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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino transversal da intolerância à lactose em uma perspectiva investigativa
Autor: Lima, Sintiane Maria de Sá
Primeiro orientador: Almeida, Pedro Marcos
Primeiro coorientador: Martins, Francielle Alline
Primeiro membro da banca: Almeida, Pedro Marcos de
Segundo membro da banca: Alves, Wellington dos Santos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Francisca Carla Silva de
Resumo: A abordagem investigativa possibilita o protagonismo estudantil e busca formar indivíduos críticos e conscientes da importância do aprendizado. O estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre herança monogênica da intolerância à lactose (IL) de forma contextualizada e relacionada com aspectos bioquímicos, moleculares e evolutivos. Na SEI, seis momentos foram realizados em dez aulas com 30 estudantes do ensino médio em uma Escola Estadual de Ensino Profissional no Piauí, de forma dialogada, sendo abordados: 1. conhecimentos prévios sobre a IL e análise da situação problematizadora; 2. teste experimental de níveis de glicose; 3. interpretação de heredogramas; 4. análise molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA, em inglês) e expressão gênica; 5. processo evolutivo sobre o consumo de leite e 6. conclusões. A coleta de dados foi realizada de forma individual e/ou coletiva por meio de interações discursivas, questões dissertativas, resolução da problemática inicial e um questionário feedback. Os dados foram analisados de forma qualitativa (competências atitudinais e procedimentais) e quantitativa. O resultado das interações discursivas durante a SEI demonstraram de forma geral que os estudantes têm maior facilidade e motivação de se posicionar e dialogar quando o tema é sobre experiências cotidianas. As falas analisadas revelaram um aprendizado conceitual com integração de termos e conceitos de forma eficiente, além da observação de tomada de atitudes e procedimentos em adquirir, interpretar e comunicar a informação, que reafirmam o aprendizado da temática. As falas denotam uma interpretação crítica da situação-problema, do trabalho colaborativo, da construção de modelos explicativos, do levantamento de hipótese, da interpretação de dados e da interação destes com a problemática, além da construção e exposição das conclusões. Os resultados quantitativos de questões individuais, ao final de cada momento, mostraram a melhoria na capacidade de expressar o entendimento da forma escrita, indicando que o estímulo `a argumentação é necessário e desenvolve estudantes com maior habilidade de organização e exposição de suas ideias e conclusões, de forma mais confiante e completa. No questionário feedback, os estudantes mostraram o interesse por atividades que permitiram a sua participação ativa, com metodologias práticas e/ou lúdicas aliadas ao ensino da teoria e que relacionaram o conteúdo às vivências do cotidiano. Dessa forma, a SEI facilitou a compreensão dos estudantes com aplicação prática e lúdica dos conteúdos, bem como despertou maior interesse em relação à fisiologia, à genética, à expressão gênica e à evolução.
Abstract: The investigative approach enables student protagonism and seeks to form critical individuals who are aware of the importance of learning. The study aimed to develop and apply an Investigative Teaching Sequence (SEI in the Portuguese acronym) on monogenic inheritance of lactose intolerance (IL in the Portuguese acronym) in a contextualized way and related to biochemical, molecular, and evolutionary aspects. In the SEI, six moments were carried out in ten classes with 30 high school students in a State School of Professional Education in Piauí, in a dialogic way, covering: 1. previous knowledge about LI and analysis of the problematizing situation; 2. experimental test of glucose levels; 3. interpretation of heredograms; 4. molecular analysis of deoxyribonucleic acid (DNA) and gene expression; 5. evolutionary process about milk consumption and 6. conclusions. Data were collected individually and/or collectively through discursive interactions, dissertative questions, resolution of the initial problem, and a feedback questionnaire. The data were analyzed qualitatively (attitudinal and procedural skills) and quantitatively. The results of the discursive interactions during the SEI demonstrated in general that the students have greater ease and motivation to position themselves and talk when the topic is about everyday experiences. The analyzed speeches revealed a conceptual learning with efficient integration of terms and concepts, besides the observation of attitudes and procedures in acquiring, interpreting, and communicating information, which reaffirm the learning of the theme. The speeches denote a critical interpretation of the problem situation, collaborative work, the construction of explanatory models, hypothesis raising, data interpretation and their interaction with the problem, and the construction and presentation of conclusions. The quantitative results of the individual questions at the end of each phase showed an improvement in the ability to express understanding in written form, indicating that the stimulus for argumentation is necessary and develops students with greater ability to organize and present their ideas and conclusions in a more confident and complete way. In the feedback questionnaire, the students showed interest in activities that allowed their active participation, with practical and/or ludic methodologies allied to the teaching of theory and that related the content to everyday life experiences. Thus, the SEI facilitated the students' understanding with practical and ludic application of the content, as well as arose greater interest in relation to physiology, genetics, gene expression and evolution.
Palavras-chave: Categorias Atitudinais e Procedimentais
Ensino Construtivista
Sequência de Ensino Investigativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: LIMA, Sintiane Maria de Sá. Ensino transversal da intolerância à lactose em uma perspectiva investigativa. 2022. 162 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/375
Data de defesa: 11-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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