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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de aplicativos em dispositivos móveis como recurso didático aplicado à botânica no ensino médio
Autor: Pereira, Francisco Delvânio de Santana
Primeiro orientador: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Primeiro membro da banca: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Segundo membro da banca: Araujo, Josiane Silva
Terceiro membro da banca: Silva, Genilson Alves dos Reis e
Resumo: Os dispositivos móveis compõem uma parcela das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), eles permitem a inserção de aplicativos (Apps) os quais apresentam potencial uso em educação. Os “Apps” podem ser usados como recursos didáticos em abordagens ativas de aprendizagem, algo que pode ser viável para o ensino de Botânica. Testes podem investigar a evidência científica da interferência de aplicativos no processo de ensino e aprendizagem. O propósito da pesquisa foi verificar se o uso de aplicativos educacionais pode interferir positivamente no processo de ensino e aprendizagem em Botânica para estudantes do ensino médio. O estudo foi executado em uma escola pública localizada em Parnaíba-PI após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí (CAAE: 15729819.6.0000.5209). Participaram da pesquisa duas amostras de 30 discentes, cada: um grupo experimental (GE) e um grupo controle (GC). Para GE foram produzidas abordagens didáticas que contemplaram uso de “Apps”. Para GC os conteúdos foram abordados em aulas expositivas com recursos habituais. Foram aplicados três questionários: Q1 - socioeconômico (pré-teste, nos dois grupos); Q2 - conhecimentos de Botânica (pré e pós-teste, nas duas amostras) e Q3 - autopercepção dos estudantes (pós-teste, apenas para o GE). Os resultados qualitativos apontam que os estudantes do GE, em sua maioria, apresentam facilidade para manipulação de aplicativos e conseguem fazer uso dos “Apps” para solução de problemas e construção ativa de conhecimentos relacionados à Botânica. Na análise quantitativa, verificou-se que as duas amostras apresentaram aprendizagens estatisticamente significativas depois das aulas executadas, sem diferenças entre os níveis de aprendizagem dos dois grupos. Constatou-se que os estudantes, em sua maioria: tem interesse por metodologias envolvendo dispositivos móveis; julgaram ter facilidade para manipular os aplicativos utilizados nas estratégias de ensino; e afirmam ter incorporado novos conhecimentos de Botânica após o uso didático dos “Apps”. Um manual de usuário instrutivo foi confeccionado contendo roteiros das abordagens didáticas elaboradas com uso de aplicativos, este material será disponibilizado em formato digital.
Abstract: Mobile devices make up a portion of Information and Communication Technologies (ICTs), they allow the insertion of applications (Apps) which have potential use in education. The “Apps” can be used as didactic resources in active learning approaches, something that can be feasible for teaching Botany. Tests can investigate the scientific evidence of application interference in the teaching and learning process. The purpose of the research was to verify if the use of educational applications can positively interfere in the teaching and learning process in Botany for high school students. The study was carried out in a public school located in Parnaíba-PI after approval by the Research Ethics Committee of the State University of Piauí (CAAE: 15729819.6.0000.5209). Two samples of 30 students participated in the research, each: an experimental group (EG) and a control group (CG). For GE, didactic approaches were produced that contemplated the use of “Apps”. For GC, the contents were covered in expository classes with usual resources. Three questionnaires were applied: Q1 - socioeconomic (pre-test, in both groups); Q2 - knowledge of Botany (pre and post-test, in the two samples) and Q3 - self-perception of students (post-test, only for the SG). The qualitative results show that the majority of GE students are easy to manipulate applications and are able to make use of “Apps” to solve problems and actively build knowledge related to Botany. It was found that the two samples showed statistically significant learning after the classes performed, with no differences between the learning levels of the two groups. It was found that most students: have an interest in methodologies involving mobile devices; they thought it was easy to manipulate the applications used in teaching strategies; and claim to have incorporated new knowledge of Botany after the didactic use of “Apps”. An instructional user manual was created containing scripts for didactic approaches developed using applications, this material will be made available in digital format.
Palavras-chave: Aprendizagem Móvel
Biologia
Vegetais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: PEREIRA, Francisco Delvânio de Santana. Uso de aplicativos em dispositivos móveis como recurso didático aplicado à botânica no ensino médio. 2020. 145 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/355
Data de defesa: 20-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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