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Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias e identidades das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha
Autor: Oliveira, Maria de Fátima Santos
Primeiro orientador: Lopes, Maria Suely de Oliveira
Resumo: A presente dissertação, intitulada Histórias e identidades das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha, tem como objetivo investigar como as sujeitas femininas constroem suas histórias e identidades no romance, analisando, a partir de suas vivências, a construção do cotidiano dessas mulheres. A obra de Helena Parente Cunha traz o ser feminino como uma figura fragmentada que termina por se dividir devido à opressão da sociedade patriarcal na qual estava inserida. Essa questão justifica o fato de considerarmos o romance de Helena Parente Cunha como contestatório por colocar em debate o ser feminino em uma visão contemporânea, na qual as mulheres estão bem à frente do seu tempo. As personagens perfazem por mudar suas atitudes, pensamentos e modos de serem, assim acabam construindo novas identidades. As figuras femininas são representadas através de adjetivos e de cores, que simbolizam suas personalidades dentro do romance. Com base nisso, analisamos o perfil feminino das sujeitas e suas histórias. Isto posto, esta pesquisa apresenta como delimitação do tema Histórias e identidades das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha. E como questões norteadoras, tomamos como base: i) Como os estudos de gênero e de identidade se articulam na obra As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha? ii) De que forma se dá o processo de construção das identidades das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha? iii) De que maneira os estudos feministas se articulam ao processo de formação das identidades das sujeitas femininas na obra em estudo? Diante das questões que norteiam esta pesquisa, elaboramos o seguinte objetivo geral: Investigar como as sujeitas femininas constroem suas histórias e suas identidades em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha, sob uma perspectiva dos estudos de gênero, feminismo e identidade. E como objetivos específicos: i) analisar o comportamento das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha; ii) Averiguar a oposição do comportamento das sujeitas de As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha, em relação às mulheres de sua época; iii) Constatar as diferentes identidades em construção das sujeitas, considerando o contexto contemporâneo. Como embasamento teórico deste trabalho, utilizamos os estudos de gênero, de identidade e de feminismo. Ademais, adotamos como metodologia a investigação bibliográfica e qualitativa por se tratar de uma análise de cunho literário. Para a elaboração deste trabalho, foram utilizados os estudos sobre a literatura de autoria feminina, questões de gênero, teoria feminista e identidade. Utilizamos como referencial teórico os principais trabalhos de Joan Scott (1970), Teresa de Lauretis (1994), Carla Cristina Garcia (2015), Raewyn Connell (2005- 2015-2016), Rebecca Pearce (2016), Judith Butler (2022), entre outros. Sobre as questões de representação feminina contamos com a contribuição de alguns teóricos, como Simone de Beauvoir (1980), Lúcia Castello Branco (1991), Constância Lima Duarte (2002), Lucia Osana Zolin (2003), Michele Perrot (2007), entre outras. Já sobre os conflitos envolvendo identidade utilizamos como embasamento teórico Beauvoir (1973), David Harvey (1989), Heloisa Buarque de Hollanda (1994), Tomaz Tadeu Silva (1992- 2000), Stuart Hall (2006) e Kathryn Woodward (2014).
Abstract: The present dissertation, titled Histories and identities of female subjects in As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha, has as objective to investigate how the female subjects construct their histories and identities in the novel, analyzing, from their experiences, the construction of the everyday of these women. The Helena Parente Cunha´s paper brings the female being as a fragmented figure that ends up to divide due to the oppression of the patriarchal society in which it was inserted. This question justify the fact we consider the novel of Helena Parente Cunha as a contestatory for put in debate the female being in a contemporary vision, in which women are ahead of their time. The characters makes up for change their attitude, thinking and way of being, thus they end up constructing new identities. The characters are represented through adjectives and colors symbolize which represent their personality inside the novel. Based on this, we analyzed the female profile of the subjects and their histories. So, this research presents as delimitation of the theme Histories and identities of the female subjects in As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha. And as guiding questions, we took as basis: i) How the studies of gender and identity articulate in the work As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha? ii) How is the process of construction of the identities of the subjects in the studied work As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha? iii) How the feminist studies articulate to the formation process of the identities of the female subjects in the work in study? In front of the questions that guide this research, we elaborate the following general objective: Investigate how the female subjects construct their histories and identities in As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha, under perspective of gender, feminism and identity studies. And as specific objectives: i) analyze the behavior of the female subjects in As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha; ii) find out the opposition of the behavior of the subjects of As doze cores do vermelho (2009), by Helena Parente Cunha, in relation to the women of their era; iii) ascertain the different identities in construction of the subjects, considering the contemporary context. As theoretical basis of this work, we used gender, identity and feminism studies. In addition, we adopted as methodology the bibliographic and qualitative research for it is a literary analysis. To elaborate this work it was used studies about literature by female author, issues of gender, feminist theory and identity. We used as theoretical reference the main works by Joan Scott (1970), Teresa de Lauretis (1994), Carla Cristina Garcia (2015), Raewyn Connell (2005- 2015- 2016), Rebecca Pearce (2016), Judith Butler (2022), between others. About the questions of female representation we counted with the contribution of some theoriticals, like Simone de Beauvoir (1980), Lúcia Castello Branco (1991), Constância Lima Duarte (2002), Lucia Osana Zolin (2003), Michele Perrot (2007), between others. And about the conflicts involving identity we used like theoretical basis Beauvoir (1973), David Harvey (1989), Heloisa Buarque de Hollanda (1994), Tomaz Tadeu Silva (1992- 2000), Stuart Hall (2006) and Kathryn Woodward (2014).
Palavras-chave: Gênero
Feminismo
Identidade
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Oliveira, Maria de Fátima Santos. Histórias e identidades das sujeitas femininas em As doze cores do vermelho (2009), de Helena Parente Cunha. 2024. 110f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/497
Data de defesa: 21-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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