Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/488
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os discursos sobre a mulher no livro didático de língua portuguesa do ensino médio
Autor: Ribeiro, Luiz Eduardo Lima
Primeiro orientador: Silva, Tarcilane Fernandes da
Resumo: O discurso possibilita a permanência, continuidade, deslocamento e transformação dos seres humanos e das realidades em que vivem. Isso só é possível por meio de práticas discursivas nas quais a pessoa está inserida, podendo se expressar. Nesse sentido, esta dissertação objetiva descrever, sob o viés da Análise Materialista do Discurso (AD), os discursos sobre a mulher no LDP do ensino médio. Além disso, pretendemos, ainda, analisar os discursos sobre a mulher no Livro Didático de Português a partir dos conceitos de memória discursiva, interdiscurso e FD; bem como, compreender a relação entre discurso e poder nos discursos sobre a mulher no LDP; e descrever os possíveis efeitos que os discursos sobre a mulher projetados no Livro Didático ocasionam, de modo que se entenda como estes influenciam na formação e na constituição do perfil do sujeito escolar “aluno do Ensino Médio. Para esta investigação, estabelecemos um diálogo com os autores: Pêcheux (1995), Orlandi (1987,2005), Courtine (2014), Foucault (2008) e Achard (1999). O corpus desta investigação é constituído por dois livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: Português Contemporâneo: Diálogos, reflexão e uso (2016) de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, e Interação Português (2020) de Graça Sette, Ivone Tibeiro, Márcia Travalha e Nara Bital. As análises mostraram que os discursos sobre a mulher presentes nos livros didáticos analisados são predominantemente machistas, filiando-se a formações discursivas dominantes na sociedade como a FD machista e pró-patriarcado.
Abstract: Discourse enables the permanence, continuity, displacement and transformation of human beings and the realities in which they live. This is only possible through discursive practices in which the person is inserted and can express themselves. In this sense, this dissertation aims to describe, from the perspective of Materialist Discourse Analysis (DA), the discourses about women in the Portuguese language textbook for high school. Furthermore, we also intend to analyze the discourses about women in the Portuguese Textbook based on the concepts of discursive memory, interdiscourse and discursive formation; as well as, understanding the relationship between discourse and power in discourses about women in Portuguese language textbooks; and describe the possible effects that the discourses about women projected in the Textbook cause, so that it is understood how they influence the formation and constitution of the profile of the school subject “high school student”. For this investigation, we established a dialogue with the authors: Pêcheux (1995), Orlandi (1987,2005), Courtine (2014), Foucault (2008) and Achard (1999). The corpus of this investigation is made up of two high school Portuguese language textbooks: Contemporary Portuguese: Diálogos, reflection and usage (2016) by William Cereja, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien, and Interação Português (2020) by Graça Sette, Ivone Tibeiro, Márcia Travalha and Nara Bital. The analyzes showed that the discourses about women present in the textbooks analyzed are predominantly sexist, affiliated with dominant discursive formations in society such as the sexist and pro-patriarchy discursive formation.
Palavras-chave: Discursos
Livro didático
Mulher
Ensino médio
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Ribeiro, Luiz Eduardo Lima. Os discursos sobre a mulher no livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2024. 94f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/488
Data de defesa: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo para Publicação.pdf174,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.