Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Maria Rosa de Alencar-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-04T19:06:41Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationMota, Maria Rosa de Alencar. A escrita de alunos do 6° ano do ensino fundamental: um estudo dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtração. 2020. 173 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/468-
dc.description.resumoA produção de erros ortográficos dos alunos do Ensino Fundamental tem sido foco de estudo de inúmeras e significativas pesquisas que são norteadas a partir de diferentes motivações. A realização desse trabalho será embasada nessas pesquisas que servirão de norte para que se faça uma categorização desses erros, tomando os processos fonológicos de acréscimo e de subtração, como principal objeto de estudo. Esse trabalho justifica-se pelo alto índice de ocorrência de erros ortográficos identificados nas produções escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral analisar erros ortográficos como reflexos de processos fonológicos recorrentes na escrita desses alunos, verificando a sua motivação. Para empreender essa pesquisa, definimos alguns objetivos específicos, dentre os quais: i) listar os erros ortográficos na produção escrita dos alunos; ii) proceder um estudo sobre a realização de erros ortográficos e sua motivação fonológica; iii) destacar os processos fonológicos mais recorrentes tomando como base a Teoria da Fonologia Natural. A pesquisa foi realizada com a produção escrita de 10 alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, na cidade de Barra do Corda – MA. Nesse sentido, ao admitimos a interferência dos processos fonológicos na aquisição da escrita, pensamos que para aprender a escrever é preciso reconhecer a relação oralidadeescrita, compreendendo, assim, que o aprendizado de língua materna é um processo natural e reflexivo. Os dados foram coletados entre os meses de Maio a Dezembro do ano de 2019, quando foram realizadas atividades para a coleta do corpus, constituído da amostra de produções escritas espontâneas dos alunos, textos imagéticos para a construção de textos verbais e textos ditados. Estudos sobre os erros ortográficos produzidos por alunos nos levam a duas possibilidades: os erros relacionados ao sistema ortográfico e os erros relacionados à fonologia e aos processos fonológicos. É nessa segunda linha de estudo que essa pesquisa foi proposta. O trabalho, quanto aos objetivos, classifica-se como exploratório e descritivo. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que segundo Marconi (2002) é toda bibliografia pública do tema estudado, cujo propósito é auxiliar o pesquisador na realização das análises. Com relação aos procedimentos, configura-se como pesquisa de campo, pois as informações serão coletadas em sala de aula, apoiando-se na técnica de coleta de dados via atividades de produção escrita espontânea, com textos imagéticos, a partir do gênero relato de memórias. Por fim, para a consecução desta pesquisa apoiamo-nos em Cagliari (2009), Marcuschi (2010), Faraco (2003), Othero (2005), Miranda e Mazetnauer (2010), Morais (2002), dentre outros.por
dc.description.abstractThe production of spelling errors by elementary school students has been the focus of numerous and significant studies that are guided by different motivations. The realization of this work will be based on these researches that will serve as a guide for the categorization of these errors, taking the phonological processes of addition and subtraction, as the main object of study. This work is justified by the high rate of occurrence of spelling errors identified in the written productions of students in the 6th year of elementary school, with the general objective of analyzing spelling errors as reflections of recurrent phonological processes in the writing of these students, verifying their motivation. To undertake this research, we have defined some specific objectives, among which: i) list the spelling errors in the students' written production; ii) carry out a study on the realization of spelling errors and their phonological motivation; iii) highlight the most recurrent phonological processes based on the Theory of Natural Phonology. The research was carried out with the written production of 10 students from a class of 6th grade of Elementary School in a public school in the city of Barra do Corda - MA. In this sense, when we admit the interference of phonological processes in the acquisition of writing, we think that in order to learn to write it is necessary to recognize the oral-written relationship, thus understanding that the learning of the mother tongue is a natural and reflective process. Data were collected between the months of May to December of the year 2019, when activities were carried out to collect the corpus, consisting of the sample of spontaneous written productions of students, imagery texts for the construction of verbal texts and dictated texts. Studies on spelling errors produced by students lead us to two possibilities: errors related to the orthographic system and errors related to phonology and phonological processes. It is in this second line of study that this research was proposed. The work, in terms of objectives, is classified as exploratory and descriptive. To this end, a bibliographic research, of a qualitative nature, will be carried out, which according to Marconi (2002) is all public bibliography of the studied topic, whose purpose is to assist the researcher in carrying out the analyzes. Regarding the procedures, it is configured as field research, as the information will be collected in the classroom, based on the technique of data collection via spontaneous written production activities, with imagery texts, based on the genre of memories. . Finally, in order to carry out this research, we rely on Cagliari (2009), Marcuschi (2010), Faraco (2003), Othero (2005), Miranda and Mazetnauer (2010), Morais (2002), among others.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-04T19:06:41Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1563996 bytes, checksum: 75cd4c173651b38e9c9a88f6fb9f70ef (MD5) Termo de Publicação.pdf: 427825 bytes, checksum: f4345d0c1b00b5e7d827d5f48e1db4b4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-04T19:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1563996 bytes, checksum: 75cd4c173651b38e9c9a88f6fb9f70ef (MD5) Termo de Publicação.pdf: 427825 bytes, checksum: f4345d0c1b00b5e7d827d5f48e1db4b4 (MD5) Previous issue date: 2020-10-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Língua Maternapor
dc.subjectProcessos Fonológicospor
dc.subjectErros Ortográficospor
dc.subjectProdução de Textospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA escrita de alunos do 6° ano do ensino fundamental: um estudo dos erros ortográficos à luz da Teoria da Fonologia Natural com ênfase nos processos de acréscimo e subtraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfDissertação Completa1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf417,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.