Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Marton Gomes Lima-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Lucirene da Silva-
dc.date.accessioned2024-07-04T20:38:12Z-
dc.date.issued2020-05-20-
dc.identifier.citationAMORIM, Marton Gomes Lima. Os processos referenciais na (re)escrita de textos de alunos do 9º ano: um destaque para a anáfora. 2020. 167 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/474-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as ocorrências e as contribuições das anáforas e de suas funções na construção de significado e ressignificação, na (re)escrita de textos do gênero conto, produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, situada no município de Caxias – MA. O corpus é constituído por amostras de textos escritos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, denominados, aqui, de participantes. A pesquisa contribui para reflexões importantes sobre questões como: a) as anáforas e as suas funções ajudam o construto dos alunos a evoluir, quando é observado o processo de (re)escrita? b) na produção escrita do gênero conto, que estratégias de progressão referencial, entre os alunos pesquisados, são recorrentes nas cadeias referenciais anafóricas? c) a partir da produção escrita do gênero conto e da sua refacção, os alunos desenvolvem competências linguísticas para aquilo que a sociedade exige? Buscou-se na Linguística Textual e nos estudos sobre referenciação sustentação para esta pesquisa. Para isso, apoiou-se em autores como Mondada e Dubois (2003), Koch (2004), Bakhtin (2011), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2012), Silva (2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Bezerra, B. G. (2017), dentre outros. A metodologia adotada foi de cunho bibliográfico, de campo, exploratória, com características etnográficas, de base qualiquantitativa. A análise dos resultados revelou a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica que considerasse o papel das anáforas na construção da cadeia referencial e dos elementos de progressão referencial empregados nas retomadas como processos que contribuem para a coesão e a coerência na (re)escrita, tomando o gênero conto como objeto.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the occurrences and contributions of their functions in the construction of meaning and reframing in the (re) writing of gender texts, produced out by students of the 9th grade of elementary school, from a state public school, located in the city of Caxias - MA. The corpus consists of written text papers affected by the research subjects, called participants here. The research contributes to important reflections on questions such as: a) when the (re) writing process is observed, do anaphors and their functions help students' construct to evolve? b) in the written production of the genre called tale, which referential progression strategies, among the students surveyed, are recurrent in anaphoric referential chains? c) from the written production of the genre called tale and its refraction, do students develop language skills for what society requires? We sought in Textual Linguistics and in studies on referencing support for this research. For that, it relied on authors such as Mondada e Dubois (2003), Koch (2004), Bakhtin (2011), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2012), Silva (2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Bezerra, B. G. (2017), among others. The methodology adopted was bibliographic, field, exploratory, with ethnographic characteristics and a qualitative and quantitative basis. The analysis of the results revealed the need for a pedagogical intervention proposal that considered the role of anaphors in the construction of the referential chain and the elements of referential progression used in the resumes as processes that contribute to cohesion and coherence in (re) writing, taking the genre tale as an object.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-07-04T20:38:12Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2204526 bytes, checksum: dcc7e75fa89ba07946a2344b0e06f940 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 337505 bytes, checksum: 339bf17f1382807d8caf7d97defffd39 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-04T20:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2204526 bytes, checksum: dcc7e75fa89ba07946a2344b0e06f940 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 337505 bytes, checksum: 339bf17f1382807d8caf7d97defffd39 (MD5) Previous issue date: 2020-05-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos Referenciaispor
dc.subjectAnáforapor
dc.subjectGênero Contopor
dc.subject(Re)escritapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleOs processos referenciais na (re)escrita de textos de alunos do 9º ano: um destaque para a anáforapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfDissertação Completa2,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.