Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/48
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Dheiky do Rêgo Monteiro-
dc.contributor.advisor1Magalhães, Maria do Socorro Rios-
dc.date.accessioned2016-10-11T15:48:39Z-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.citationROCHA, Dheiky do Rêgo Monteiro. A fantasia e o real na literatura infantojuvenil de Assis Brasil: por uma função emancipatória. 2013. 123 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/48-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar a produção infantojuvenil do escritor piauiense Assis Brasil, representada por um corpus de seis obras, selecionadas entre as suas cinquenta e cinco publicações, para crianças e jovens. O foco da análise é a relação entre fantasia e real, buscando compreender como essa relação, presente nos elementos estruturais das narrativas, pode configurar uma experiência estética que também propicia conhecimento sobre o mundo e, consequentemente, emancipação do leitor no que tange à visão de mundo. A escolha do objeto de estudo justifica-se tendo em vista que o escritor Assis Brasil possui uma posição consolidada na literatura brasileira e infantojuvenil, com volumosa produção, circulação entre os leitores do Brasil e adoção de seus livros em escolas, mas a pesquisa acadêmica sobre a sua obra destinada aos jovens leitores apresenta-se lacunar, necessitando de investigação por parte da crítica acadêmica. Para atingir a sua pretensão, o presente trabalho estabeleceu como base teórica a obra de autores, como: Piaget, Vygotsky, Bettelheim e outros pensadores que tratam da fantasia e do desenvolvimento cognitivo da criança. Acerca das questões relacionadas à literatura infantojuvenil e à formação de leitores, fundamenta-se em estudos de Jauss, Zilberman, Cademartori e Coelho, entre outros. As informações relativas às edições e reedições da obra infantojuvenil do autor foram obtidas, tanto pela pesquisa bibliográfica como através de entrevista concedida ao pesquisador pelo próprio Assis Brasil. O resultado da análise aponta que a relação fantasia e real presente em todos os constituintes internos das narrativas consubstanciam uma função emancipatória direcionada à criança ou ao jovem, sejam estes personagens ou leitores da obra.por
dc.description.abstractEl objetivo de esta disertación es analizar la producción infantojuvenil del escritor piauiense Assis Brasil, representada por un corpus de seis obras, seleccionadas entre sus cincuenta y cinco publicaciones, para niños y jóvenes. El foco del análisis es la relación entre fantasía y lo real, buscando comprender como esa relación, presente en los elementos estructurales de las narrativas, puede configurar una experiencia estética que también genera conocimiento sobre el mundo y, consecuentemente, emancipación del lector en lo que atañe a la visión de mundo. La elección del objeto de estudio se justifica teniendo en vista que el escritor Assis Brasil posee una posición consolidada en la literatura brasileña infantojuvenil, con abultada producción, circulación entre los lectores de Brasil y adopción de sus libros en escuelas, pero la investigación académica sobre su obra destinada a los jóvenes lectores presenta lagunas, necesitando investigación por parte de la crítica académica. Para alcanzar su pretensión. El presente trabajo estableció como base teórica la obra de autores, como: Piaget, Vygotsky, Bettelheim y otros pensadores que tratan de la fantasía y del desarrollo cognoscitivo del niño. Acerca de las cuestiones relacionadas a la literatura infantojuvenil y a la formación de lectores, se fundamenta en estudios de Jauss, Zilberman, Cademartori y Coelho, entre otros. Las informaciones relativas a las ediciones y reediciones de la obra infantojuvenil del autor fueron logradas, tanto por la investigación bibliográfica como a través de entrevista concedida al investigador por el propio Assis Brasil. El resultado del análisis indica que la relación fantasía y lo real, presente en todos los constituyentes internos de la narrativa, consubstancian una función emancipadora dirigida al niño o al joven, sean estos personajes o lectores de la obra.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-11T15:48:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A FANTASIA E O REAL NA LITERATURA INFANTOJUVENIL DE ASSIS BRASIL Por uma função emancipatória - D.pdf: 3140240 bytes, checksum: b7c12d77611a0010434254be7de83153 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-11T15:48:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) A FANTASIA E O REAL NA LITERATURA INFANTOJUVENIL DE ASSIS BRASIL Por uma função emancipatória - D.pdf: 3140240 bytes, checksum: b7c12d77611a0010434254be7de83153 (MD5) Previous issue date: 2013-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpor
dc.subjectRelação Fantasia e Realpor
dc.subjectFunção Emancipatóriapor
dc.subjectAssis Brasilpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA fantasia e o real na literatura infantojuvenil de Assis Brasil: por uma função emancipatóriapor
dc.title.alternativeFantasy and reality in Children and Youth Literature Assis Brazil: by an emancipatory functioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa3,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons