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Tipo do documento: Dissertação
Título: A multimodalidade no eixo da leitura da BNCC para as séries finais do ensino fundamental
Autor: Soares, Jeanne Maria do Vale
Primeiro orientador: Gomes, Francisco Wellington Borges
Primeiro membro da banca: Gomes, Francisco Wellington Borges
Segundo membro da banca: Rodrigues, Beatriz Gama
Terceiro membro da banca: Costa, Giselda dos Santos
Quarto membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Resumo: Um dos desafios, não só contemporâneos, mas também de longos anos, para toda a Educação Básica, concernente ao ensino de Língua Portuguesa (LP), é contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos de modo que eles possam participar ativamente das práticas sociais de leitura. Práticas essas, que envolvem o domínio de novas formas de organização das linguagens – verbais ou não verbais. Mesmo a língua falada e escrita sendo a base de nossa comunicação, na sociedade atual, a presença de textos multimodais é visivelmente percebida e a sua utilização constantemente requerida, fazendo, portanto, parte de nosso dia a dia, motivando o seu entendimento, a fim de que sejamos um leitor proficiente, autônomo e crítico. Para assim contemplar essa necessidade em nossas práticas pedagógicas, abordaremos, nesta dissertação, as concepções de linguagem, língua, texto e leitura inerentes à proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de leitura do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; demonstraremos quais concepções de linguagem, língua, texto e leitura embasam à BNCC no ensino de leitura do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e apontaremos o tratamento destinado, pela BNCC, às práticas de leitura de textos multimodais para os anos finais – 6º ao 9º - do Ensino Fundamental. Dado que a escola é legada a responsabilidade de prover um ensino capaz de desenvolver habilidades nos estudantes, considerando esse contexto contemporâneo, cujos textos multimodais se fazem presentes frequentemente nas áreas de atividades humanas, e que esse ensino, atualmente, é normatizado pela BNCC, procuramos verificar como a multimodalidade é contemplada no Eixo Leitura do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como as concepções de linguagem, língua, texto e leitura, que estão subjacentes às propostas para o ensino da leitura nesse eixo e segmento escolar, de forma a contribuir com a participação ativa dos estudantes nas práticas sociais de leitura. Os principais subsídios teóricos são os conceitos de multimodalidade, multiletramentos, linguagem, língua, texto e leitura, campos de atuação, BNCC. Para este trabalho, valemo-nos das contribuições de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) e Dionisio (2006) nos conceitos de multimodalidade; Geraldi (1997), na caracterização de língua(linguagem); Goodman (1976), Kato (1993 [1986]), Leffa (1999), Kleiman (2000) e Menegassi (2010) na abordagem de leitura, texto e linguagem, dentre outros. A metodologia empregada caracteriza-se como de natureza qualitativa e exploratória, através de uma pesquisa documental. O corpus de análise foi retirado da BNCC de LP, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza o eixo de Leitura. Os resultados das investigações apontam para a presença de concepções várias de linguagem, língua e leitura, com predominância da enunciativo-discursivo e nos fez perceber uma concepção para além da assumida pela BNCC, a concepção multimodal e multiletrada. Verificamos que a Base espera que os estudantes participem das práticas sociais de leitura como protagonistas do processo e, para isso, aborda frequentemente textos multimodais partícipes do contexto contemporâneo de nossos aprendizes, num sentido de aproximação das práticas de uso social da linguagem ao ambiente escolar, dando significado ao ensino de leitura na escola.
Abstract: One of the challenges, not only contemporary, but also for many years, for all Basic Education, concerning the teaching of Portuguese Language (LP), is to contribute to the development of students' communicative competence so that they can actively participate in social practices. of reading. These practices involve mastering new forms of language organization – verbal or non-verbal. Even the spoken and written language being the basis of our communication, in today's society, the presence of multimodal texts is visibly perceived and their use is constantly required, making, therefore, part of our daily lives, motivating their understanding, in order to that we are a proficient, autonomous and critical reader. In order to contemplate this need in our pedagogical practices, we will approach, in this dissertation, the conceptions of language, language, text and reading inherent to the proposal of the National Common Curricular Base (BNCC) for the teaching of reading from the 6th to the 9th year of Elementary School; we will demonstrate which conceptions of language, language, text and reading support the BNCC in the teaching of reading from the 6th to the 9th year of Elementary School; and we will point out the treatment destined, by the BNCC, to the practices of reading multimodal texts for the final years - 6th to 9th - of Elementary School. Given that the school is bequeathed the responsibility to provide a teaching capable of developing skills in students, considering this contemporary context, whose multimodal texts are often present in the areas of human activities, and that this teaching is currently regulated by the BNCC, we seek to to verify how multimodality is contemplated in the Reading Axis from the 6th to the 9th year of Elementary School, as well as the conceptions of language, language, text and reading, which underlie the proposals for the teaching of reading in this axis and school segment, in order to contribute to the active participation of students in social reading practices. The main theoretical subsidies are the concepts of multimodality, multiliteracies, language, language, text and reading, fields of activity, BNCC. For this work, we make use of the contributions of Kress and van Leeuwen (2006 [1996]) and Dionisio (2006) in the concepts of multimodality; Geraldi (1997), in the characterization of language(language); Goodman (1976), Kato (1993 [1986]), Leffa (1999), Kleiman (2000) and Menegassi (2010) in the approach of reading, text and language, among others. The methodology used is characterized as qualitative and exploratory, through a documentary research. The corpus of analysis was taken from the BNCC of LP, Ensino Fundamental – Anos Finalis, whose research focus focuses on the Reading axis. The results of the investigations point to the presence of several conceptions of language, language and reading, with a predominance of the enunciative-discursive and made us perceive a conception beyond the one assumed by the BNCC, the multimodal and multiliterate conception. We verified that the Base expects students to participate in the social practices of reading as protagonists of the process and, for that, it frequently approaches multimodal texts that participate in the contemporary context of our learners, in a sense of approximation of the practices of social use of language to the school environment, giving meaning to teaching reading at school.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino Fundamental
Multimodalidade
Leitura
Linguagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOARES, Jeanne Maria do Vale. A multimodalidade no eixo da leitura da BNCC para as séries finais do ensino fundamental. 2022. 76f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/386
Data de defesa: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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