Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/395
Tipo do documento: Dissertação
Título: Organização retórica da seção de metodologia de dissertações de mestrado profissional nas áreas de letras e matemática
Autor: Sousa, Leonardo da Cunha
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Primeiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Segundo membro da banca: Alves Filho, Francisco
Terceiro membro da banca: Silva, Franklin Oliveira e
Resumo: O objetivo desta dissertação foi analisar a organização retórica do capítulo de Metodologia do gênero Dissertação em exemplares produzidos para o Mestrado Profissional em Letras e Mestrado Profissional em Matemática, da Universidade Estadual do Piauí. Para isso, apoiamo nos na abordagem Sociorretórica de análise de gêneros a partir dos pressupostos teóricos de Miller (2012) e Bazerman (2015) e nos aspectos teórico-metodológicos desenvolvidos por Swales (1990, 2004, 2009). O estudo parte de uma pesquisa quali-quantitativa do qual dispomos de 20 dissertações dos mestrados profissionais de Letras e de Matemática, todas defendidas no período de 2019 e 2020. Nossa análise percorreu três principais aspectos, a saber: discussão dos aspectos contextuais através da análise dos documentos oficiais disponíveis nos sites dos programas; descrição dos passos retóricos presentes no capítulo de Metodologia em cada área e comparação dos achados explorando as semelhanças e diferenças; por fim, discussão sobre as colaborações dos participantes para a produção de seus exemplares. Nos documentos oficiais, há menção à necessidade da escrita de um Trabalho de Conclusão Final que pode ser Dissertação ou não, mas não há um detalhamento dos aspectos composicionais e funcionais do que deve ser produzido. Dos exemplares textuais, em Letras, há quatro passos retóricos que estiveram presentes em todos os exemplares, a saber: resumir a estrutura do capítulo, descrever os procedimentos ou instrumentos de coleta, explicar o tipo de pesquisa quanto a abordagem e descrever o cenário da pesquisa. Dentre eles, destaca-se o passo sobre a descrição do cenário, pois há uma seção exclusiva para essa estratégia. Em Matemática, identificamos cinco passos que possuíram recorrência em até sete exemplares, são eles: descrever a aplicação dos instrumentos de coleta, explicar o tipo de pesquisa quanto à forma de abordagem, descrever os procedimentos ou instrumentos de coleta, apresentar a estrutura do próprio capítulo e indicar a fonte teórica ou definição metodológica da pesquisa. O passo de retomada da teoria da pesquisa ou definição metodológica teve grande realce nos exemplares, pois os produtores veem a necessidade de destinar uma seção exclusiva para retomar esses aspectos. Comparando, verificamos que há semelhança em valorizar a descrição do tipo de pesquisa quanto à forma de abordagem e dos procedimentos ou instrumentos de coleta de dados, como também resumir a estrutura do capítulo. Como diferença, o passo Descrevendo as categorias de análise é valorizado e presente apenas nos exemplares de Letras, pois existia uma quantidade significativa de categorias para analisar; enquanto em Matemática, não havia. Os demais passos valorizados estiveram presentes em ambas as áreas variando apenas a recorrência deles entre os exemplares. Dos questionários, os orientadores indicam que existem dificuldades para produzir os textos acadêmicos por fatores como a falta de experiência de escrita e o distanciamento da academia. Para sanar isso, os mestrandos informam que buscaram apoio/orientação nos manuais gerais, em leituras de dissertações e com as orientações do professor. Quando questionados sobre o que deve conter no capítulo, destacaram as informações sobre o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta e sua aplicação e o perfil dos participantes da pesquisa.
Abstract: The objective of this dissertation was to analyze the rhetorical organization of the Methodology chapter of the Dissertation genre in copies produced for the Professional Master's in Letters and Professional Master's in Mathematics, at the State University of Piauí. For this, we rely on the Socio rhetorical approach of genre analysis based on the theoretical assumptions of Miller (2012) and Bazerman (2015) and on the theoretical-methodological aspects developed by Swales (1990, 2004, 2009). The study starts from a quali-quantitative research from which we have 20 dissertations of the professional master's degrees in Literature and Mathematics, all defended in the period of 2019 and 2020. Our analysis covered three main aspects named: discussion of contextual aspects through the analysis of official documents available on the programs' websites; description of the rhetorical steps present in the Methodology chapter in each area and comparison of findings exploring similarities and differences; finally, discussion on the collaborations of the participants for the production of their copies. In the official documents, it is mentioned about the need to write a Final Conclusion Work that can be a Dissertation or not, but there is no detailing of the compositional and functional aspects of what must be produced. Of the textual examples, in Letters, there are four rhetorical steps that were present in all copies, namely: summarize the chapter structure, describe the collection procedures or instruments, explain the type of research regarding the approach and describe the research scenario. Among them, the step on the description of the scenario stands out, as there is an exclusive section for this strategy. In Mathematics, we identified five steps that were repeated in seven copies, they are: describe the application of the collection instruments, explain the type of research regarding the approach, describe the procedures or collection instruments, present the structure of the chapter itself and indicate the theoretical source or methodological definition of the research. The step of resuming the research theory or methodological definition was greatly highlighted in the copies, as the producers see the need to allocate an exclusive section to resuming these aspects. Comparing, we found that there is similarity in valuing the description of the type of research in terms of approach and procedures or data collection instruments as well as summarizing the structure of the chapter. As a difference, the step Describing the categories of analysis is valued and present only in the copies of Letters, as there was a significant amount of categories to analyze; while in Mathematics, there was none. The other valued steps were present in both areas, with only their recurrence varying between specimens. From the questionnaires, the advisors indicate that there are difficulties in producing academic texts due to factors such as lack of writing experience and distance from academia. To remedy this, the master's students report that they looked for support/guidance in the general manuals, in readings of dissertations and with the professor's guidelines. When asked about what the chapter should contain, they highlighted information about the type of research, the collection instruments and their application and the profile of the research participants.
Palavras-chave: Análise de Gêneros
Organização Retórica
Gênero Dissertação
Seção de Metodologia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SOUSA, Leonardo da Cunha. Organização retórica da seção de metodologia de dissertações de mestrado profissional nas áreas de letras e matemática. 2023. 175f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/395
Data de defesa: 22-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf357,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.