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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos didáticos sobre insetos transmissores de doenças no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio
Autor: Silva, Daniel de Sousa e
Primeiro orientador: Lima, Lucas Ramos Costa
Primeiro membro da banca: Lima, Lucas Ramos Costa
Segundo membro da banca: Faria, Ana Paula Justino de
Terceiro membro da banca: Pinheiro, Tatiana Gimenez
Resumo: O ensino de insetos tem sido trabalhado nas escolas de ensino médio com ênfase principalmente em aspectos morfológicos, sendo muitas vezes deixado de lado a sua importância social, econômica e ambiental. Com uma biodiversidade gigantesca, esses animais proporcionam benefícios e malefícios para o ser humano. Este estudo voltou-se especialmente aos insetos transmissores de doenças como Dengue, Doença de Chagas, Calazar (Leishmaniose) e COVID-19, em uma análise hipotética que foi desconstruída pelos alunos e professor em rede básica de ensino. Através da utilização de modelos didáticos buscou-se criar meios para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, objetivando a alfabetização científica e o desenvolvimento da capacidade argumentativa do discente. O ensino por investigação foi levado em consideração para construção e utilização dos objetos modelados, que ocorreu em duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Caxias-MA. Foram propostas atividades com problemas norteadores envolvendo insetos vetores de doenças. Após a realização da atividade os alunos avaliaram as metodologias utilizadas através de questionário com questões qualiquantitativa. Verificou-se que as metodologias com uso de modelos didáticos associadas a estratégia de ensino investigativo contribuíram de forma significativa para a melhora do aprendizado dos discentes. Proporcionaram aumento de motivação, participação, interação e uma maior assimilação do tema trabalhado. Foi possível concluir que embora a utilização da modelagem proporcione benefícios diversos no ensino aprendizagem, ela deve, se possível, complementar-se com outros recursos didáticos como forma de englobar toda diversidade de alunado em sala de aula. A necessidade de uma formação mais crítica dos professores e menos atrelada ao ensino tradicional nas universidades pode contribuir para que o ensino do tema insetos, associados a modelos didáticos com uso investigativo, não seja considerado tão raros, conforme mencionados pelos estudantes.
Abstract: The teaching of insects has been worked on in high schools with emphasis mainly on morphological aspects, being often left out of the social, economic and environmental importance that they can cause. With gigantic biodiversity, these animals provide benefits and harm to humans. This study focused especially on insects that transmit diseases such as Dengue, Chagas Disease, Kala-azar and COVID-19, in a hypothetical analysis that was deconstructed by the students and the teacher. Through the use of didactic models, it was sought to create means to improve the teaching and learning process, aiming at scientific literacy and the development of the student's argumentative capacity. Teaching by investigation was taken into account for the construction and use of the modeled objects, which took place in two classes of the 2nd year of high school at a school located in the city of Caxias-MA. Activities with guiding problems involving disease vectors were proposed. After carrying out the activity, the students evaluated the methodologies used through a questionnaire with quali-quantitative questions. It was found that the methodologies with the use of didactic models associated with investigative teaching strategies contributed significantly to the improvement of students' learning. In addition, they provided an increase in motivation, participation, interaction and greater assimilation of the topic worked on. It was possible to conclude that although the use of modeling provides several benefits in teaching and learning, it should, if possible, be complemented with other didactic resources as a way of encompassing all the diversity of students in the classroom. The need for a more critical training of teachers and less tied to traditional teaching in universities is another factor that can contribute to the fact that the teaching of insects associated with didactic models with investigative use is not considered so rare, as mentioned by students.
Palavras-chave: Insetos Vetores
Recursos Didáticos
Alfabetização Científica
Ensino Investigativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SILVA, Daniel de Sousa e. Modelos didáticos sobre insetos transmissores de doenças no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio. 2022. 129 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/416
Data de defesa: 18-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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