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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de ecologia e a convivência com o semiárido: metodologia ativa na forma de sequência didática
Autor: Canuto, Renê Elizeu das Flores
Primeiro orientador: Vieira, Fábio José
Primeiro coorientador: Oliveira, Francisca Carla Silva de
Primeiro membro da banca: Vieira, Fábio José
Segundo membro da banca: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Terceiro membro da banca: Almeida Neto, José Rodrigues de
Resumo: A Ecologia é conceituada como estudo científico da distribuição e abundância de organismos e das interações que a determinam, e como outras áreas do conhecimento, está sob sutil influência das necessidades dos diversos grupos e em diferentes épocas. Este estudo teve por objetivo compreender a importância do ensino contextualizado e investigativo no tocante da utilização sustentável do semiárido em uma escola do município de Picos-PI, propondo a Pesquisa Dirigida como mediadora do conteúdo de Ecologia na forma de sequência didática. Considerando a relevância do papel do professor de Biologia em ensinar a Ecologia, através de prática inovadora, partimos da seguinte pergunta norteadora: como desenvolver o ensino de Ecologia a partir de metodologia ativa para a utilização sustentável do semiárido na forma de sequência didática no Ensino Médio? É pertinente ressaltar que a forma de acesso à escola dos estudantes é por ônibus escolares e o cenário paisagístico percorrido até o destino, foi panorama natural aproveitado como alternativa para a contextualização da temática pelo professor. A abordagem é qualitativa de cunho experimental de análise quantitativa. Em vista de compreender os impactos da metodologia Pesquisa Dirigida, como mediadora do processo ensino/aprendizagem, escolhemos como técnica de coleta de dados, o questionário misto e observação qualitativa, e utilizamos roteiro e o diário de campo como instrumentos. Os resultados concretos revelam que a adoção da pesquisa no ensino de Ecologia, constitui estratégias facilitadoras da aprendizagem, associadas a técnicas investigativas e com fundamentos científicos no contexto semiárido. Além disso, potencializaram saberes necessários para a construção do conhecimento ecológico a partir dessa metodologia. No entanto, é preciso romper com o modelo tradicional, focado somente em aulas expositivas. Embora seja ainda motivo de desconforto por parte dos professores, o que limita o processo investigativo a partir de situações-problema, é necessário repensar a prática pedagógica, incluindo alternativas já validadas, como a sequência didática. A intenção é que essa possibilidade subsidie reflexões de professores de Biologia ao ministrar aulas em escolas públicas de Ensino Médio.
Abstract: Ecology is conceptualized as a scientific study of the distribution and abundance of organisms and the interactions that determine it, and like other areas of knowledge, it is under the subtle influence of the needs of different groups and at different times. This study aimed to understand the importance and coexistence with the semi-arid region with regard to the active methodology as a mediator of Ecology teaching in the form of didactic sequence. Considering the relevance of the Biology professor's role in teaching Ecology, through innovative practice, we start from the following guiding question: how to develop the teaching of Ecology from an active methodology for the sustainable use of the semiarid in the form of didactic sequence in High School? It is pertinent to emphasize that the way of access to the students' school is by school buses and the scenic scenery traveled to the destination, was a natural panorama used as an alternative for the approach and contextualization of the theme by the teacher. The approach is qualitative with an experimental nature. In order to understand the impacts of the Directed Research methodology, as a mediator of the teaching / learning process, we chose the Mixed Questionnaire and qualitative observation as the data collection technique and used the script and the field diary as instruments. The analyzes reveal that the adoption of this research in the teaching of Ecology constitutes strategies that facilitate learning, associated with techniques and with scientific foundations. In addition, they enhanced the knowledge necessary for the construction of ecological knowledge based on this methodology. However, it is necessary to break with the traditional model, focused only on expository classes. Although it is still a reason for discomfort on the part of teachers, which limits the investigative process from problem situations, it is necessary to rethink the pedagogical practice, including alternatives that have already been validated, such as the didactic sequence. The intention is that this possibility supports the reflections of Biology teachers when teaching Ecology in public high schools in the city of Picos (PI).
Palavras-chave: Educação Ambiental
Pesquisa Dirigida
Práticas Inovadoras
Sustentabilidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: CANUTO, Renê Elizeu das Flores. O ensino de ecologia e a convivência com o semiárido: metodologia ativa na forma de sequência didática. 2020. 105 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/362
Data de defesa: 7-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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