Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/412
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções sobre as condições ideais de consumo de água: contribuições para o ensino de biologia
Autor: Gomes, Daniel
Primeiro orientador: Sousa, Francisco das Chagas Araújo
Primeiro membro da banca: Sousa, Francisco das Chagas Araújo
Segundo membro da banca: Lima, Francisca Lúcia
Terceiro membro da banca: Silva, Francisco Laurindo da
Resumo: A água se constitui como um bem inestimável, por diversos fatores de natureza biológica, o que justifica uma abordagem quanto a sua qualidade e formas de tratamento no ambiente escolar, metodologia investigativa que contribua para a formação de um aluno consciente e crítico, capaz de tornar o cidadão apto a tomada de decisões sobre questões que envolvam ciência, tecnologia e meio ambiente. O trabalho tem por objetivo verificar as contribuições da aplicação de uma sequência investigativa (SEI) com a temática água para o ensino de Biologia em uma escola do Munícipio de Teresina. A proposta do trabalho será uma aplicação de uma sequência investigativa que terá como temática a água e se dará por meio das seguintes etapas: elaboração de mapas conceituais, ensaio sobre as características físicas da água, ensaio sobre a solubilidade da água, e por fim uma análise microbiológica da água da escola. Por meio da aplicação da SEI ficou evidenciado seu potencial em colocar o estudante como ser ativo, protagonista quanto a construção de conceitos inerentes ao processo de tratamento da água e análise microbiológica tais como: soluto, solvente, dissolução, polaridade, coliformes, entre outras. A promoção de uma relação horizontal entre professor aluno também se constituiu como uma notável contribuição para tornar o ambiente de sala de aula propicio ao aprendizado, além da sensibilização dos alunos quanto a questões ambientais e desenvolvimento do aspecto crítico e alfabetização cientifica quanto a questões que envolvam ciência, tecnologia e meio ambiente. Apesar dos avanços quanto aos indicadores citados que contribuem para a construção de conhecimentos significativos a respeito do tema água, ainda há muito o que avançar no que diz respeito a quebra de paradigmas educacionais tradicionais, pois ainda há muita resistência as mudanças por parte dos estudantes, visto as dificuldades inerentes a falta de leitura e interpretação, uso exacerbado da memorização, apatia e desmotivação por uma grande parcela do alunado.
Abstract: Water is constituted as an invaluable asset, due to several factors of a biological nature, which justifies an approach regarding its quality and forms of treatment in the school environment, an investigative methodology that contributes to the formation of a conscious and critical student, capable of making the citizen capable of taking decisions on issues involving science, technology and the environment. The objective of this work is to verify the contributions of the application of an investigative sequence (SEI) with the theme of water for the teaching of Biology in a school in the Municipality of Teresina. The proposal of the work will be an application of an investigative sequence that will have water as its theme and will take place through the following steps: elaboration of conceptual maps, an essay on the physical characteristics of water, an essay on the solubility of water, and finally a microbiological analysis of school water. Through the application of the SEI, its potential to place the student as an active being, protagonist regarding the construction of concepts inherent to the water treatment process and microbiological analysis, such as: solute, solvent, dissolution, polarity, coliforms, among others, became evident. The promotion of a horizontal relationship between teacher and student was also a notable contribution to making the classroom environment conducive to learning, in addition to raising students' awareness of environmental issues and developing the critical aspect and scientific literacy regarding issues involving science, technology and the environment. Despite advances in the aforementioned indicators that contribute to the construction of significant knowledge on the water theme, there is still a lot to advance in terms of breaking traditional educational paradigms, as there is still a lot of resistance to changes on the part of students, given the difficulties inherent in the lack of reading and interpretation, exacerbated use of memorization, apathy and lack of motivation by a large portion of the students.
Palavras-chave: Educação
Investigação
Água
Análise
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: GOMES, Daniel. Concepções sobre as condições ideais de consumo de água: contribuições para o ensino de biologia. 2022. 136 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/412
Data de defesa: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf515,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.