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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de referenciação em textos escritos por surdos
Autor: Araújo, Camélia Sheila Soares Borges de
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Primeiro membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Segundo membro da banca: Gomes, Dannytza Serra
Terceiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Os estudos sobre referenciação têm avançado em vários aspectos, descrevendo os processos referenciais em gêneros textuais que circulam socialmente, em situações corriqueiras e essenciais em nosso cotidiano. Apesar de tantas pesquisas, a construção de referentes em textos de alunos surdos ainda é um assunto pouco abordado nessa área. A dificuldade de escrita do surdo em Língua Portuguesa é um fator preocupante, especialmente em práticas sociais como a redação do ENEM. Este trabalho objetiva investigar como os surdos (re)constroem os referentes em textos dissertativos, escritos em Língua Portuguesa. Para isso, nos baseamos em conceitos sob o olhar da Linguística Textual, segundo autores como Koch (2004), Marcuschi (2008) e Bentes (2012). Quanto ao fenômeno da referenciação, nos sustentamos em Mondada e Dubois (1995), Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), Cavalcante (2011, 2012, 2016), Custódio Filho e Silva (2013) e Custódio Filho e Brito (2014). Abordamos também a escrita do surdo com referências de Souza (1998), Karnopp (2002), Fernandes (2003), Fernandes (2006), Quadros (2006), Sacks (2010) e Leal (2013). A metodologia empregada para desenvolver a pesquisa foi de caráter bibliográfico, descritivo e qualitativo. O corpus da pesquisa é composto por 13 textos obtidos em uma oficina elaborada especificamente para esse fim. Os resultados mostraram que todos os textos apresentam processos referenciais desde a introdução, assim como as expressões utilizadas para retomar, organizar e dar continuidade ao tópico discursivo, chamado referente, o qual foi acionado por meio de expressões pertencentes ao campo significativo ou por expressões dos textos de apoio.
Abstract: Reference studies have advanced in several aspects, describing the referential processes in textual genres that circulate socially, in ordinary and essential situations in our daily lives. Despite so much research, the construction of references in texts of deaf students is still a subject little addressed in this area. The deaf writing difficulty is a worrying factor, especially in social practices such as ENEM's essays. This paper aims to investigate how the deaf (re)construct the referents in dissertative texts, written in Portuguese. For this, we based on concepts under the Textual Linguistic perspective, according to authors such as Koch (2004), Marcuschi (2008) and Bentes (2012). As for the Referencing Phenomena, we support ourselves on Mondada and Dubois (1995), Apothéloz and Reichler-Béguelin (1995), Cavalcante (2011, 2012, 2016), Custódio Filho and Silva (2013) and Custódio Filho and Brito (2014). We also approach the deaf writing based on Souza (1998), Karnopp (2002), Fernandes (2003), Fernandes (2006), Quadros (2006), Sacks (2010) and Leal (2013). The methodology used to develop the research was bibliographic, descriptive and qualitative. The research corpus consists of 13 texts obtained in a workshop designed specifically for this purpose. The results showed that all texts have referential processes since the introduction, as well as the expressions used to resume, organize and continue the discursive topic, called referent, which was triggered by expressions belonging to the significant field or by expressions of the texts. of support.
Palavras-chave: Referenciação
Texto
Língua Portuguesa
Escrita de surdos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: ARAÚJO, Camélia Sheila Soares Borges de. Processos de referenciação em textos escritos por surdos. 2019. 97 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/341
Data de defesa: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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