Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/396
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise fonológica dos processos de apagamento de /S/ e /R/, em posição de coda, na escrita de alunos da educação de jovens e adultos
Autor: Barros, Maria de Fátima dos Santos
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Silva, Tarcilane Fernandes da
Terceiro membro da banca: Keller, Tatiana
Resumo: Os estudos sobre aquisição da linguagem escrita têm despertado muitas pesquisas no âmbito da linguística. Desse modo, este trabalho tem como finalidade analisar à luz da Teoria da Sílaba, os processos fonológicos de apagamento de /R/ e /S/, em posição de coda silábica, em formas nominais e verbais, a exemplo de pergunta > pegunta, jogar > joga; gosto > goto, palavras > palavra, respectivamente, os quais se apresentam na representação gráfica de alunos que cursam a Etapa I A e I B da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública do município de Piripiri - PI. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada e fundamentada em uma abordagem fonológica métrica, buscando explicar as motivações para a ocorrência dos fenômenos de apagamento em questão. Para esta investigação, estabelecemos um diálogo com base nos estudos de Cagliari (2002); Câmara Jr. (1992); Silva (2009); nas pesquisas de Hora, Battisti, Monaretto (2019); Seara (2019), que trazem importantes contribuições acerca dos processos fonológicos e dos contextos de materialização na cadeia fonética. Além das categorias de estudos sobre apagamento do /R/ adotadas nas pesquisas de Brescancini; Monaretto (2008); Carvalho; Neto (2019); Fontenele (2019), as contribuições de Pedrosa; Hora (2007) que analisam o /S/ na posição de coda com dados extraídos do corpus do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba – VALP e Miranda; Cunha; Donitcht (2017) e Monteiro (2008) que discutem acerca dos processos fonológicos na ortografia. O corpus desta investigação é constituído por 112 produções textuais, coletadas nas turmas em questão no período de abril a junho de 2022, através de 06 atividades diagnósticas que traziam produções espontâneas, ditados de imagens e de frases. Acreditamos que as análises permitirão ratificar que os apagamentos de /R/ e /S/ em coda ocorrem majoritariamente em produções espontâneas. Os resultados apontam para maior incidência de apagamento de /R/ em coda externa silábica em verbos e seguidos de pausas. Na coda interna, o apagamento de /R/ teve como gatilho a presença de vogais posteriores. O apagamento de /S/ em coda interna ocorreu diante de consoantes oclusivas /t/, /k/ e /g/, processo que materializa-se na sílaba tônica ou a antecedendo, na coda externa o apagamento de /S/ ocorreu majoritariamente sem a categoria de plural. Para tanto, consideramos como categorias de análise a manutenção, troca, acréscimo e apagamento, além da extensão do vocábulo, tonicidade silábica, classe morfológica, contexto precedente e subsequente como já utilizados em pesquisas anteriores. Assim, determinado o contexto dos processos, aplicamos uma sequência didática nas turmas de EJA, com o fito de auxiliar os professores das turmas e os alunos no que diz respeito ao processo de aquisição da escrita. Esperamos que com este trabalho possam surgir novas pesquisas de mesma natureza, contemplando a teoria fonológica atrelada ao contexto do ensino e da aquisição da escrita.
Abstract: The studies on written language acquisition have generated much research in the field of linguistics. Thus, this master's thesis aims to analyze, from the perspective of the Syllable Theory, the phonological processes of deletion of /R/ and /S/, in syllabic coda position, in nominal and verbal forms, such as pergunta > pegunta, jogar > joga; gosto > goto, palavras > palavra, respectively, which are presented in the graphical representation of students attending the A (first-grade) and B (first-grade) stages of Youth and Adult Education (EJA) in public schools in the city of Piripiri - PI. This is qualitative and quantitative research of an applied nature and is also based on a metric phonological approach, seeking to explain the motivations for the occurrence of the deletion phenomena under analysis. For this investigation, we established an interaction between the theories of Cagliari (2002); Câmara Jr. (1992); Silva (2009); and we also used as a theoretical foundation the research of Hora, Battisti, Monaretto (2019); Seara (2019), which bring important contributions about the phonological processes and the contexts of materialization in the phonetic chain. Additionally, we used the categories of studies on the deletion of /R/ that was adopted in the research of Brescancini; Monaretto (2008); Carvalho; Neto (2019); Fontenele (2019), and we also used the contributions of Pedrosa; Hora (2007), which analyze the /S/ in coda position with data extracted from the corpus of the Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba (VALP) and, finally, we consider the theorizations of Miranda; Cunha; Donitcht (2017) and Monteiro (2008), which discuss the phonological processes in orthography. The corpus of this investigation consisted of 112 text productions, which were collected in the defined classrooms from April to June 2022, through 6 diagnostic assessments that featured spontaneous productions, imagery dictation, and sentences. We believe that the analyses allow us to ratify that the deletions of /R/ and /S/, in the coda, occur mostly in spontaneous productions. The results point to a higher incidence of /R/ deletion in outer syllabic coda and verbs followed by pauses. In the internal coda, the deletion of /R/ was triggered by the presence of back vowels. The deletion of /S/ in the internal coda occurred before occlusive consonants /t/, /k/, and /g/, a process that materializes in the tonic syllable or preceding it; in the outer-coda, the deletion of /S/ occurred mostly without the plural category. To this end, we consider as categories of analysis the maintenance, the exchange, the addition, and the deletion, in addition to the length of the word, the syllabic tonicity, the morphological class, the preceding and the subsequent context, which have already been used in previous research. Thus, once the context of the processes was determined, we applied a didactic evaluation in EJA classes to assist the teachers and the students regarding the process of writing acquisition. It is hoped that, with this work, new research of the same nature may arise, contemplating the phonological theory linked to the context of teaching and acquisition of writing.
Palavras-chave: Ensino da Escrita
Fonologia
Apagamento de /R/
Apagamento de /S/
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: BARROS, Maria de Fátima dos Santos. Análise fonológica dos processos de apagamento de /S/ e /R/, em posição de coda, na escrita de alunos da educação de jovens e adultos. 2023. 144f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/396
Data de defesa: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf345,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.