Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/413
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo etnobotânico na educação básica: tradição e saber popular no processo de ensino - aprendizagem
Autor: Leite, Márcio Feres
Primeiro orientador: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Primeiro coorientador: Sousa Júnior, José de Ribamar de
Primeiro membro da banca: Santos, Kelly Polyana Pereira dos
Segundo membro da banca: Lima, Adriana Sousa
Terceiro membro da banca: Parente, Márcia Percília Moura
Resumo: A Etnobotânica representa o estudo das relações humanas com as plantas e suas interações ecológicas, evolutivas e culturais, levando em consideração as mais variadas formas de uso dado ao vegetal. Este trabalho teve como objetivo realizar o levantamento das plantas utilizadas pelos alunos e familiares de uma escola da rede federal de ensino de São Luís – Maranhão, destacando a indicação terapêutica, parte utilizada, e o modo de preparo e uso dos medicamentos, mediante os sistemas corporais em que atuam, promovendo com isso o registro do conhecimento popular sobre o assunto, além de servir de motivação para o ensino de botânica na disciplina de biologia da referida escola. A aplicação da Sequência Investigativa foi realizada com uma turma do 2º/3º médio/técnico, inicialmente de forma remota por meio do aplicativo google meet onde foram realizadas discussões sobre a botânica e a Etnobotânica das plantas medicinais, procurando explorar os conhecimentos que os alunos apresentavam sobre plantas fitoterápicas, buscando registrar os conhecimentos vivenciados em casa dentro do eixo familiar. O levantamento dos dados foi realizado mediante aplicação de questionários com os alunos, onde foram citadas 39 espécies de plantas, distribuídas em 26 famílias botânicas e entrevistas com seus respectivos responsáveis onde foram citadas 58 espécies de plantas, distribuídas em 28 famílias botânicas. Quando relacionamos as plantas citadas pelos alunos e seus responsáveis verificamos uma similaridade acima de 64,11%, mostrando que os conhecimentos sobre plantas medicinais que esses alunos carregam são provavelmente das informações passadas pelos seus familiares e que por isso tais conhecimentos precisam ser preservados em um contexto educacional, já que permite ligação entre o saber popular e o científico, além de documentar o rico conhecimento popular sobre o assunto. Os dados desses questionários e entrevistas foram tabulados e analisados de forma qualitativa e quantitativa e serviram para a criação de canteiros de plantas medicinais na própria escola e também na elaboração de uma cartilha medicinal a partir dos dados extraídos das plantas citadas pelos alunos e seus responsáveis nos questionários e entrevistas aplicados pelos próprios alunos com relação aos vegetais medicinais cultivados nos seus respectivos quintais. Dentre outros, os resultados mostraram que a grande maioria dos alunos participantes da Sequência Investigativa já tinham conhecimentos das funções terapêuticas das plantas e que esse conhecimento foi adquirido a partir de pessoas de seu convívio familiar, justificando que devido a seus benefícios e importância cultural, o conhecimento sobre as plantas medicinais não deve ser abandonado, uma vez que a grande maioria das plantas medicinais servem como fonte primária para novos remédios, portanto, o seu estudo pode ser de grande importância para toda a população. Outro ponto importante a ser destacado é que esta pesquisa Etnobotânica serviu e serve como excelente motivador no ensino de botânica nas disciplinas de ciências e biologia, principalmente se considerarmos que o ensino investigativo nas Ciências da Natureza estimula o aluno a identificar problemas, propor hipóteses e buscar explicações, o que possibilita uma troca de saberes entre a escola os estudantes e seus familiares como enfatiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: Ethnobotany represents the study of human relationships with plants and their ecological, evolutionary and cultural interactions, taking into account the most varied forms of use given to plants. This study aimed to carry out a survey of plants used by students and family members of a federal school in São Luís - Maranhão, highlighting the therapeutic indication, part used, and the method of preparation and use of medicines, through the body systems in which they work, thus promoting the registration of popular knowledge on the subject, in addition to serving as a motivation for the teaching of botany in the biology discipline of that school. The application of the Investigative Sequence was carried out with a 2nd/3rd high school/technician class, initially remotely through the Google Meet application, where discussions on botany and Ethnobotany of medicinal plants were held, seeking to explore the knowledge that students had. about phytotherapic plants, seeking to record the knowledge experienced at home within the family axis. The data collection was carried out through the application of questionnaires with the students where we had 39 species of plants mentioned, distributed in 26 botanical families and interviews with their respective guardians where 58 species of plants were mentioned, distributed in 28 botanical families. When we related the plants mentioned by the students and their guardians, we verified a similarity above 64.11%, showing that the knowledge about medicinal plants that these students carry is probably from the information passed on by their families and that, therefore, such knowledge needs to be preserved in a educational context, as it allows a link between popular and scientific knowledge, in addition to documenting the rich popular knowledge on the subject. The data from these questionnaires and interviews were tabulated and analyzed in a qualitative and quantitative way and were used to create beds of medicinal plants in the school itself and also in the elaboration of a medicinal booklet from the data extracted from the plants mentioned by the students and their guardians in the questionnaires and interviews applied by the students themselves regarding medicinal vegetables grown in their respective backyards. Among others, the results showed that the vast majority of students participating in the Investigative Sequence already had knowledge of the therapeutic functions of plants and that this knowledge was acquired from people in their family life, justifying that due to its benefits and cultural importance, the knowledge about medicinal plants should not be abandoned, since the vast majority of medicinal plants serve as a primary source for new medicines, therefore, their study can be of great importance for the entire population. Another important point to be highlighted is that this Ethnobotany research served and still serves as an excellent motivator in the teaching of botany in the disciplines of science and biology, especially if we consider that investigative teaching in Natural Sciences encourages the student to identify problems, propose hypotheses and seek explanations, as it enabled an exchange of knowledge between the school, students and their families as emphasized by the BNCC.
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Conhecimento Tradicional
Plantas Medicinais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: LEITE, Márcio Feres. Estudo etnobotânico na educação básica: tradição e saber popular no processo de ensino - aprendizagem. 2022. 154 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/413
Data de defesa: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo7,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf562,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.