Assim ancoramo nos em Marte llota (2003 e Neves ( 2007), que concebem o ensino de gramática numa concepção funcionalista que trabalhe n a perspectiva de reflexão e uso. Ressaltamos que, aqui, não se trabalha diretamente com essas fontes teóricas, mas tão somente com suas releituras, considerando que as abordagens sobre os aspectos do funcionalismo e suas concepções não se constituem foco deste trabalho . Esta dissertação se fundamenta na gramática de reflexão e uso, por isso , realizamos uma abordagem teórica d os seguintes autores: Marc uschi (2010) Antunes (2009); Rojo (2012); Antunes (2009) Bechara (2009); Faraco ( 2002); Cunha e Cintra (1985) e Geraldi e Oliveira (2002), Travaglia (2006), bem como os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Observamos, na rotina pedagógica em sala de aula e nas leituras dos textos escritos produzidos pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental, que seria necessário repensar o ensino de gramática na escola. Dessa forma, foi de sse ponto que partimos para desenvolvermos este trabalho, uma vez que foi constatado que ensinar a gramática pela gramática não fazia sentido para os alunos e que seria necessário promover um ensino que refletisse sobre o uso da língua. As análises dos res ultados obtidos por meio dos textos (reescrita) dos alunos demonstram que, em sua maioria, eles desenvolvem o processo de escrita, sem refletir, de forma mecânica Ainda, pelas suas reescritas, evidenciamos que há influência marcante da oralidade na escrit a. Logo, foi possível constatarmos que na maioria dos textos que compõem o corpus deste trabalho, os alunos utilizam a concordância verbal sem articul ar uso e reflexão , justificando a necessidade da proposta pedagógica.
Abstract: In this work, we made a diagnosis about the inadequacies of verbal agreement in the 3rd person of the plural in written texts of students of the 8th year of elementary school, in a school in the state of Maranhão, we describe the most recurrent cases and elaborate a Pedagogical Intervention Proposal. Because of this research bias, it fits into the Research Line Theories of language and teaching, which aims to analyze and describe the inadequacies of third-person plural verbal agreement identified in students' written productions, so we rely on Martellota (2003) and Neves (2007), who conceive the teaching of grammar in a functionalist conception, which works from the perspective of reflection and use. We emphasize that, here, we do not work directly with these theoretical sources, but only with their reinterpretations, considering that the approaches on the aspects of functionalism and their conceptions are not the focus of this work. This dissertation is based on the grammar of reflection and use. Thus, we performed a theoretical approach on the following authors: Marcuschi (2010) Antunes (2009); Rojo (2012); Antunes (2009) Bechara (2009); Faraco (2002); Cunha and Cintra (1985) and Geraldi and Oliveira (2002), Travaglia (2006), as well as the official documents National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998) and the Common National Curricular Base (BRAZIL, 2017). We observed, in the pedagogical routine in the classroom and in the reading of the written texts produced by the students of the 8th year of elementary school, that it would be necessary to rethink the teaching of grammar at school. Thus, it was from this point that we started to develop this work, since it was found that teaching grammar by grammar did not make sense to students and that it would be necessary to promote teaching that reflected on the use of language. The analysis of the results obtained through the texts (rewritten) of the students show that, in the majority, they develop the writing process, without reflecting, in a mechanical way. Still, through their rewrites, we show that there is a marked influence of orality in writing. Therefore, it was possible to verify that in most of the texts that make up the corpus of this work, students use verbal agreement without articulating usage and reflection, justifying the need for the pedagogical
Palavras-chave: Língua Portuguesa - Ensino
Concordância Verbal
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Arly Gonçalves Diogo dos. Inadequações de concordância verbal na 3ª pessoa do plural em textos escritos de alunos do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de análise linguística. 2020. 136 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/324
Data de defesa: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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