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dc.creatorCavalcante, Skarllethe Jardannya Batista-
dc.contributor.advisor1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.contributor.referee1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.contributor.referee2Silva, Franklin Oliveira-
dc.contributor.referee3Alves, Shirlei Marly-
dc.date.accessioned2022-06-21T14:36:18Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Skarllethe Jardannya Batista. Análise retórica da seção considerações finais do gênero dissertação de mestrado das áreas de letras e matemática. 2022. 152 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/335-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as estratégias retóricas recorrentemente utilizadas na seção de Considerações Finais de Dissertação de Mestrado, produzidas por alunos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Para essa análise, as convenções e o contexto social do domínio acadêmico foram levados em consideração. Portanto, esta pesquisa se fundamenta na sociorretórica e apresenta, como base teórica, principalmente as pesquisas de Miller (2012 [1984]) e de Bazerman (2005, 2015), sobre gênero enquanto ação que se realiza em sociedade, de Swales, (1990, 1992, 2004, 2016) acerca de propósito comunicativo, comunidade discursiva acadêmica e passos retóricos, de Hyland (1997, 2000, 2004, 2009, 2010, 2015), a respeito da cultura disciplinar, e das pesquisas de Oliveira (2016) e Porto (2019), acerca da seção de considerações finais. Sobre a metodologia, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa para a análise do corpus composto por 15 dissertações do PROFLETRAS e 15 dissertações do PROFMAT. Iniciamos a análise dos dados a partir de uma análise textual, que identificou os passos retóricos recorrentes nas áreas de Letras e Matemática. Ademais, a fim de validar os dados, analisamos questionários respondidos por 3 professores orientadores e 3 ex-alunos dos mestrados profissionais. Com os resultados, obtivemos dois quadros de descrição retórica diferentes, visto que houve influência da cultura disciplinar na escrita das informações da seção. Assim, os resultados mostraram que, para as duas áreas, retomar objetivos, apresentar resultados, contextualizar a pesquisa e apresentar a sua importância são as ações que se relacionam aos passos retóricos mais valorizados na escrita da seção. Além dessas ações, a área de Letras valoriza apresentar recomendações práticas e retomar a justificativa para a escolha da proposta de intervenção, sendo essa última específica do PROFLETRAS, uma vez que, nesse programa, é institucionalizada a elaboração de uma proposta de intervenção após a análise dos dados. Ademais, ainda que com baixa recorrência, a área de Matemática apresentou o passo que retoma a questão problema da pesquisa, o qual não foi constatado na área de Letras. Sobre os resultados e descobertas, além das constatações, os mestrandos realizam interpretações e deduções, aprofundando a discussão acerca dos resultados na seção. A partir dos questionários, verificamos a influência dos membros mais experientes sobre os menos experientes. Além disso, o contato com outras dissertações, a leitura e a análise de outros textos acadêmicos, a realização de discussões acerca da temática em estudo e outros auxiliam o processo de escrita. A vivência como docente, segundo os entrevistados, é determinante em alguns pontos da dissertação, como, por exemplo, na elaboração do problema de pesquisa. Diante disso, verificamos a relação precisa que há entre as orientações dos professores orientadores, as percepções dos mestrandos e os passos retóricos. Os informantes reforçaram a importância dos resultados, dos objetivos, do problema da pesquisa, da indicação de trabalhos futuros, da confirmação ou não das hipóteses na seção de Considerações Finais, os quais são aspectos valorizados na escrita da seção.por
dc.description.abstractThis research has the general objective of analyzing the rhetorical strategies recurrently used in the Final Considerations section of the Master's Thesis, produced by students of the Professional Master's Degree in Letters (PROFLETRAS) and the Professional Master's Degree in Mathematics (PROFMAT) at the State University of Piauí (UESPI). For this analysis, the conventions and social context of the academic domain were considered. Therefore, this research is based on socio-rhetorical and presents as theoretical basis, mainly, the research of Miller (2012 [1984]) and Bazerman (2005, 2015) on gender as an action that takes place in society, by Swales (1990, 1992, 2004, 2016) about communicative purpose, academic discursive community and rhetorical steps, by Hyland (1997, 2000, 2004, 2009, 2010, 2015) about disciplinary culture and research by Oliveira (2016) and Porto (2019) about the concluding remarks section. Concerning to the methodology, it presents a qualitative and quantitative approach for the analysis of the corpus composed of 15 dissertations from PROFLETRAS and 15 dissertations from PROFMAT. We started the data analysis from a textual analysis, which identified the recurrent rhetorical steps in the areas of Letters and Mathematics. Furthermore, in order to validate the data, we analyzed questionnaires answered by 3 guiding professors and 3 former students of the professional master's degrees. We obtained two different rhetorical description tables, since there was an influence of the disciplinary culture in the writing of the information in the section. Thus, the results showed that, for the two areas, resuming objectives, presenting results, contextualizing the research and presenting its importance are the actions that relate to the rhetorical steps most valued in the writing of the section. In addition to these actions, the Literature area values presenting practical recommendations and resuming the justification for choosing the intervention proposal, the latter being specific to PROFLETRAS, since the elaboration of an intervention proposal is institutionalized after the data analysis. In addition, although with low recurrence, the area of Mathematics presented the step that resumes the research problem question, which was not found in the area of Letters. About the results and findings, in addition to the findings, the master's students perform interpretations and deductions, deepening the discussion about the results in the section. From the questionnaires, we verified the influence of the more experienced members on the less experienced ones. Furthermore, contact with other dissertations, reading and analysis of other academic texts, holding discussions on the subject under study, etc. help with the writing process. The experience as a teacher, is decisive in some points of the dissertation, such as, for example, in the elaboration of the research problem. Taking into consideration, we verified the precise relationship that exists between the orientations of the guiding professors, the perceptions of the master's students and the rhetorical steps. The informants reinforced the importance of the results, the objectives, the research problem, the indication of future works, the confirmation or not of the hypotheses in the Final Considerations section, which are aspects valued in the writing of the section.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-06-21T14:36:18Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1475867 bytes, checksum: 0e7d46f3bf6184ad4ce57080ec546f7f (MD5) Autorização_Publicação Digital.pdf: 1237372 bytes, checksum: c6a66ec10d7d982990a4d5efd29fc658 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T14:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1475867 bytes, checksum: 0e7d46f3bf6184ad4ce57080ec546f7f (MD5) Autorização_Publicação Digital.pdf: 1237372 bytes, checksum: c6a66ec10d7d982990a4d5efd29fc658 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero Dissertação de Mestradopor
dc.subjectAnálise retóricapor
dc.subjectCultura disciplinarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAnálise retórica da seção considerações finais do gênero dissertação de mestrado das áreas de letras e matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
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