Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Francisca Carolina Sousa-
dc.contributor.advisor1Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.date.accessioned2022-06-13T13:20:05Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisca Carolina Sousa. O miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporânea. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/329-
dc.description.resumoA globalização e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mudaram as formas de produção e recepção dos textos. Na era da comunicação instantânea, as muitas atribuições sociais exigem que os textos sejam cada vez mais acessíveis e breves. Dessa forma, postula-se que os minicontos − narrativas bastante concisas − tornam a atividade leitora mais rápida e dinâmica. A inclusão do miniconto no componente curricular de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conferiu destaque a esse gênero literário. Assim, o objetivo geral do presente estudo é analisar como a leitura e a produção de minicontos auxiliam no letramento literário de alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Teresina-PI. Esta pesquisa também tem por objetivos específicos: Demonstrar como a crítica literária aborda o miniconto; Identificar o papel do aluno-leitor/aluno-autor na recepção e produção de minicontos; Descrever de que forma os minicontos estimulam a leitura e a produção textual; Efetivar estudos sobre minicontos pelo viés dos estudos estruturais e recepcionais; Elaborar proposta de intervenção que auxilie no letramento literário com a utilização de minicontos. Diante disso, surgiram as seguintes questões norteadoras: De que forma a leitura e a produção de minicontos auxiliam no letramento literário? Como as mininarrativas despertam o interesse dos alunos pela literatura? Qual a importância do leitor na leitura de minicontos? Como o gênero miniconto é destacado na crítica literária? Para responder a essas questões, supôs-se que ler e produzir minicontos auxilia no letramento literário, visto que é um gênero breve e que atrai a atenção do leitor, bem como o leitor preenche as lacunas das mininarrativas, e também porque tem conquistado espaço entre a crítica literária e o público em geral. A base teórica fundamenta-se em Vieira (2015), Todorov (2009), Cosson (2012), Eagleton (2003; 2006), Jolles (1976), Franco Junior (2005), Moisés (2012), Spalding (2008) e Sim-Sim (2007), na Teoria da Estética da Recepção e do Efeito, de Jauss e Iser, respectivamente, e na Desconstrução, de Jacques Derrida. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho quali-quantitativo, juntamente à bibliográfica, exploratória e aplicada. Em virtude da recente inclusão nos currículos escolares e livros didáticos do gênero miniconto, esta pesquisa visa a colaborar com a prática docente, auxiliando no processo ensino-aprendizagem de mininarrativas. Para tanto, como produto final desta dissertação, elaborou-se um guia didático para professores, que contém atividades de leitura e produção de minicontos. Desse modo, os docentes podem utilizar as atividades como material de apoio em suas aulas, despertando o interesse dos alunos pela leitura literária.por
dc.description.abstractThe Globalization and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have changed the ways of producing and receiving texts. In the age of instant communication, the many social attributions require that texts be increasingly accessible and brief. Thus, it is postulated that mini-stories - very concise narratives - make reading activity faster and more dynamic. The inclusion of the mini-story in the Portuguese Language curriculum component of the National Common Curricular Base (BNCC) has placed emphasis on this literary genre. Thus, the general objective of the present study is to analyze how reading and the production of mini-stories help in the literary literacy of students in a class of the 8th grade of elementary school, in a school in Teresina-PI. This research also has specific objectives: To demonstrate how literary criticism approaches the mini-story; Identify the role of student-reader / studentauthor in receiving and producing mini-stories; Describe how mini-stories stimulate reading and textual production; Implement studies on mini-counts by means of structural and reception studies; Develop an intervention proposal that helps literary literacy with the use of mini-stories. In addition, the following guiding questions arose: How does reading and the production of mini-stories help in literary literacy? How do mini-narratives arouse students' interest in literature? What is the importance of the reader when reading mini-stories? How is the ministory genre is emphasized in literary criticism? To answer these questions, it was assumed that reading and producing mini stories helps literary literacy, since it is a short genre that attracts the attention of the reader, as well as the reader fills the gaps in the mini-narratives, and also because it has gained space between literary criticism and the general public. The theoretical basis is based on Vieira (2015), Todorov (2009), Cosson (2012), Eagleton (2003; 2006), Jolles (1976), Franco Junior (2005), Moisés (2012), Spalding (2008) and Sim-Sim (2007), in the Aesthetics Theory of Reception and Effect, by Jauss and Iser, respectively, and in the Deconstruction, by Jacques Derrida. The methodology used in this study was qualitative and quantitative, together with bibliographic, exploratory and applied. Due to the recent inclusion in school curricula and textbooks of the mini-stories genre, this research aims to collaborate with teaching practice, assisting in the teaching-learning process of mini-narratives. For that, as a final product of this dissertation, a didactic guide for teachers was elaborated, which contains reading activities and production of mini-stories. Therefore, teachers can use the activities as support material in their classes, arousing students' interest in literary reading.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-06-13T13:20:05Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1684054 bytes, checksum: bac34d68943039c43f9fbf7f43144232 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1004742 bytes, checksum: ce352ef067304ecc559d3619141e500c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T13:20:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1684054 bytes, checksum: bac34d68943039c43f9fbf7f43144232 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 1004742 bytes, checksum: ce352ef067304ecc559d3619141e500c (MD5) Previous issue date: 2020-05-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMinicontopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectCrítica literáriapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf981,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.