Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lennon Marques dos-
dc.contributor.advisor1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-01T18:23:51Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationSantos, Lennon Marques dos. O jogo da metaficção de Um crime delicado: a prosa experimental de Sérgio Sant’Anna e uma narrativa produtora de simulacros. 2023. 108 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina, 2023 .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/440-
dc.description.resumoEm Um crime delicado (1997) de Sérgio Sant’Anna, o narrador Antônio Martins é um crítico de teatro que se dispõe escrever uma autobiografia, contando seu envolvimento com uma moça manca e misteriosa, Inês. A narrativa se desenvolve à medida em que o protagonista rememora os acontecimentos que culminam num “(hipotético) crime” cometido por ele e que por fim o levam à absolvição pela justiça “por insuficiência de provas”. Enquanto narra, Martins reflete o tempo todo sobre o processo narrativo e a construção do romance. Assim, por vias de narrativas em espiral descendente, estabelece-se um jogo metaficcional que produz simulacros acerca da história narrada. As questões levantadas sobre a obra nortearam responder: como se constitui a metaficção e seus simulacros nessa narrativa; como a obra se situa e reverbera tendências do contexto literário da contemporaneidade pós-modernista; como a desconstrução do romance e o conceito de obra aberta se realizam no texto; dentre outras indagações. O objetivo geral deste trabalho se propôs, a partir do romance e pela prosa experimental de Sant’Anna (1997), analisar a narrativa metaficcional, sua produção de simulacros e como esses elementos ressoam as tendências da literatura pós-modernista ou contemporânea. Esta pesquisa se justifica pelo interesse de investigação científica em entender o fenômeno metaficcional como projeto estético do pós-modernismo. Trata-se de um estudo sob o método hipotéticodedutivo, com abordagem qualitativa de uma pesquisa bibliográfica de caráter explicativo, cuja matéria se dividiu em quatro partes. Na primeira, delinearam-se as considerações iniciais, a apresentação da problemática discutida, bem como uma breve exposição sobre o escritor e sua obra. Na segunda, foram debatidos os pontos que situam esse romance na perspectiva pósmodernista, com base nas contribuições de Schøllhammer (2009), Perrone-Moisés (1998; 2016), Jameson (1991; 1997), Hutcheon (1984; 1991), Barthes (2004; 2006), entre outros. Na terceira parte, discutiu-se sobre os elementos da criação ficcional, com aportes de Bernardo (2010), Eco (1991), Bakhtin (1997; 2002), Baudrillard (1991), dentre outros teóricos, a fim de investigar as instâncias da prosa de Sant’Anna (1997) e sua narrativa metaficcional. Na quarta parte, foi analisado o jogo da metaficção como produtor de simulacros no romance, bem como as camadas e peças que envolvem a sua narrativa, dialogando com Hutcheon (1984; 1991), Baudrillard (1991), Gass (2000), Pereira (2010) e outros, os quais viabilizam o estudo sobre os aspectos da literatura contemporânea e seus efeitos. Portanto, concluiu-se que, por vias de uma linguagem metaficcional, a qual encontra no pós-modernismo um terreno fértil para transgredir as noções clássicas da literatura, Sant’Anna (1997) aponta em sua prosa tendências marcantes da literatura contemporânea brasileira. Assim, o autor cria um jogo com seu leitor e uma realidade simulacral. O romance se desenvolve por várias peças que, ao movê-las, expõem diversas camadas de ficções, estas se multiplicam em outras narrativas que, por sua vez, desdobram-se em outras histórias e a literatura se volta para si.por
dc.description.abstractIn the book Um Crime Delicado (1997) by Sérgio Sant’Anna, the narrator Antônio Martins is a theater critic who sets out to write an autobiography, recounting his involvement with a crippled and mysterious girl, Inês. The narrative develops as the protagonist recalls the events that culminate in a “hypothetical crime” committed by him and that ultimately lead to his acquittal from justice “due to insufficient evidence”. As the story goes, Martins constantly reflects on the narrative process and the construction of the novel. Thus, the narratives in a downward spiral in the book, establishes a metafictional game that produces simulacra about the narrated story. The studies about the book guided the following questions: how metafiction and its simulacra are constituted in this narrative, how the book is situated and points out trends in the literary context of postmodernist contemporaneity, how the deconstruction of the novel and the concept of open work take place in the text, among other inquiries. This work’s general objective, based on the novel and the experimental prose by Sant’Anna (1997), is to present an analysis of the metafictional narrative and its simulacra and the nuances that point to trends in contemporary literature produced in Brazil. This research justifies itself by the need for scientific investigation to understand how literature reverberates life and human activity under its many perspectives, actions and problems. This is a research under a hypothetical-deductive method, a qualitative approach of an explanatory bibliographic disposition, whose material divides into four parts. The first one outlines the initial considerations, the presentation of the discussed problem, as well as a brief exposition about the author and his book. The second, debates the points that place this novel in the postmodernist perspective, based on the theoretical contributions of Schøllhammer (2009), Perrone-Moisés (1998; 2016), Jameson (1991; 1997), Hutcheon (1984; 1991), Barthes (2004; 2006) etc. The third part discusses the elements of fictional creation, with contributions from Bernardo (2010), Eco (1991), Bakhtin (1997; 2002), Baudrillard (1991), among others, in order to investigate the instances of Sant'Anna's prose (1997) and its metafictional narrative. The fourth part analises the game of metafiction as a producer of simulacra in the novel, as well as the layers and pieces that involve its narrative, dialoguing with Hutcheon (1984; 1991), Baudrillard (1991), Gass (2000), Pereira (2010) and others, which enable the study of aspects of contemporary literature and its effects. In general terms, we conclude that the metafictional language finds in postmodernism a fertile ground to transgress the classic notions of literature. Sant’Anna (1997) points out in his prose the main trends of contemporary Brazilian literature. Through metafiction, the author creates a game with his reader and a simulacrum reality. The novel develops through several pieces that, when moved, expose different layers of narratives, which multiply in other narratives, unfold in another novel and literature turns to itself.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-01T18:23:51Z No. of bitstreams: 2 Lennon Marques dos Santos.jpeg: 173385 bytes, checksum: 2ce88dc2bb63e26493b07e924ecf0392 (MD5) LENNON MARQUES DOS SANTOS.pdf: 1484458 bytes, checksum: 3eb71aebf070f4b537010289262fc683 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-01T18:23:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lennon Marques dos Santos.jpeg: 173385 bytes, checksum: 2ce88dc2bb63e26493b07e924ecf0392 (MD5) LENNON MARQUES DOS SANTOS.pdf: 1484458 bytes, checksum: 3eb71aebf070f4b537010289262fc683 (MD5) Previous issue date: 2023-03-30eng
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://sistemas2.uespi.br/retrieve/2142/Termo%20de%20Publica%c3%a7%c3%a3o.jpeg.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Brasileira Contemporâneapor
dc.subjectMetaficçãopor
dc.subjectSimulacropor
dc.subjectPós-modernismopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO jogo da metaficção de Um crime delicado: a prosa experimental de Sérgio Sant’Anna e uma narrativa produtora de simulacrospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto Completo1,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.