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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias retóricas: uma análise da seção introdução do gênero dissertação de mestrado nas áreas de letras e matemática
Autor: Fontinele, Simone Rego
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Alves, Shirlei Marly
Terceiro membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: Este trabalho fundamenta-se em estudos de análise de gêneros na perspectiva da sociorretórica, objetivando analisar os passos retóricos relatando a vivência em sala de aula, indicando problemas de pesquisa e relatando os objetivos da pesquisa na seção introdução de dissertações de mestrado da área de Letras e Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na pesquisa também foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar a recorrência dos três passos retóricos anteriormente mencionados; analisar os recursos léxico-gramaticais nos passos a serem analisados; examinar em qual contexto as dissertações de mestrado das áreas de Letras e Matemática são produzidas; e comparar as estratégias retóricas utilizadas nessas duas áreas. Em relação aos procedimentos metodológicos, este trabalho é uma pesquisa de campo e documental de cunho descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. O corpus é formado por 20 exemplares de dissertações de mestrado, sendo 10 (dez) introduções da área de Letras do Mestrado Profissional - (PROFLETRAS) e 10 (dez) introduções da área de Matemática do Mestrado Profissional - (PROFMAT), ofertados em rede, em que, desta, a Universidade Estadual do Piauí é instituição participante. Após a análise desses exemplares, examinamos as informações coletadas via questionário aplicados com professores e alunos dos mestrados mencionados acima. O referencial teórico concentra-se, principalmente, em autores como Swales (1990), Askehave e Swales (2009), Bhatia (1993), Hyland (2004), Alves Filho (2018), Biasi-Rodrigues (1998), Munhoz (2014), Hendges e Motta-Roth (2010), dentre outros. A análise dos 20 exemplares revelou que os passos retóricos relatando os objetivos da pesquisa e indicando problemas de pesquisa tiveram maior recorrência no corpus das duas áreas analisadas. Enquanto que o passo relatando a vivência em sala de aula se mostrou menos recorrente no corpus das duas áreas. Além disso, observamos o contexto em que as dissertações de mestrado foram produzidas e identificamos algumas diferenças no modo como membros de culturas disciplinares agem retoricamente. Outras informações foram coletadas neste estudo por meio de questionários, nos quais podemos compreender, a partir das experiências dos professores e dos alunos do PROFLETRAS e do PROFMAT, como eles compreendem o gênero dissertação de mestrado e a seção introdução. Os resultados mostram que a escrita do gênero dissertação, assim como a seção introdução está relacionada com as práticas de letramentos acadêmicos. O conhecimento do gênero é fundamental quando os autores se vêem diante da necessidade de produzir textos no ambiente acadêmico.
Abstract: This work is based on studies of genre analysis from the socio-rhetorical perspective, aiming to analyze the rhetorical steps reporting the experience in the classroom, indicating research problems and reporting the research objectives in the introduction section of masters dissertations in the area of Languages and Mathematics from the State University of Piauí (UESPI). In the research, some specific objectives were also established: to verify the recurrence of the three rhetorical steps mentioned above; analyze the lexical-grammatical resources in the steps to be analyzed; examine in which context the Masters dissertations in the areas of Languages and Mathematics are produced; and compare the rhetorical strategies used in these two areas. Regarding the methodological procedures, this work is a descriptive field and documentary research with a qualitative and quantitative approach. The corpus consists of 20 copies of Masters dissertations, 10 (ten) introductions from the area of Languages of the Professional Master's - (PROFLETRAS) and 10 (ten) introductions from the area of Mathematics of the Professional Master's - (PROFMAT) offered on a network in that the State University of Piauí is an institution participating in this network. After analyzing these samples, we examined the information collected via a questionnaire applied to professors and students of the above mentioned master's degrees. The theoretical framework focuses mainly on authors such as Swales (1990), Askehave and Swales (2009), Bhatia (1993), Hyland (2004), Alves Filho (2018), Biasi-Rodrigues (1998), Munhoz (2014), Hendges and Motta-Roth (2010), among others. The analysis of the 20 copies revealed that the rhetorical steps reporting the research objectives and indicating research problems had greater recurrence in the corpus of the two analyzed areas. While the step reporting the classroom experience proved to be less recurrent in the corpus of the two areas. Furthermore, we observed the context in which the masters dissertations were produced and identified some differences in the way members of disciplinary cultures act rhetorically. Other information was collected in this study through questionnaires, in which we can understand, from the experiences of PROFLETRAS and PROFMAT teachers and students, how they understand the masters dissertation genre and the introductory section. The results show that the writing of the dissertation genre, as well as the introduction section, is related to academic literacy practices. Knowledge of the genre is essential when authors are faced with the need to produce texts in the academic environment.
Palavras-chave: Dissertação de Mestrado
Organização retórica
Seção introdução
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: FONTINELE, Simone Rego. Estratégias retóricas: uma análise da seção introdução do gênero dissertação de mestrado nas áreas de letras e matemática. 2022. 126 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/334
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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