Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/385
Tipo do documento: Dissertação
Título: A personagem infantil em primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o jogo da linguagem
Autor: Magalhães, Valéria Ribeiro de Oliveira
Primeiro orientador: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Segundo membro da banca: Yunes, Eliana Lúcia Madureira
Terceiro membro da banca: Bezerra Filho, Feliciano José
Quarto membro da banca: Assis, Maria Aurinívea Sousa de
Resumo: A poética de João Guimarães Rosa propõe buscar o novo, o êxtase inaugural sobre as coisas do mundo. Daí sua preferência pelas crianças, loucos, “ensimesmados”, os excluídos ou intocados do mundo dito “civilizado”, uma vez que o olhar destes pode ser ilógico dentro da lógica do mundo. Este estudo tem como objetivo analisar as personagens infantis na obra Primeiras estórias (1962), do escritor João Guimarães Rosa, buscando perceber como a relação entre infância, poesia e jogo se instauram na/pela linguagem empreendida pelo autor, na qual pode-se evidenciar a sua concepção de arte. A pesquisa é de natureza bibliográfica, e para dialogar com a poética rosiana contou-se com as contribuições teóricas de Beth Brait (1985), Antonio Candido (1972), com os estudos sobre a personagem; Johan Huizinga (2012), no livro Homo Ludens, que traz o entendimento de jogo; Giorgio Agamben (2014); Yunes (1986); Friedrich Nietzsche (2012), com A gaia ciência, livro no qual discute sobre a importância em se fazer uma ciência alegre, além de contar com a extensa crítica de Guimarães Rosa sobre a infância. A análise destaca a importância da presença do olhar infantil na obra rosiana, como a criança, com os seus jogos de linguagem, tornada signo, pode conceber a possibilidade de uma existência lúdica. Como personificação do poético, o lúdico lhe é inerente, pois joga com as palavras e com os sentidos por meio da linguagem instaurada na própria materialidade do espaço literário. O olhar apurado das crianças/poetas recolhem as mínimas coisas, transformando-as em máximas expressões de vida, o que faz da estética de Guimarães Rosa uma amálgama em que o “só aquilo” transforma-se em o “Só tudo”. “Transviver”, cujo contista não cessa de brincar, jogar com a língua, seu objeto de montagens infinitas, suscitando o leitor a fazer o mesmo.
Abstract: João Guimarães Rosa’s poetics proposes to search for the new, the ecstasy that will inaugurate the things of the world. Hence his preference for children, the insane, the “closed in on themselves”, those excluded or untouched by the so-called “civilized” world, since their view may be illogical within the logic of the world. The purpose of this study is to analyze the children’s characters in the work First stories (1962), by João Guimarães Rosa, in an attempt to understand how the relationship between childhood, poetry and play is established in/by the language used by the author, in which his conception of art can be evidenced. The research is bibliographic in nature, and in order to dialogue with Rosa’s poetics we relied on the theoretical contributions of Beth Brait (1985), Antonio Candido (1972), with studies on the character; Johan Huizinga (2012), in the book Homo Ludens, which brings the understanding of play; Giorgio Agamben (2014); Yunes (1986); Friedrich Nietzsche (2012), with The gay science, a book in which he discusses the importance of making a joyful science, besides relying on Guimarães Rosa’s extensive critique of childhood. The analysis highlights the importance of the presence of the child’s gaze in Rosa’s work, how the child, with its language games, turned into a sign, can conceive the possibility of a playful existence. As an embodiment of the poetic, playfulness is inherent to it, as it plays with words and senses through the language established in the very materiality of the literary space. The keen eye of the children/poets collects the smallest things, transforming them into maximum expressions of life, which makes Guimarães Rosa’s aesthetics an amalgam in which the “only that” becomes the “Only everything”. “Transliving”, whose short story writer never stops playing, playing with language, his object of infinite assemblages, prompting the reader to do the same.
Palavras-chave: Guimarães Rosa
Primeiras Estórias
Personagem Infantil
Poesia
Jogo de Linguagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: MAGALHÃES, Valéria Ribeiro de Oliveira. A personagem infantil em primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o jogo da linguagem. 2022. 124f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/385
Data de defesa: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf466,56 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.