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dc.creatorCosta, Maria do Carmo Cardoso-
dc.contributor.advisor1Santos, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.date.accessioned2024-08-13T17:19:59Z-
dc.date.issued2024-06-03-
dc.identifier.citationCosta, Maria do Carmo Cardoso. O quarto fechado, de Lya Luft: relações entre memória e espaço na tessitura narrativa. 2024. 122f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/500-
dc.description.resumoA memória se constitui como um processo interno, cuja projeção não se realiza em um vazio, uma vez que a memória precisa de espaço para ser ativada e estimulada. Sendo assim, lugares concretos, onde se realizam eventos, acontecimentos históricos ou práticas cotidianas e representações visuais, como fotografias e mapas, e não visuais, envolvendo literatura e música, podem servir como possíveis referências espaciais para a memória. Diante disso, propomos nesta pesquisa analisar a relação entre memória e espaço nas interfaces com a melancolia e morte na obra O quarto fechado (1984), de Lya Luft. Além disso, damos ênfase na vingança, com uma visão direcionada especificamente à personagem Ella. Em relação aos objetivos específicos, traçamos os seguintes: discutir sobre o processo memorialístico na narrativa a partir da relação entre os personagens; compreender o fluxo de memória e da melancolia e o modo como refletem na personagem central e nos demais personagens que habitam o espaço da narrativa; identificar a relação entre a memória e morte representada no romance; e abordar a simbologia dos espaços memorialistas e sua influência nos aspectos melancólicos das personagens. Quanto às questões que nortearam esse estudo, temos: como a protagonista é representada a partir do viés memorialístico? De que modo o fluxo da memória e a melancolia refletem na personagem central e nos demais personagens que habitam o espaço da narrativa? Qual a relação entre memória e morte levando em consideração sua representatividade no romance? De que forma a simbologia dos espaços memorialistas contribuem para o entendimento da relação memória, morte e melancolia? A narrativa concentra-se na personagem Renata que rememora acontecimentos da sua vida, fruto de um casamento desestruturado e de sua carreira de musicista decadente, porém todos os personagens se encontram interligados pelo emaranhando de conflitos por eles vivenciados. A pesquisa tem como pressupostos teóricos as visões de Joel Candau (2012), Ivan Izquierdo (2018), Maurice Halbawachs (2006), Paul Ricoeur (2007), Beatriz Sarlo (2006), que dão suporte para a compreensão do fluxo memorialístico na narrativa; no tocante aos apontamentos sobre melancolia, são relevantes os pensamentos de Sigmund Freud (2012), Walter Benjamin (2013), Marcia Tiburi (2004), Jean Starobinski (2016). Quanto às abordagens sobre a morte, apoiamonos nos pensamentos de Ariés (2000), Norbert Elias (2012) e Rodrigues (2006). No que concerne ao espaço, contamos com as contribuições de Bachelard (2008), Borges Filho (2007) e Tuan (2012). O romance em análise, embora seja uma obra ficcional, de certo modo, pode atuar sobre os leitores através de todos os ingredientes que uma grande obra de ficção verdadeira traz em seu bojo, como, por exemplo, temas de interesse humano apontados em sua complexidade: a memória, luto, melancolia e morte, todos tratados por meio da existência de situações paradoxais, evidenciadas, mas sem soluções definitivas, ampliando, assim, os horizontes dos leitorespor
dc.description.abstractMemory is constituted as an internal process whose projection does not take place in a void since memory needs space to be activated and stimulated. Therefore, concrete places of historical events, everyday actions and visual representations can serve as possible spatial references for memory, such as: photographs, maps, non-visual elements, literature and music. For that reason, we propose to analyze the relationship between memory and space in the interfaces with melancholy and death in O quarto fechado (1984) by Lya Luft. We also emphasize revenge with a vision focus on the character Ella. We also set out the following specific goals: to discuss the memorial process in the narrative based on the relationship between the characters; to understand the flow of memory, melancholy and the way they reflect on the characters in the narrative; to identify the relationship between memory and death represented in the novel; to address the symbolism of memorial spaces and their influence on the characters’ melancholic aspects. The questions that guided this study were: how is the main character represented from a memorialistic perspective? How does the flow of memory and melancholy reflect on the characters in the narrative? Taking into account its representation in the novel,What is the relationship between memory and death ? How does the symbolism of memorial spaces contribute to the understanding of the relationship between memory, death and melancholy? The narrative focuses on the character Renata who remembers the events of her life. She has a dysfunctional marriage, a declining music career, but all the characters are interconnected with conflicts they have experienced. The research has theoretical assumptions such as Joel Candau (2012), Ivan Izquierdo (2018), Maurice Halbawachs (2006), Paul Ricoeur (2007) and Beatriz Sarlo (2006). These are the support for understanding the memorialistic flow in the narrative. Regarding melancholy, the thoughts of Sigmund Freud (2012), Walter Benjamin (2013), Marcia Tiburi (2004), Jean Starobinski (2016) are relevant. On issues of death, we rely on the thoughts of Ariés (2000), Norbert Elias (2012) and Rodrigues (2006). Thinking about space, we count on the contributions of Bachelard (2008), Borges Filho (2007) and Tuan (2012). Although it is a fictional book, the novel under analysis can affect readers through all the ingredients that a great work of true fiction brings with it, for example: themes of human interest highlighted in their complexity, memory, mourning, melancholy and death. All of them are treated through the existence of paradoxical situations that are highlighted but without definitive solutions, thus broadening the readers' horizons.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-13T17:19:59Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1006914 bytes, checksum: 44cdc121e5c0da010cda00803e9f9a6c (MD5) Termo para Publicação.pdf: 195834 bytes, checksum: ecde9c0594c24ca46c0c21f4bebd17e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T17:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1006914 bytes, checksum: 44cdc121e5c0da010cda00803e9f9a6c (MD5) Termo para Publicação.pdf: 195834 bytes, checksum: ecde9c0594c24ca46c0c21f4bebd17e2 (MD5) Previous issue date: 2024-06-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectMortepor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO quarto fechado, de Lya Luft: relações entre memória e espaço na tessitura narrativapor
dc.typeDissertaçãopor
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