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dc.creatorFreitas, Risoleta Viana de-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2022-06-14T14:40:09Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.identifier.citationFREITAS, Risoleta Viana de. Semiose cultural de ritmos e encantos no samba-enredo da Escola Beija-Flor de Nilópolis. 2017. 186 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/330-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a diversidade cultural nos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis, no período de 2004 a 2013, à luz da Semiótica da Cultura. E, como objetivos específicos, tem-se: examinar o diálogo cultural entre as diversas culturas, percebido nas composições das letras dos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis; identificar os elementos de tradução da tradição presentes das letras dos sambas-enredo desta escola de samba e verificar a correlação entre os sistemas modelizantes de primeiro e segundo graus, existentes nas letras de seus sambas-enredos. Diante da riqueza e da diversidade de temas e enfoques percebidos no samba é que, para o presente trabalho, elencou-se os sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis, no período de 2004 a 2013, mais especificamente os sambas-enredos de 2004, 2005, 2007 e 2008, anos em que o campeonato foi conquistado. A referida escola é tradicional do Rio de Janeiro, criada em 1948, e já soma treze sambas-enredos campeões. Ela se destaca pelas múltiplas abordagens em suas temáticas, em que são notados aspectos da cultura local, regional, nacional e internacional. Para tanto, os diálogos teóricos que fundamentam tal pesquisa foram desenvolvidos a partir de Lótman (1996) (1979), (1978); Machado (2013), (2007) (2003), no tocante à Semiótica da Cultura; para a tessitura das concepções sobre samba/samba-enredo, alguns autores selecionados foram: Mussa e Simas (2010), Sandroni (2012), DaMatta (1997), dentre outros. A atividade realizada nessa pesquisa possibilitou analisar, na semiosfera do carnaval e da própria escola de samba pesquisada a diversidade de sistemas e de elementos culturais que a compõem e como esses sistemas dialogam, são traduzidos e como se relacionam para, assim, constituírem novos sistemas e significações.por
dc.description.abstractThis work has as general goal to analyze the Cultural Diversity in the samba theme from Beija-Flor de Nilópolis School, in the periods of 2004 to 2013, in the light of Semiotics of Culture. Thus, as specific goals we aimed: a) examine the cultural dialogue among the several cultures, realized in the composition of the samba themes from Beija-Flor de Nilópolis School and identifying the elements of translation of tradition in the samba themes of this samba school and, verifying the correlation among modeling systems of first and second level, existent in the samba themes lyrics. Considering the richness and diversity of themes realized in the samba theme was chose the Beija-Flor de Nilópolis School, in the periods from 2004-2013, more specifically the samba themes from 2004, 2005, 2007 and 2008, years in which the championship was conquered. The referred school is tradition in Rio de Janeiro city, created in 1948, and has 13 champion samba themes. The school is highlight by the multiple approaches in its thematic, in what were noticed aspects of the local, regional, national and international culture. Therefore, the theoretical dialogues that substantiated this text were developed through Lótman (1996), (1979), (1978); Machado (2013), (2007), (2003), in relation to Semiotic of Culture; to the composition of the concepts about samba/samba theme, some authors selected were: Mussa and Simas (2010), Sandroni (2012), DaMatta (1997), and others. The activity made in this work made possible to analyse, in the carnival semiosphere, and the very school of samba researched, the diversity of systems and cultural elements that compound it and how these systems dialogue, are translated and how they relate and, finaly, the constitution of new systems and significations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-06-14T14:40:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3001934 bytes, checksum: 7af1af21f8470eb8f7a63e5183271256 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 703238 bytes, checksum: 17fa39287126013c7325ff3c8d928ac3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3001934 bytes, checksum: 7af1af21f8470eb8f7a63e5183271256 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 703238 bytes, checksum: 17fa39287126013c7325ff3c8d928ac3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSamba-Enredopor
dc.subjectSemiótica da culturapor
dc.subjectSistemas modelizantespor
dc.subjectBeija-Flor de Nilópolispor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleSemiose cultural de ritmos e encantos no samba-enredo da Escola Beija-Flor de Nilópolispor
dc.typeDissertaçãopor
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