Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/390
Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero resumo de comunicação oral em evento de iniciação científica: análises contextual e retórica nos cursos de letras/português e de enfermagem
Autor: Rodrigues, Genilda Vieira
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Terceiro membro da banca: Bezerra, Benedito Gomes
Resumo: Na universidade, o resumo é considerado um gênero recorrente e um recurso de apreensão de letramentos acadêmicos. Pesquisas atuais demonstram olhares acerca do resumo como um termo polissêmico para muitos gêneros (OLIVEIRA, 2017). No contexto acadêmico, o resumo de comunicação oral em eventos de iniciação científica (IC) é produzido por alunos participantes de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), sendo esse gênero solicitado para publicação em livros de resumos e apresentação em eventos de IC. Embora esse gênero seja requisitado pelo mesmo contexto, partimos da hipótese de que os cursos de graduação em Letras/Português e em Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) diferem na forma como conduzem a organização textual/discursiva em unidades e subunidades retóricas. Desse modo, temos como objetivos analisar as práticas de escrita de resumos de comunicação oral em evento de IC dos alunos da graduação em Letras/Português e em Enfermagem da UESPI, bem como verificar, por meio de questionário, como os produtores compreendem o processo institucional de produção de gêneros. O quadro teórico-metodológico foi constituído pelos estudos de Swales (1990, 2004, 2009, 2016), Biasi-Rodrigues (1998, 2009), Bezerra (2010, 2012) e Melo e Bezerra (2021). O corpus de estudo é composto por vinte (20) resumos de Letras/Português e vinte (20) resumos de Enfermagem. Os resultados evidenciam que os resumos de comunicação oral em evento de IC apresentam uma organização retórica, baseada em marcas linguísticas, singular para cada cultura disciplinar. Conforme compreendemos, cada curso apresenta formas específicas de entender, significar e agir comunicativamente por meio da escrita dos resumos. Verificamos, com base nos dados dos questionários, que os resumos são uma espécie de resultado processual da experiência acadêmica, especificamente em relação com a cultura disciplinar. Constatamos ainda que a organização retórica dos resumos em Letras/Português e em Enfermagem, realizada por meio de unidades e subunidades, se caracteriza por processos e práticas de letramentos acadêmicos próprias de cada cultura disciplinar. Desse modo, o gênero resumo de comunicação oral em evento de IC apresenta uma regularidade particular em cada curso, não porque o resumo seja diferente, mas porque a maneira de compreender, interpretar e realizar a comunicação é única para cada área da mesma comunidade discursiva acadêmica. A observação do contexto na relação com a produção do resumo influenciou nas estratégias retóricas utilizadas em cada área, explicitando semelhanças, como a grande recorrência da subunidade que apresenta o objetivo da pesquisa nos dois cursos, e diferenças, como a ausência da unidade retórica 2, que contextualiza a pesquisa, na área de Enfermagem. Concluímos que a presente pesquisa constitui uma base para o desenvolvimento de novos estudos no âmbito dos letramentos acadêmicos e estudos de gêneros.
Abstract: At the university, the abstract is considered a recurrent genre and a resource for apprehending academic literacies. Current research shows perspectives on abstract as a polysemous term for many genres (OLIVEIRA, 2017). In the academic context, the abstract of oral communication in scientific initiation (IC) events is produced by students participating in the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC), and this genre is requested for publication in abstract books and presentation at IC events. Although this genre is required by the same context, we start from the hypothesis that the undergraduate courses in Letters/Portuguese and in Nursing at the State University of Piauí (UESPI) differ in the way they conduct the textual/discursive organization in rhetorical units and subunits. Thus, we aim to analyze the practices of writing abstracts of oral communication in a IC event by undergraduate students in Letters/Portuguese and in Nursing at UESPI, as well as verify, through a questionnaire, how producers understand the institutional process genre production.The theoreticalmethodological framework consisted of studies by Swales (1990, 2004, 2009, 2016), Biasi-Rodrigues (1998, 2009), Bezerra (2010, 2012) and Melo and Bezerra (2021). The study corpus is composed of twenty (20) abstracts of Literature/Portuguese and twenty (20) abstracts of Nursing. The results show that the abstracts of oral communication in a IC event present a rhetorical organization, based on linguistic marks, unique for each disciplinary culture. As we understand, each course presents specific ways of understanding, meaning and acting communicatively through the writing of abstracts.We verified, based on the data from the questionnaires, that the abstracts are a kind of procedural result of the academic experience, specifically in relation to the disciplinary culture. We also found that the rhetorical organization of the abstracts in Letters/Portuguese and in Nursing, carried out by means of units and subunits, is characterized by processes and practices of academic literacy specific to each disciplinary culture. In this way, the abstract genre of oral communication in a IC event presents a particular regularity in each course, not because the abstract is different, but because the way of understanding, interpreting and carrying out the communication is unique for each area of the same academic discursive community. The observation of the context in relation to the production of the abstract influenced the rhetorical strategies used in each area, explaining similarities, such as the great recurrence of the subunit that presents the research objective in the two courses, and differences, such as the absence of rhetorical unit 2, that contextualizes research in the area of Nursing. We conclude that the present research constitutes a basis for the development of new studies in the scope of academic literacies and genre studies.
Palavras-chave: Gênero Resumo
Evento de Iniciação Científica
Análise Contextual e Retórica
Cultura Disciplinar
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: RODRIGUES, Genilda Vieira. O gênero resumo de comunicação oral em evento de iniciação científica: análises contextual e retórica nos cursos de letras/português e de enfermagem. 2023. 173f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/390
Data de defesa: 28-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf453,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.