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Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura e fake news: estratégias para o reconhecimento de fato noticioso falso por alunos do 9º ano
Autor: Teixeira, Gerson Sousa Félix
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas reflexões ao ensino de Língua Portuguesa, dando especial atenção ao trabalho com gêneros da esfera jornalística. Nesse viés, é importante que, além do uso dos gêneros, os docentes explorem também as práticas sociais contemporâneas vinculadas às redes sociais como: curtir, comentar, redistribuir, publicar notícias, tais como as questões ligadas à esfera jornalística-midiática, envolvendo a confiabilidade da informação, a proliferação de fake news, bem como a manipulação de fatos e informações, contribuindo para que os alunos, especificamente os do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvam habilidades de compreender fatos noticiosos, posicionar-se diante deles e analisá-los em diferentes fontes e mídias. É nesse contexto que se enquadra esta pesquisa de mestrado, tendo por objetivo geral descrever estratégias utilizadas por alunos do 9º ano para identificação de fake news em aulas de Língua Portuguesa. A hipótese principal é que por meio de uma intervenção pedagógica constituída por estratégias de leituras os discentes são capazes de compreender os fatos noticiosos, posicionar-se diante deles e apontar se se constituem de mentiras, analisando, além da estrutura textual, a verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, além da comparação em diferentes fontes e da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade das notícias. Para fundamentar esta pesquisa, o referencial teórico contempla concepções de língua, os conceitos de leitura e de estratégias em diversas mídias, a composição do gênero notícia e seu uso em sala de aula. Para isso, as considerações que fundamentam este trabalho são as elaboradas por Bakhtin (1997), Marcuschi (2002; 2008), Bezerra (2017), Bronckart (2009), Koch (2014), Koch; Elias (2006), Cavalcante (2012), Dolz; Schneuwly (2004), Kleiman (2000), Solé (1998), Sim-Sim (2007), Leffa (1996) Coscarelli (2016), Silva (2003), Barton; Lee (2015), Figueiras (2017), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa. O caráter quantitativo justifica-se pela necessidade de expor algumas informações em números para classificá-las e, posteriormente, analisá-las, o que exige o uso de recursos estatísticos, já o perfil qualitativo caracteriza-se pelo fato de que todos os dados resultarão em análises importantes que serão sustentadas por referências de autores consagrados. Quanto à natureza, a pesquisa caracteriza-se como aplicada, tendo por almejar a produção de conhecimentos que tenham uma aplicação prática, ou seja, que objetivam minimizar problemas específicos, no caso, a identificação de notícias falsas, dos alunos do 9º ano. O corpus de análise foi constituído por 256 questionários resultantes da aplicação de atividades de leitura e checagem da informação, participaram efetivamente um total de 16 alunos. Foram verificadas quatro notícias, sendo duas fake news e duas verdadeiras. Ficou comprovado que a leitura por meio de estratégias metacognitivas somada ao conhecimento do gênero notícia em ambiente virtual e a utilização de recursos provindos do letramento digital, juntos, contribuíram para que todos os alunos participantes pudessem identificar a natureza correta das notícias, quando falsas e verdadeiras.
Abstract: The implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) brought new reflections to the teaching of Portuguese, paying special attention to work with genres in the journalistic sphere. In this bias, it is important that, in addition to the use of genres, teachers also explore contemporary social practices linked to social networks such as: enjoy, comment, redistribute, publish news, such as issues related to the journalistic-media sphere, involving reliability information, the proliferation of fake news, as well as the manipulation of facts and information, helping students, specifically those in the 8th and 9th grade of elementary school, to develop skills to understand news facts, position themselves before them and analyze them. them in different sources and media. It is in this context that this master's research fits, with the general objective of describing strategies used by 9th grade students to identify fake news in Portuguese language classes. The main hypothesis is that, through a pedagogical intervention consisting of reading strategies, students are able to understand the news facts, position themselves before them and point out whether they are made up of lies, analyzing, in addition to the textual structure, the verification / evaluation of the vehicle, source, date and place of publication, authorship, URL, in addition to comparison in different sources and consultation of curatorial sites that attest to the reliability of the news. To support this research, the theoretical framework includes concepts of language, the concepts of reading and strategies in different media, the composition of the news genre and its use in the classroom. For this, the considerations that support this work are those elaborated by Bakhtin (1997), Marcuschi (2002, 2008), Bezerra (2017), Bronckart (2009), Koch (2014), Koch; Elias (2006), Cavalcante (2012), Dolz; Schneuwly (2004), Kleiman (2000), Solé (1998), Sim-Sim (2007), Leffa (1996) Coscarelli (2016), Silva (2003), Barton; Lee (2015), Figueiras (2017), among others. This is a qualitative and quantitative research. The quantitative character is justified by the need to expose some information in numbers to classify them and, later, to analyze them, which requires the use of statistical resources, since the qualitative profile is characterized by the fact that all the data will result important analyzes that will be supported by references from renowned authors. As for nature, the research is characterized as applied, aiming at the production of knowledge that has a practical application, that is, that aim to minimize specific problems, in this case, the identification of false news, from 9th grade students. The analysis corpus consisted of 256 questionnaires resulting from the application of reading and information checking activities, a total of 16 students actually participated. Four news items were verified, two fake news and two true. It was proven that reading through metacognitive strategies coupled with knowledge of the news genre in a virtual environment and the use of resources from digital literacy, together, contributed so that all participating students could identify the correct nature of the news, when false and true.
Palavras-chave: Fake news
Língua portuguesa
Estratégias de leitura
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: TEIXEIRA, Gerson Sousa Félix. Leitura e fake news: estratégias para o reconhecimento de fato noticioso falso por alunos do 9º ano. 2020. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/328
Data de defesa: 6-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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