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Tipo do documento: Dissertação
Título: O acento gráfico: uma análise acerca da aplicação do algoritmo de acentuação gráfica e do protocolo de parcimônia no ensino médio
Autor: Oliveira, Larissa Nascimento de
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Gomes, Francisco Wellington Borges
Terceiro membro da banca: Pacheco, Vera
Quarto membro da banca: Silva, Tarcilane Fernandes da
Resumo: O domínio da acentuação gráfica tem sido um desafio para os alunos. Em vista disso, diversos trabalhos têm se interessado por este campo de estudo, estes apoiam-se sobretudo nos estudos fonológicos atuais e propõem novas alternativas para o ensino-aprendizagem da acentuação gráfica. Considerando esta problemática, a presente dissertação, parte da hipótese de pesquisa de que o maior desafio acerca do processo de ensino-aprendizagem da acentuação gráfica é a uantidade de regras definidas pela gramática normativa e que devem ser ensinadas aos alunos. Associado a isso, observa-se também que manter o ensino sistematizado na regra pela regra não é uma proposta significativa. Assim, este trabalho analisa os resultados da aplicação do algoritmo de acentuação gráfica do Português e do protocolo de parcimônia, ambos propostos por Pacheco e Oliveira (2021), em turmas do 1º ano do Ensino Médio, a fim de que o ensinoaprendizagem das regras de acentuação gráfica seja mais significativo e otimizado. Para tanto, esta pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa de campo, materializada em uma pesquisa experimental, de cunho quali-quantitativo e abordagem explicativa, pautada em autores basilares tais como: Bisol (1989, 1992, 1999, 2013); Câmara Jr ([1970] 1999); Collischonn (2007, 2014); Cagliari e Massini-Cagliari (1998); Seara, Nunes e Lazzaratto-Volcão (2019); Alves (2017); Mendonça (2003); Magalhães e Battisti (2017); Matzenauer (2014); Pacheco e Oliveira (2021); Bechara (2019), dentre outros pesquisadores importantes. A coleta dos dados foi realizada em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, localizada na zona urbana do município de Parnaíba-PI, por meio da aplicação de uma avaliação diagnóstica inicial (AVD1) e uma avaliação diagnóstica final (AVD2), estas constituíram o corpus da pesquisa. Nesse contexto, aplicou-se uma proposta de oficina de acentuação gráfica, estruturada e desenvolvida em duas etapas a depender dos dois grupos- grupo experimental (oficinas de ensino da acentuação gráfica a partir do algoritmo e do protocolo de parcimônia) e grupo de controle (oficinas de ensino de acentuação gráfica a partir das regras da gramática normativa). A análise de dados foi realizada de forma quali-quantitativa, com a apresentação dos dados em tabelas e gráficos organizados de acordo com as categorias de análise. Os resultados obtidos permitiram constatar que o trabalho com a proposta do algoritmo de acentuação do Português, assim como o protocolo de parcimônia, proposto por Pacheco e Oliveira (2021) promovem uma apreensão significativa da acentuação gráfica, com grande potencial de desfazer as dúvidas e as dificuldades quanto ao domínio da acentuação gráfica.
Abstract: The mastery of graphical accentuation has been a challenge for students. Given this, several researchers have been interested in this field of study, these are mainly based on current honological studies and propose new alternatives for the teaching and learning of accentuation. Considering this problem, the present master's thesis is based on the research hypothesis that the greatest challenge in the teaching and learning process of accentuation is the number of rules defined by the prescriptive grammar that must be taught to the students. Associated with this, it is also observed that keeping the systematic teaching only in the prescriptive rules is not a significant proposal. Thus, this paper analyzes the results of applying the Portuguese accentuation algorithm and the parsimony protocol, both proposed by Pacheco and Oliveira (2021), in tenth-grade classes, to make the teaching and learning of the rules of accentuation more meaningful and optimized. Therefore, this research is characterized as field research, materialized in experimental research of qualitative and quantitative nature, and has an explanatory approach, based on basic theorists such as Bisol (1989, 1992, 1999, 2013); Câmara Jr ([1970] 1999); Collischonn (2007, 2014); Cagliari and Massini-Cagliari (1998); Seara, Nunes, and Lazzaratto-Volcão (2019); Alves (2017); Mendonça (2003); Magalhães and Battisti (2017); Matzenauer (2014); Pacheco and Oliveira (2021); Bechara (2019), among other important researchers. Data collection was carried out in two tenth-grade classes from a state public school, located in the urban area of Parnaíba – PI, through the application of an initial diagnostic assessment (AVD1) and a final diagnostic assessment (AVD2), which constituted the research corpus. In this context, it was applied a workshop proposal on accentuation, structured and developed in two stages depending on the two groups - the experimental group (workshops on teaching accentuation based on the algorithm and the parsimony protocol) and the control group (workshops on teaching accentuation based on prescriptive grammar rules). The data analysis was carried out qualitatively and quantitatively, with the presentation of the data in tables and graphs organized according to the analysis categories. The results obtained allowed us to verify that the work with the proposal of the Portuguese accentuation algorithm, as well as the parsimony protocol, proposed by Pacheco and Oliveira (2021), promote a significant apprehension of graphical accentuation, with great potential to undo the doubts and difficulties regarding the mastery of graphical accentuation.
Palavras-chave: Acentuação Gráfica
Ensino-Aprendizagem
Algoritmo
Protocolo
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: OLIVEIRA, Larissa Nascimento de. O acento gráfico: uma análise acerca da aplicação do algoritmo de acentuação gráfica e do protocolo de parcimônia no ensino médio. 2023. 269f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/394
Data de defesa: 30-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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