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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eulenice Mineiro-
dc.contributor.advisor1Gomes, Raimundo Francisco-
dc.date.accessioned2022-06-13T12:47:09Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Eulenice Mineiro. Interfaces entre enunciador e sujeitos gramaticais: implicações e complicações para o ensino das frases em língua portuguesa. 2020. 200 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/326-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma análise sobre o ensino de sintaxe na perspectiva da enunciação, cotejando o enfoque entre duas teorias: a Enunciativa e a Gramatical. Desta, nos reportaremos aos corpos levantados quanto ao ensino de sintaxe das frases e orações. Àquela, aos pressupostos teóricos que regem o ensino de Língua Portuguesa em enunciação e as variáveis que diferenciam sujeito gramatical de enunciador e que materializam os sentidos e significados das frases. A escolha pelo presente tema encontra base na abordagem sobre sintaxe que trabalha o ensino das frases apenas a partir de sua estrutura gramatical, deixando de lado seu ensino enquanto unidade da comunicação na qual os usuários constroem sentidos e significados, através das interações linguística, capazes de veicular seu real significado tendo em vista que, “o homem se constitui sujeito na linguagem e pela linguagem” (BENVENISTE, 2005, PGL I, p. 286). Assim, embasam este estudo autores como Saussure (1995), Benveniste (2005, 2006), Flores (2007, 2017), Bakhtin (1929), Fiorin (2017), Souza Silva; Koch (1998), entre tantos outros. Dessa forma, a hipótese principal foi a de que o ensino de sintaxe deva partir da língua em enunciação a qual é capaz de diferenciar as pessoas gramaticais das pessoas do discurso. Outra hipótese foi a de que os manuais didáticos não dão conta de ressaltar o ensino das frases como unidade de comunicação e uma última hipótese ainda, foi a de que alguns alunos não aprendem sintaxe das frases e orações porque não relacionam a língua ensinada na escola com a que utilizam a todo instante. Nesse sentido, o objetivo principal do presente estudo foi ressaltar as contribuições de um ensino de sintaxe na perspectiva da Teoria da Enunciação. Outro, foi apresentar dados sobre o que os discentes entendem a respeito do enunciador, sujeito gramatical, frase, tipos e subtipos. E ainda, averiguar como esses conteúdos são abordados em livros didáticos e gramáticas tradicionais bem como as contribuições dessas abordagens para a aprendizagem discente. Sua relevância consiste em ressaltar a necessidade de uma abordagem de ensino da língua pelo viés enunciativo, tendo em vista que a enunciação linguística está intrinsecamente ligada aos estudos sintáticos e impactam diretamente na compreensão das mensagens que os falantes emitem a todo momento. Assim, com base nos dados colhidos, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica direcionada a todos os docentes do Ensino Fundamental interessados pelo presente tema.por
dc.description.abstractThe present study show an analysis about the teaching of syntax in the perspective of enunciation, comparing the focus between two theories: the Enunciative and the Grammatical. From this, we will report to the bodies raised as to the teaching of the syntax of phrase and sentences. That one, to the theoretical assumptions that govern the teaching of the Portuguese language in enunciation and the variables that differentiate grammatical subject from enunciator and that materialize the senses and mean of the sentences. The choice for the present theme find base about the syntax approach that works the teaching of phrases only from its grammatical structure, leaving aside its teaching as a communication unit in which users build senses and meanings through the linguistic interactions that they are able to convey. Given that, “the man constitutes subject in language and through language” (BENVENISTE, 2005, PGL I, p.286). Thus, this study is based on authors such as Saussure (1995), Benveniste (2005) and (2006), Flores (2007) and (2017), Bakhtin (1929), Fiorin (2017), Souza Silva; Koch (1998) among many others. This form, the main hypothesis was that the teaching of syntax should start from the enunciated language, which is capable of differentiating grammatical people from people of speech. Other hypothesis was that the textbooks may not handle to emphasize the teaching of phrases as a unit of communication and one last hypothesis was that some students do not learn the syntax of phrases and sentences because they do not relate the language taught at school to the one they use all the time. In this sense, the main objective of the present study was to stand out the contributions of teaching syntax from the perspective of the Theory of Enunciation. Other was to show data on what students understand about the speaker, grammatical subject, phrases, types and subtypes. Still, to investigate how these contents are addressed in traditional textbooks and grammars as well as the contributions of these approaches to student learning. Its relevance consists in emphasizing the need for an approach to language teaching through an enunciative bias, considering that linguistic enunciation is intrinsically linked to syntactic studies and directly impacts the understanding of the messages that speakers send at all times. Thus, based on the data collected, we prepared a proposal for pedagogical intervention aimed at all elementary school teachers interested in this theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-06-13T12:47:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 5584612 bytes, checksum: 2d1a92bf7b0651b5ef1809375c162ae4 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1027670 bytes, checksum: 9afd3c1f57998a796739e9061ffaf8c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T12:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 5584612 bytes, checksum: 2d1a92bf7b0651b5ef1809375c162ae4 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1027670 bytes, checksum: 9afd3c1f57998a796739e9061ffaf8c4 (MD5) Previous issue date: 2020-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnunciaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnunciador versus Sujeitos gramaticaispor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleInterfaces entre enunciador e sujeitos gramaticais: implicações e complicações para o ensino das frases em língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
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